Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2008 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Realizado último módulo do curso sobre Quimiometria


Foi encerrado dia 12 de junho o último módulo do curso “Análise Estatística Multivariada: aplicações em Controle de Qualidade, Processos Industriais e Pesquisa & Desenvolvimento”. Iniciativa da Comissão Técnica de Química Farmacêutica do CRQ-IV em conjunto com o Instituto Internacional de Pesquisas Farmacêuticas (IIPF), o evento foi focado na utilização industrial da Quimiometria, uma técnica que se utiliza de ferramentas estatísticas matemáticas para o planejamento e otimização das condições experimentais e para extração de informação relevante de dados químicos multivariados. Embora tenha sido preparado por profissionais da química ligados à área farmacêutica, o curso não se concentrou apenas nesse segmento, apresentando aplicações práticas da técnica em áreas como as de alimentos, bebidas e petróleo.

O curso constituiu-se de quatro módulos independentes , sendo que cada um teve entre 11 e 20 participantes. Um deles foi o Bacharel Guilherme Augustus de Oliveira. Há 15 anos atuando na área química, atualmente ele coordena o controle de qualidade da Libbs Farmoquímica e se inscreveu no curso buscando entender melhor a técnica e como utilizá-la em seu trabalho. “É um assunto muito comentado, mas pouca gente sabe realmente o que é”, observou. Ressaltando principalmente a redução de custos e do tempo gasto nas análises como vantagens, ele disse que planeja propor à sua empresa a implantação dessa tecnologia.

Como uma das entidades envolvidas na realização do curso, o CRQ-IV sorteou oito bolsas de 50% entre os profissionais que manifestaram interesse: quatro para o primeiro módulo e quatro para o treinamento completo. Um dos contemplados com essas últimas foi o Bacharel Wellington Florencio de Abreu. Ele disse que, em seu trabalho como analista de laboratório, lhe preocupam os custos e a grande quantidade de resíduos gerados. Com o uso das técnicas quimiométricas, encontrou um modo de equacionar as duas questões, pois passou a obter resultados mais precisos com um número menor de análises. “Reduzir resíduos, em química, é muito importante”, afirmou.

Apesar de já utilizar softwares quimiométricos no laboratório de desenvolvimento da Clariant, o Bacharel em Química Tecnológica Raphael Alcântara da Costa disse que decidiu fazer o curso para aprofundar seus conhecimentos. “Uma coisa é mexer no software e colocá-lo para funcionar; outra é entender o que você está fazendo e poder melhorar o processo”, comparou o profissional. Costa foi contemplado com bolsa de 50% para o Módulo I.

Com exceção do módulo introdutório, nos demais foram utilizados computadores para que os alunos pudessem aprender na prática. Eles estudaram utilizando os softwares Pirouette 4.0 e Design Expert 6.0, a partir dos quais fizeram análises de dados obtidos por meio de diversas técnicas analíticas baseadas em estudos de casos de vários segmentos industriais.

O curso foi coordenado pela Bacharel em Química Tecnológica e doutora em físico-química Fabiana Alves de Lima Ribeiro, que integra a Comissão Técnica de Química Farmacêutica do CRQ-IV. Além dela, também ministraram aulas os seguintes profissionais: Bacharel José Antônio Martins, pós-doutor em quimiometria; Bacharel Márcia Cristina Breitkreitz, mestre em química analítica; Químico Industrial Marcos Viero Guterres, doutor em físico-química. O Bacharel Fernando Dias Barboza, mestre em química analítica, atuou como monitor nos módulos II e IV.

 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região