Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2016 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Administração - Augustinis renuncia e Hans Viertler assume a presidência do CRQ-IV


Fotos: CRQ-IV

No comando do Conselho desde fevereiro de 2004, Augustinis renuncia alegando problemas particulares

Em razão de precisar tratar de assuntos particulares, o que o impediria de continuar dando expediente diário na entidade, o Engenheiro Manlio de Augustinis decidiu renunciar à presidência do CRQ-IV no dia 1º de agosto. Para seu lugar foi eleito o Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas Hans Viertler. A vice-presidência passou a ser ocupada pelo também Bacharel Nelson Bonetto. Viertler ficará no comando da entidade até 31 de julho de 2017, quando terminaria o mandato de Augustinis. O presidente a ser eleito no ano que vem (em data a ser divulgada) e os que o sucederem terão direito a um mandato completo de três anos, conforme prevê o regimento interno do Conselho.

Augustinis permaneceu na presidência do CRQ-IV por 12 anos e cinco meses. Em 1994, convidado pelo então presidente Olavo de Queiroz Guimarães Filho, passou a acumular a função de Diretor Executivo com a de Conselheiro Titular. Nesse período, teve participação destacada em importantes projetos do Conselho. O gerenciamento da construção da sede da entidade - ocorrida na gestão de Guimarães Filho - foi o de maior relevância.

Sob a presidência de Augustinis foram criados programas de treinamento gratuitos e a preços subsidiados para os profissionais. Também foram estimulados convênios entre empresas e instituições de ensino para a montagem de cursos técnicos. Foi sob sua gestão que ocorreu o lançamento do programa Selo de Qualidade CRQ-IV, destinado a certificar os melhores cursos da área química. Ele também ampliou o atendimento ao público com a instalação de escritórios no interior de São Paulo, autorizou a oferta de cursos para qualificar Responsáveis Técnicos e definiu um modelo de fiscalização que privilegiou a orientação de empresas e profissionais, determinando que as punições somente fossem aplicadas depois de esgotadas as possibilidades de diálogo.

Paulistano, Manlio de Augustinis graduou-se Engenheiro Industrial - Modalidade Química em 1964 pela Universidade Mackenzie. Depois de formado, trabalhou como Engenheiro nas indústrias de cerâmica, cal e química. Entre 1981 e 1987, foi gerente industrial da Divisão Química da Vulcan Material Plástico S/A. Deixou aquela empresa para assumir a diretoria industrial da Oxypar Indústrias Químicas S/A, onde permaneceu até 1991.

Paralelamente às funções de executivo da indústria, o agora ex-presidente atuou no magistério. Entre 1996 e 1997, foi professor de Química Industrial no curso de Engenharia do Mackenzie e por outros 27 anos ministrou aulas nos cursos de Química Industrial e Engenharia da Escola Superior de Química Oswaldo Cruz. Seu currículo profissional também inclui atividades de consultor nos períodos entre 1977 e 1981 e de 1991 a 1993.

Sua primeira passagem pelo CRQ-IV se deu entre 1966 e 1969, quando figurou como representante de escola (Mackenzie). Em 1972, foi convidado para elaborar um projeto visando a modernização do setor de Fiscalização da entidade. Retornou em agosto de 1985, quando foi eleito Conselheiro para cumprir um mandato tampão de um ano. Reeleito Conselheiro Titular em 1986, manteve-se nessa posição até fevereiro de 2004, quando assumiu a presidência da entidade.

Ex-diretor do Instituto de Química da USP, Viertler dirigirá o Conselho até julho de 2017

CONSELHEIRO – Augustinis deixou a presidência, mas continuará colaborando com a entidade. Em pleito ocorrido em maio passado, foi eleito conselheiro titular para um mandato de três anos. Retomará, assim, a função que exercia antes de se tornar presidente.

Hans Viertler nasceu em Viena, Áustria, mas veio cedo para o Brasil. Graduado em Química pela Universidade de São Paulo em 1962, naquele mesmo ano cursou uma especialização em Química Tecnológica. Obteve o seu doutorado em Química Orgânica, pela USP, em 1969 e o pós-doutorado pela University of Ottawa, Canadá, em 1973.

Toda a sua carreira foi desenvolvida nas áreas de ensino e pesquisa. Como professor, atuou por cinco décadas no Instituto de Química da USP, instituição da qual foi diretor entre 2006 e 2010. Ainda na ativa, atualmente é professor colaborador-sênior do Instituto.

Sua linha de pesquisa é a eletroquímica de compostos orgânicos de enxofre funcionalizados: mecanismos de reação e aplicações sintéticas; e catálise redox em eletrossíntese orgânica. A eletroquímica, segundo destaca em sua página no Portal da USP, é um método limpo e conveniente para gerar muitos intermediários reativos através da oxidação ou redução de substâncias orgânicas. Assim, é possível desenvolver metodologias adequadas para realizar transformações químicas úteis e seletivas. A catálise redox, onde ocorre a geração e regeneração eletroquímica in situ de reagentes em quantidades não estequiométricas, mostrou ser uma forma bastante atrativa para a eletrossíntese orgânica.

O grupo liderado por Viertler investiga as reduções e oxidações eletroquímicas de compostos carbonílicos alfa, beta-insaturados alquil- e ariltio-substituídos nas ligações duplas carbono-carbono (I e II) e as reduções de alquenos e dienos ativados por grupos elétron- atraentes. Mais recentemente as reduções eletroquímicas de sais de diazônio têm sido examinadas. Nestes estudos, espera-se contribuir para o esclarecimento dos mecanismos das reações eletroquímicas e desenvolver metodologias sintéticas que permitam sintetizar moléculas-alvo de estruturas mais complexas.

Viertler também presidiu a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) no biênio 1994/1996, sendo até hoje conselheiro da entidade. Para homenageá-lo, em 2010 a SBQ criou o “Prêmio Hans Viertler para Jovens Pesquisadores”, que estimula e reconhece o trabalho de acadêmicos de até 35 anos de idade.

CONSELHO – O novo presidente está registrado no CRQ-IV desde janeiro de 1964. Passou a atuar na entidade em agosto de 1975, quando foi eleito conselheiro. Ocupou vários cargos na diretoria, tendo sido eleito e sucessivamente reeleito vice-presidente desde 2010. Alçado novamente a este cargo em 1º de agosto deste ano, assumiu de imediato a presidência em razão da renúncia de Manlio de Augustinis.

Conforme prevê o regimento interno da entidade, Viertler comandará o Conselho até 31 de julho do ano que vem. O próximo presidente da entidade, a ser eleito em janeiro próximo, terá mandato de três anos.






Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região