Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2016 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

RT - Cresce o número de participantes em cursos


Os cursos gerais e específicos de Responsabilidade Técnica do Conselho tiveram, pelo terceiro ano consecutivo, um aumento no número de participantes. Em 2015, 1.621 profissionais participaram dos 72 treinamentos realizados, dos quais 59 trataram da importância geral da função e 13 foram voltados para áreas específicas, como alimentos e bebidas, controle de pragas, cosméticos, saneantes e tratamento de água. Em 2014, o total de participantes foi de 1.379 nos 52 cursos realizados.

Os cursos foram promovidos na Capital, na sede do CRQ-IV, e nas cidades de Araraquara, Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba, onde a entidade mantém escritórios regionais.

Lançados em 2012, quando tiveram a participação de 980 profissionais, os treinamentos integram a estratégia do CRQ-IV de priorizar ações educativas de prevenção à ocorrência de infrações à legislação profissional, o que acaba por favorecer o aperfeiçoamento técnico e a capacitação de quem exerce essa importante função.

Os cursos apresentam a legislação que regula a Responsabilidade Técnica, mostrando os direitos, deveres e as implicações administrativas, civis e criminais a que estão sujeitos os ocupantes dessa posição, que é obrigatória em toda empresa com atividade na área química. Também são feitos estudos de casos, o que facilita a identificação de erros e a discussão de medidas preventivas. Vale lembrar que a Responsabilidade Técnica vige 24 horas por dia. Assim, desde a presença de leigos em funções privativas de Profissional da Química até a ocorrência de acidentes causados por falhas na condução do processo produtivo, quem primeiro será chamado pelas autoridades públicas para prestar esclarecimentos será o Responsável Técnico.

As inscrições para os cursos deste ano já estão abertas e devem ser feitas na página www.crq4.org.br/cursos_rt. Os treinamentos são gratuitos, mas daqueles que se inscreverem e não comparecem sem prévio aviso será cobrada uma taxa de R$ 100,00, destinada a cobrir as despesas com apostila e coffee break.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região