Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2017 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Meio Ambiente - Embrapa quer parceria para desenvolver produtos e serviços para o setor químico


Divulgação

Fungo filamentoso melhorado geneticamente para a produção de celulases e hemicelulases - um dos 34 ativos da vitrine tecnológica

A Vitrine Tecnológica da Embrapa Agroenergia pode ser uma opção para indústrias de bioenergia, química, biotecnologia e nutrição animal que desejam ampliar o portfólio de produtos baseados em matéria-prima renovável. O serviço dispõe atualmente de 34 produtos e processos em fases intermediárias de desenvolvimento e está em busca de parcerias para concluí-los.

Além de se dedicar ao desenvolvimento de matérias-primas, insumos e processos para a produção de biocombustíveis, a divisão da Embrapa responsável pela Vitrine Tecnológica também pesquisa tecnologias para transformar os resíduos das cadeias produtivas em produtos de valor de mercado. Agilizar a chegada dessas tecnologias e produtos finais ao mercado é o objetivo das parcerias pretendidas.

Os produtos e processos expostos são classificados pelo nível de maturidade tecnológica em que se encontram, numa escala de 1 a 9. Essa metodologia é semelhante à utilizada pela Agência Espacial Americana (NASA), mas adaptada à pesquisa agrícola. A atuação da Embrapa no desenvolvimento pode ir até o nível 6 ou 7, já que os últimos estágios correspondem à produção comercial, o que não faz parte da atuação do centro de pesquisa.

Os ativos disponíveis estão agrupados em quatro eixos: Biomassas para fins industriais, Biotecnologia industrial, Química de renováveis e Materiais renováveis.

No primeiro deles, estão novidades para a produção de cana-de-açúcar, microalgas e pinhão-manso. No segundo, microrganismos e enzimas para serem aplicados na desconstrução de biomassa, geração de produtos químicos, tratamento de efluentes e produção de biogás.

O eixo de Química de renováveis é basicamente composto por processos químicos ou produtos obtidos por meio de processos químicos, tendo sempre biomassa ou resíduos dela derivados como matéria-prima. São tecnologias para tratamento de biomassa, secagem de frutos e refino de óleo de macaúba, reforma de biogás, microencapsulação de betacaroteno e biopesticidas.

No eixo de Materiais renováveis são encontradas tecnologias para produção de nanofibras de celulose e obtenção de borracha natural reforçada.

Acesse www.embrapa.br/agroenergia/vitrine para obter mais informações sobre a Vitrine Tecnológica da Embrapa Agroenergia .





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região