Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2017 

 


Relação de Matérias   Próxima Matéria

Editorial - Um incentivo que pode ser determinante para a carreira


Reconhecer o esforço, o interesse e a dedicação de alguém é um dos elementos que ajudam a impulsionar a busca constante pela excelência. Na essência, são esses os propósitos do Prêmio CRQ-IV. Nesta edição, o Informativo destaca novamente o concurso, que busca reconhecer o trabalho de estudantes que, com seu esforço pessoal e apoio de seus orientadores, buscam não só ingressar na profissão com alguma vantagem em relação aos concorrentes, como também sinalizam sua disposição de construir uma carreira de sucesso. Nas páginas 8 e 9, o leitor encontrará um balanço dos números apresentados este ano por esta tradicional disputa acadêmica e a relação dos trabalhos inscritos, com seus respectivos autores e orientadores.

Uma mistura bem balanceada de cerveja, balada e ciência. Essa é a fórmula do Pint of Science, um festival internacional de divulgação científica que, neste ano, acontecerá de 15 a 17 de maio no Brasil e em outros nove países. A ideia é levar para bares, restaurantes e cafés discussões que normalmente ficam restritas às salas de aula e aos laboratórios, aproximando o Conhecimento da realidade do grande público. Veja detalhes dessa iniciativa na página 10.

A preocupação da Química com o Meio Ambiente foi o tema de dois eventos realizados na sede do Conselho, noticiados nas páginas 4 e 12. Durante o V Fórum de Recursos Hídricos, e como parte das comemorações pelos 60 anos de sua criação, o CRQ-IV lançou uma edição atualizada da Cartilha de Meio Ambiente. E ao falar na abertura de um workshop que discutiu alterações na regulamentação de transporte de produtos perigosos, o presidente da entidade, Hans Viertler, salientou a importância da atuação dos profissionais da Química nesse setor com vistas, sobretudo, a garantir a segurança dos ecossistemas.







Conselho promoveu seminário sobre mercado de repelentes


O Conselho promoveu no dia 06 de abril a segunda edição do Seminário sobre Repelentes. O evento focou nas tendências em P&D, além de aspectos mercadológicos e regulatórios.

Entre os apresentadores estava a Engenheira Química Enilce Maurano Oetterer (foto), integrante da Comissão de Cosméticos do CRQ-IV. Ela apresentou o panorama do uso de repelentes no Brasil, que é o 4º maior mercado consumidor do produto no mundo, ficando atrás somente dos EUA, do Canadá e da Argentina. De acordo com a profissional, entre os fatores que afetam o mercado global estão o crescimento da incidência de doenças transmitidas por mosquitos, Conselho promoveu seminário sobre mercado de repelentes o aumento da temperatura da Terra e as ações de marketing e posicionamento estratégico das empresas fabricantes.

Também fizeram palestras o entomologista e pesquisador João Paulo Correia Gomes, que discutiu a epidemiologia de doenças como dengue e febre amarela, e o médico Anthony Wong, chefe do Centro de Assistência Toxicológica (CEATOX) do Hospital das Clínicas de São Paulo, que apresentou aspectos clínicos no uso de repelentes e os principais tipos disponíveis no mercado.

A próxima edição do Informativo trará mais detalhes sobre esse evento, que teve perto de 80 participantes.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região