Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2016 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Comemoração - Dia do Profissional da Química: confira imagens da cerimônia


O CRQ-IV realizou no dia 18 de junho a tradicional cerimônia para comemorar o Dia do Profissional da Química. O evento ocorreu no auditório da sede da entidade, na Capital paulista, e reuniu 196 pessoas entre profissionais, estudantes, representantes de associações e de instituições de ensino. Contando com o patrocínio da Qualicorp Corretora de Seguros e com suporte financeiro por parte dos Conselheiros do CRQ-IV, além da parte oficial, o encontro também incluiu uma apresentação musical feita pelo grupo de humor Os Marcheiros e um coquetel de confraternização.

No discurso de abertura da cerimônia, o Engenheiro Manlio de Augustinis, então presidente do Conselho, lembrou que em 2016 também se comemora o 60º aniversário da entrada em vigor da Lei 2.800, que em 1956 criou o Conselho Federal de Química e seus regionais. Promulgada pelo então presidente Juscelino Kubitschek, a lei foi a consagração de um trabalho de convencimento político feito, sobretudo, por dirigentes do Sindicato dos Químicos do Rio de Janeiro e representou um marco decisivo para a regulamentação da profissão.

A lei atribuiu ao Sistema CFQ/CRQs o dever de legislar sobre a profissão, registrar profissionais e empresas, exercer a fiscalização e aplicar sanções administrativas aos integrantes da Classe que não observarem o Código de Ética.

Em seu pronunciamento, Augustinis também apresentou um amplo histórico sobre a trajetória da Ciência no Brasil. Lembrou que a contribuição da Química para o desenvolvimento nacional começou com a instalação, em 1532, do primeiro engenho de açúcar no litoral paulista. Citou a produção de itens mais elaborados a partir da chegada da família real, a nova era inaugurada por Francisco Matarazzo, a chegada das multinacionais e a oferta de matérias-primas proporcionada pelas refinarias de petróleo.

Apesar das crises enfrentadas, concluiu, o setor químico responde ainda por 56% do PIB industrial.

 

Convidados se concentraram no salão anexo ao auditório nos momentos que antecederam o início da cerimônia. No mesmo local foi servido um coquetel oferecido pelos profissionais que integram o corpo de conselheiros do CRQ-IV.

 

Cerimônia teve o patrocínio da Qualicorp,
que enviou a representante comercial
Michelle Manchini para prestar
informações sobre os planos de saúde
comercializados pela empresa a partir de
convênio firmado com o CRQ-IV.

 

Em seu discurso, o então
presidente Manlio de Augustinis
destacou os 60 anos de vigência da
Lei 2.800/1956 e apresentou um histórico
sobre a participação da Ciência Química
no desenvolvimento do Brasil desde a
época do Descobrimento.

 

Apresentação da banda
Os Marcheiros
. Criado em Campinas,
o grupo ganhou fama nas redes
sociais e apareceu até em
programas de TV por produzir
músicas que ironizam o cenário
político nacional.

 

Marcelo Krokoscz, diretor do
Colégio da Fundação Escola de
Comércio Álvares Penteado, da Capital Paulista,
recebeu a placa que simboliza
a conquista do Selo de Qualidade
pelo curso Técnico em Meio Ambiente.

 

Hans Viertler, então vice-presidente do Conselho, fez a entrega dos certificados que simbolizaram a conquista do Prêmio CRQ-IV nas modalidades Química de Nível Médio e Química de Nível Superior.

À esquerda, os professores Márcio Henrique Maia, José Carlos Mancilha, os estudantes Gilberto Gonçalves Júnior, Rafael dos Reis de Souza e Fernanda Cristina da Silva e Domingos Gonçalves da Costa Neto, diretor da
Escola Senai Luiz Simon, da cidade de Jacareí.

À direita, a professora Ana Maria Pires e os estudantes Alessandra Mara Mutti e João Antonio Oliveira Santos, da Unesp de Presidente Prudente.

 

Carlos Eduardo Fernandes Netto, diretor da Fatec de Jaboticabal, ao lado do professor Marcelo Armoa e do estudante Marcelo Nascimento, vencedores na modalidade Química de Nível Superior com Tecnologia.

À direita, os ganhadores na modalidade Engenharia da Área da Química: Marcello Nitz da Costa, pró-reitor do Instituto Mauá de Tecnologia, o professor Luiz Alberto Jermolovicius e as estudantes Bárbara Bertin Mente,
Suzana Mayumi Yamaguchi e Mônica Caroline Martins.

 

Também foram premiados os estudantes Lucas Prado Vilanova e Matheus Takayasu, vencedores da Olimpíada de Química deste ano. Os prêmios foram entregues pelos professores Ivano Gutz e Luiz Catalani, da USP.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região