Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2018 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Responsabilidade Técnica - Cursos gratuitos promovidos em 2017 atraíram mais de mil profissionais


CRQ-IV
Encontros são feitos na sede do Conselho e nas cidades do interior onde a entidade mantém escritórios



Os 59 treinamentos gerais e específicos sobre Responsabilidade Técnica (RT) promovidos pelo CRQ-IV no ano passado tiveram a participação de 1.121 profissionais. Destes, 813 compareceram aos 39 cursos gerais e 308 estiveram presentes nos 20 treinamentos voltados para áreas específicas: Alimentos e Bebidas, Controle de Pragas, Cosméticos, Saneantes e Sistema Alternativo de Abastecimento de Água.

No comparativo com o ano anterior, houve uma ligeira queda no número de participantes (foram 1.321 em 2016), o que pode ser atribuído ao menor número de treinamentos realizados (ocorreram 68 no ano passado, sendo 59 gerais e nove específicos).

Uma das principais ações educativas de prevenção à ocorrência de infrações à legislação profissional mantidas pelo CRQ-IV, os cursos de Responsabilidade Técnica visam oferecer apoio na capacitação dos profissionais da área química. Desde 2012, quando foram lançados, os treinamentos já tiveram a participação de 7.698 profissionais.

Os instrutores atuam no Serviço de Fiscalização do CRQ-IV e apresentam a legislação que regula a Responsabilidade Técnica, mostrando aos participantes seus direitos, deveres e as implicações administrativas, civis e criminais a que estão sujeitos ao aceitarem assumir essa função. Também são feitos estudos de caso, o que facilita a identificação de erros e a discussão de medidas preventivas.

INSCRIÇÕES – A grade de cursos deste ano e o formulário de inscrição estão disponíveis neste link. Estão previstos treinamentos na sede do CRQ-IV em São Paulo e também nas cidades de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto e Sorocaba, onde a entidade possui escritórios regionais.

As inscrições são gratuitas, mas daqueles que se inscreverem e não comparecerem sem prévio aviso será cobrada uma taxa de R$ 100,00. As demais condições de participação são detalhadas no formulário. Em caso de dúvidas, escreva para cursos@crq4.org.br antes de preencher os dados. Não serão prestadas informações sobre o assunto por telefone ou páginas do Conselho no Facebook ou Twitter.

 

AUTONOMIA – Toda empresa química precisa ter um profissional habilitado para se responsabilizar por suas operações, o Responsável Técnico (RT), que deve ser indicado pela empresa quando esta formula seu pedido de registro no Conselho ou quando a vaga precisa ser preenchida. A aprovação do indicado é atribuição do Plenário da entidade.

Ao aceitar tornar-se um RT, o profissional deve ter plena ciência da importância do seu cargo. Seu ocupante responde não só pela qualidade e segurança de um ou mais produtos ou serviços, mas também pela correção das informações que chegam ao consumidor. A função, portanto, deve ser vista como um sinônimo de autonomia na tomada de decisões que envolvam tais aspectos. Clique aqui para obter mais detalhes sobre este assunto.

 

 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região