Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2018 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Conciliações - Renovado convênio que agiliza solução de cobranças judiciais


Fotos: CRQ-IV
Resultados são excelentes, avalia supervisor Edmilson José da Silva

O Conselho renovou o acordo de cooperação com o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) para a realização de mutirões de audiências de conciliação. Mantido desde 2012, o convênio viabiliza ao CRQ-IV a utilização das Centrais de Conciliação (CECONs) mantidas pela Justiça Federal no Estado de São Paulo. Em 2017, foram promovidos nove mutirões, nos quais houve acordo em 88% dos casos (confira mais detalhes nesta edição, na matéria sobre o balanço das atividades do último ano).

As audiências buscam oferecer condições especiais para a resolução de pendências de profissionais e empresas junto ao Conselho, como débitos relativos a anuidades e multas. Além do Departamento Jurídico, também participam funcionários da Gerência de Atendimento do CRQ-IV, que esclarecem dúvidas e auxiliam em questões administrativas.

Uma das razões que mais gera processos judiciais é quando o profissional registrado deixa de exercer atividades na área química, não solicita o cancelamento do registro e, em muitos casos, não mantinha seus dados atualizados. Essa negligência faz com que cobranças de novas anuidades continuem a ser emitidas até que a situação seja regularizada pelo interessado.

Na avaliação do advogado Edmilson José da Silva, supervisor do Departamento Jurídico do Conselho, a parceria com o TRF-3 “tem alcançado excelentes resultados, beneficiando todas as partes envolvidas”. Ele ressalta que as CECONs são ambientes informais e amigáveis, onde o CRQ-IV e o devedor têm um contato direto e pessoal, ponderando a situação particular do profissional ou da empresa que levou à inadimplência, com intermediação de um conciliador da Justiça e homologação de um juiz federal. Busca-se, salienta, uma conciliação que atenda aos interesses das partes para a solução e extinção do processo judicial. A iniciativa também é importante para diminuir a quantidade de processos em trâmite no Poder Judiciário.


Funcionários do CRQ-IV e do Judiciário em audiência de conciliação realizada na cidade de Guarulhos


Mas apesar do sucesso demonstrado pelas estatísticas, Silva salienta que muitos ainda desperdiçam a chance de resolver suas pendências, deixando de comparecer às audiências quando convocados. “Trata-se de uma oportunidade para esclarecimento de dúvidas, exposição de dificuldades e obtenção de condições especiais – como descontos e parcelamentos que atendam à realidade financeira do profissional ou da empresa - para regularizar a situação perante o Conselho”, explica.

O supervisor informa ainda que os profissionais e empresas que tenham dívidas judiciais pendentes com o Conselho podem entrar em contato pelo e-mail juridico@crq4.org.br para solicitar a inclusão dos processos nos próximos mutirões.

A programação deste ano será divulgada nos meios de comunicação do CRQ-IV após a definição de datas e locais por parte do Departamento Jurídico.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região