Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2016 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Inscrições para OQSP estarão abertas até o dia 21 de novembro


“Química nas Olimpíadas” é o tema da disputa, voltada para alunos do Ensino Médio

A edição 2017 da Olimpíada de Química de São Paulo (OQSP), promovida pela seção paulista da Associação Brasileira de Química (ABQ-SP), estará com inscrições abertas até o dia 21 de novembro. O CRQ-IV é um tradicional apoiador da iniciativa, que visa estimular jovens talentos e formar a delegação que irá representar o estado de São Paulo na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ).

Podem participar gratuitamente estudantes do 1º e do 2º ano do Ensino Médio (inclusive Técnico), que deverão escrever uma redação, individualmente ou em um grupo composto por até cinco alunos, com o tema “Química nas Olimpíadas”. Nutrição, suplementos, substâncias lícitas e ilícitas usadas pelos atletas e sua detecção por análises químicas; equipamentos esportivos (trajes, instrumentos etc.); e/ou estádios e instalações (pistas, quadras, piscinas etc.) são alguns temas que poderão ser explorados nos trabalhos.

As cem melhores redações (50 de cada ano do Ensino Médio) serão anunciadas no dia 31 de março de 2017 no site oficial da competição, onde estão reunidas todas as informações sobre a OQSP. Além dos 100 autores selecionados, serão convidados para a fase final treineiros em Ciências Exatas e Biológicas do vestibular de 2017 da Fuvest, que tenham obtido as melhores notas na segunda fase do exame; oito alunos de escolas paulistas melhor classificados no Torneio Virtual de Química, realizado pela Unicamp; e os quatro alunos mais bem colocados na Olimpíada Regional de Química, promovida pela USP de Ribeirão Preto.

A fase final, que consiste em uma prova de conhecimentos, será promovida no dia 10 de junho, no Instituto de Química da USP, em São Paulo. Na mesma data, serão premiados os 50 estudantes com a melhor classificação na OQSP, que receberão medalhas. Todos serão inscritos pela ABQ-SP na Olimpíada Brasileira de Química, que dá acesso às competições internacionais, as olimpíadas Ibero-Americana e Internacional de Química.

O IQ-USP irá conceder o “Prêmio Prof. Geraldo Vicentini” (R$ 1 mil) ao primeiro colocado da 1ª ou da 2ª série do Ensino Médio, enquanto a Braskem oferecerá o “Prêmio Talentos” (R$ 3 mil) ao estudante da 3ª série que obtiver o melhor desempenho na competição.

Tradicionalmente, as placas alusivas a ambos os prêmios são entregues na sede do CRQ-IV, durante a cerimônia que comemora o Dia do Profissional da Química, cuja data oficial é 18 de junho.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região