Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2016 

 


Relação de Matérias   Próxima Matéria

Editorial - O câncer e a polêmica


A ciência brasileira nunca esteve tanto no cotidiano das pessoas comuns desde que começaram a ganhar protagonismo as discussões em torno da fosfoetanolamina, o composto desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Química da USP de São Carlos e que vem sendo apontado, principalmente por pacientes, como uma revolução no tratamento do câncer.

O assunto, abordado na edição de dezembro deste Informativo, volta a ser destacado neste número em ampla reportagem a respeito dos acalorados debates ocorridos durante a audiência pública promovida no dia 5 deste mês, em que foram questionados os primeiros testes patrocinados pelo governo e que não encontraram evidências dos benefícios que a droga poderia proporcionar aos doentes.

A edição também destaca o Prêmio CRQ-IV, que registrou a inscrição de 50 trabalhos.


Leitores

Digital 1 - Foi com perplexidade que li na edição nº 137 sobre o fim da versão impressa do Informativo CRQ-IV. Faz mais de 30 anos que pago a anuidade do Conselho e esse era um retorno que valia a pena (leio todos os números do início ao final). Sugiro que façam uma pesquisa com os inscritos no Conselho e deixem de enviar o Informativo aos que dispensarem: seria uma forma democrática de atender a todos. Do modo como está determinado para futuras edições, não as verei mais. Agradeço a atenção e aguardo retorno.

Maria Célia Goulart
Capital

Digital 2 – Lamentável a decisão de não haver mais edições impressas do Informativo, que era a única forma de mantermos algum contato com o Conselho fora da época em que nos é enviado o boleto para pagamento da anuidade.

Márcia Fonseca Rodrigues
Bragança Paulista

Digital 3 – Perfeita a decisão do CRQ-IV de acabar com a versão impressa do Informativo: diminui custos e preserva o meio ambiente.

Alexandre Raso Navikas
Capital

Digital 4 – Que ótimo! (sobre o término do Informativo impresso)

Maelson Vicente Tavares
Guaíra

O fim da edição impressa do Informativo CRQ-IV, conforme noticiado na última edição, foi motivado principalmente pela necessidade de o Conselho reduzir custos operacionais. Mas ela também segue uma tendência do mercado editorial de produzir apenas publicações digitais tendo em vista os elevados gastos com impressão e distribuição.

O Conselho informa que, desde o dia 10 de março, disponibilizou em seu site um link para que os interessados em receber avisos sobre as próximas edições do periódico possam se cadastrar. Clique aqui para acessar o formulário.


Notas


Anuidade: aguarde o reenvio do boleto

Profissionais e empresas que não quitaram a anuidade deste ano, cujo vencimento ocorreu em 31 de março, devem aguardar a remessa de um novo boleto. A previsão é de que o documento seja remetido até o dia 25 de abril, com vencimento para a primeira semana de maio.

Sobre os valores originais será aplicada multa de 20% em razão do atraso. O pagamento deverá ser feito em parcela única.

Empresas que estiverem em débito não poderão solicitar a emissão de certidões e de outros documentos necessários, por exemplo, para participação em licitações promovidas por órgãos públicos. No caso dos profissionais, o não pagamento da anuidade os inabilita ao exercício da profissão, sujeitando-os, inclusive, a processos éticos.

Morre o professor Douglas Franco

“A minha cachaça não tem química, é natural!”. Vai longe à época em que esta afirmação era pronunciada por produtores de aguardente. Hoje em dia eles entendem claramente que a produção de aguardente envolve uma série de processos químicos, físico-químicos e bioquímicos bastante complexos e que alguns destes ainda não se encontram muito bem esclarecidos”.

O trecho acima foi extraído de um artigo que o professor Douglas Wagner Franco, do IQ-USP de São Carlos, escreveu junto com seus alunos de doutorado e publicado neste Informativo em abril de 2011. Especialista no assunto, respondeu pelo Concurso da Cachaça, que analisava e premiava as melhores bebidas produzidas no País.

Franco faleceu no dia 7 de abril, sendo sepultado no dia seguinte em Itápolis, sua cidade natal.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região