Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2016 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Cursos da Etec Irmã Agostina ganham Selo de Qualidade


Fotos: Alex Silva e CRQ-IV

Professores Jaqueline Dias, coordenadora do curso Técnico em Química (noturno); Ana Lúcia Calaça, diretora da Etec; e Álvaro Rocha, coordenador pedagógico, mostram uma das placas entregues pelo CRQ-IV para simbolizar a conquista do Selo de Qualidade

A Escola Técnica Estadual (Etec) Irmã Agostina, localizada na região de Interlagos (zona sul da Capital), teve seus dois cursos Técnico em Química (o Noturno e o Integrado ao Ensino Médio) certificados em outubro pelo programa Selo de Qualidade CRQ-IV. A entrega das placas que simbolizaram a conquista ocorreu no dia 29 de novembro, durante uma cerimônia na sede da Etec. Wagner Contrera Lopes, gerente de Fiscalização, representou o presidente do CRQ-IV, Hans Viertler. Também esteve presente a Engenheira Química Andrea Mariano, coordenadora da Comissão de Ensino Técnico, instância auditora dos cursos que pleiteiam o Selo.

Com mais essas outorgas, subiu para 15 o total de cursos certificados – mantidos por 11 escolas –, desde que o programa para cursos técnicos foi lançado, em 2007 (clique aqui para conferir a galeria no site do Conselho). A versão do programa para cursos superiores foi lançada em 2013 e a primeira certificação nesta modalidade estava em análise quando do fechamento desta edição.

A Irmã Agostina foi a segunda instituição da rede vinculada ao Centro Paula Souza (mantido pelo governo estadual) a conquistar o Selo. Em novembro de 2014, a Etec Tiquatira, também da Capital, teve o curso Técnico em Química certificado.

Responsável pelos laboratórios de Química da Irmã Agostina, o professor Klauss Engelmann teve papel de destaque nesse processo. Ele disse que a escola tomou a iniciativa de submeter os cursos técnicos à auditoria para obter a certificação há cerca de um ano. “Como inscrevi trabalhos para disputar o Prêmio CRQ-IV nos últimos anos, acessei o site do Conselho com frequência e aproveitei para me informar a respeito do Selo de Qualidade. Após conversar com alunos e professores, decidimos levar a ideia adiante”, contou Engelmann.

Os exemplos de duas instituições também da Capital que já haviam aderido ao programa serviram de inspiração para o professor: a Escola Senai Fundação Zerrenner (onde Engelmann se formou no Nível Médio, quando a instituição ainda se chamava Escola Técnica Walter Belian), que teve o curso Técnico em Análises Químicas certificado com o Selo de Qualidade em 2009; e a Etec Tiquatira que, como citado nesta reportagem, obteve a certificação para o curso Técnico em Química há dois anos. Algumas adequações foram necessárias para atender às exigências elencadas pelo Conselho. “Já tínhamos uma boa estrutura, que foi bem avaliada pelos auditores, mas tivemos que fazer ajustes, como aprimorar a documentação de projetos e processos de laboratório desenvolvidos na escola”, conforme Engelmann explica no vídeo abaixo:


Retorno – Para a diretora da Etec Irmã Agostina, Ana Lúcia Calaça, a conquista da certificação deverá gerar bons retornos tanto para a escola quanto para seus alunos. Segundo previu, a instituição poderá ter, no futuro, indicadores positivos gerados a partir da obtenção do Selo, como o aumento no número de alunos contratados por empresas da área química, o crescimento da demanda por vagas nos cursos e a ampliação da oferta de estágios. A intenção é reforçar a oferta de “cursos pautados em um ensino dinâmico, contínuo e atualizado com o mercado de trabalho, por meio do qual propiciamos uma formação de qualidade”, afirmou.

Ela disse ainda que a escola pretende fazer uma divulgação referente à conquista envolvendo plataformas de comunicação próprias e da rede do Centro Paula Souza, incluindo períodos de inscrição para processos seletivos e uma referência especial nos diplomas dos alunos que se formarem.

Selo – O programa Selo de Qualidade é uma iniciativa do Conselho para reconhecer e valorizar as escolas técnicas e superiores comprometidas com a qualidade de ensino. Ele também serve como parâmetro para orientar estudantes a optarem por cursos certificados, o que naturalmente ampliará suas chances de construir uma carreira de sucesso, bem como de indicar às empresas onde buscar os melhores estagiários e profissionais para compor seus quadros de colaboradores.

A certificação tem validade de três anos. Após esse período, a instituição precisará submeter o curso a uma nova auditoria para obter a revalidação. Clique aqui para obter mais detalhes sobre o programa.

Alunos, professores e funcionários participaram de uma cerimônia para comemorar a obtenção do Selo





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região