Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2016 

 


Matéria Anterior   Relação de Matérias

Minicursos - Promovidos mais cinco eventos em SP e Campinas


Fotos: CRQ-IV

As exigências da Anvisa na área de registro de cosméticos foram o tema do curso dado por Tamara Dimitrov

Com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, o Conselho realizou quatro minicursos entre os dias 26/08 e 16/09. O programa, que prevê a oferta de treinamentos gratuitos com um dia de duração e focando diferentes áreas da Química, teve início em 11/08, conforme noticiado na última edição do Informativo, foi encerrado em 14/10 e contabilizou 168 inscrições.

“Práticas corretas em laboratórios físico-químicos” foi o nome do minicurso promovido dia 26 de agosto, na sede do CRQ-IV. Conduzido pela Bacharel Maria de Lourdes Feitosa Di Franco, teve a presença de 29 profissionais e abordou tópicos como normas técnicas, segurança em laboratório, calibração e vidraria. A importância dos laboratórios na verificação da qualidade das matérias-primas foi destacada por Maria de Lourdes logo na abertura do minicurso: “isso tem influência direta na qualidade dos produtos. As consequências de um controle inadequado impactam de forma bastante negativa na credibilidade das empresas”, alertou.

Vinte e nove profissionais participaram do terceiro minicurso. O encontro ocorreu no dia 8 de setembro e discutiu o sistema 5S, apontado por especialistas como o passo inicial para empresas interessadas em adotar programas de qualidade total. Apresentado pelo Engenheiro Químico João Gustavo Polysello, o curso também ocorreu na sede do Conselho e explicou as bases da metodologia 5S, destacando o valor que ela agrega ao indivíduo e à empresa. A partir de exercícios práticos, orientou os passos iniciais para a sua implantação.

Carvalho é professor no Senai Fundação Zerrener

O Engenheiro Químico Leandro Félix de Carvalho é professor do curso Técnico em Análises Químicas da Escola Senai Fundação Zerrener, da Capital, onde ministra aulas sobre Ferramentas da Qualidade. Carvalho classificou o treinamento como excelente e afirmou que poderá incorporar em suas aulas principalmente a parte em que o instrutor João Polysello falou sobre auditoria: “foi muito interessante porque a auditoria é o que permite ao gestor verificar se a implantação do programa está ocorrendo da forma esperada”, avaliou.

A legislação que regula o registro de cosméticos na Agência Nacional de Vigilância Sanitária é bastante rigorosa, como também é muito grande a escassez de gente especializada em atuar nessa área. Tais fatores indicam que esse é um nicho de mercado que abre boas perspectivas de colocação para os profissionais que se interessarem em explorá-lo. A avaliação foi feita pela Engenheira Química Tamara Dimitrov, instrutora do minicurso “Habilitação em assuntos regulatórios para legalização de empresas e produtos na área de cosméticos”, promovido dia 15 daquele mês, em São Paulo. A legislação envolvida, o passo a passo para legalização da empresa, os procedimentos e fluxo dos processos para peticionamento de produtos isentos de registro foram alguns dos tópicos abordados. O minicurso também incluiu a aplicação de exercícios práticos.

Renata Cerqueira falou sobre segurança dos alimentos

Interior – A qualidade e a segurança como fatores imprescindíveis para a cadeia produtiva dos alimentos foram os conceitos discutidos no dia 16 de setembro, durante minicurso promovido em Campinas. Além de residentes naquela cidade, o evento teve a participação de profissionais de municípios como Piracicaba, Jundiaí, Mirassol, Itu e da distante Cândido Mota, localizada a cerca de 400 quilômetros. O treinamento foi conduzido por Renata Aparecida Cerqueira, especialista em Ciência e Tecnologia de Alimentos e Segurança de Alimentos. Segundo ela, as boas práticas na agropecuária, na manipulação e na fabricação são pré-requisitos para a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), que tem como escopo garantir um produto seguro a partir da redução ou eliminação de perigos físicos, biológicos e químicos. Em relação aos países desenvolvidos, o Brasil ainda está iniciando a implantação dessas ferramentas (BPFs e APPCCs). Por isso, ainda é de certa forma comum haver notícias sobre empresas cujos produtos são apreendidos em razão de terem sido encontradas “impurezas” nos alimentos que produzem, disse.

Técnica em Alimentos, Elisangela Mara da Silva Rodrigues trabalha na Vigilância de Campinas como Técnica em Vigilância em Saúde e participou pela primeira vez de um minicurso. Ela disse que se interessou pelo treinamento porque o assunto tinha relação direta com seu trabalho e porque considerou o conteúdo muito rico. “Eu também achei a instrutora muito capacitada”, salientou.

As colegas Maria Luiza Gonçalves Santos (Técnica em Agroindústria, Açúcar e Álcool e Responsável Técnica pela Lotus Com. Ind. de Produtos da Mandioca) e Francianne Nespolo (Tecnóloga em Alimentos e RT pela Gabi Alimentos, uma fabricante de farinha e farofa de mandioca) moram em Cândido Mota e viajaram mais de 400 quilômetros para participar do minicurso em Campinas. Segundo Maria Luiza, é muito difícil encontrar um curso com o mesmo conteúdo na região em que ambas moram. Para atender às exigências dos clientes, observou que a empresa sempre procura melhorar seu controle de qualidade “e como estamos em fase de implantação do sistema APPCC, compensou vir de tão longe para suprir essa necessidade”, disse. Francianne contou que decidiu participar para “agregar valor e obter informações para aperfeiçoar o trabalho”. Ela contou que a empresa onde trabalha já tem o APPCC implantado, “mas é sempre bom obter mais informações para otimizar os cuidados com os alimentos produzidos”, finalizou.

O Programa Minicursos CRQ-IV foi encerrado no dia 14 de outubro. Em São Paulo, a Tecnóloga em Cosmetologia e pós-graduada em Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Cosméticos Juliana Leite fez uma apresentação intitulada “Evolução dos Tensoativos Detergentes em Cosméticos”, que tratou do desenvolvimento de formulações que minimizam os danos à barreira cutânea, com sensorial e desempenho que atendam às necessidades e desejos do consumidor. O curso buscou quebrar paradigmas de que formulações suaves não espumam, não limpam muito bem e são difíceis de espessar. Detalhes serão publicados na próxima edição.

Também estava programada para a mesma data, em Campinas, a apresentação da Engenheira Química e PhD em Engenharia de Materiais Gisele de Araújo Rocha. Ela falaria sobre fabricação de materiais compósitos, mas o curso foi cancelado por não ter alcançado número mínimo de inscritos.

As apostilas dos minicursos estão disponíveis na seção Downloads deste site.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região