Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2015 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Minicursos - Programa recebeu 210 inscrições


Fotos: CRQ-IV
Em Santos, Ferreira discutiu com os profissionais as recentes mudanças na NR 20

Foi concluída no dia 13 de novembro, em Campinas, a edição 2015 dos Minicursos CRQ-IV. Novamente com o patrocínio da Caixa Econômica Federal (CEF), o programa começou em setembro e previa a realização de dez treinamentos, dos quais sete ocorreram. Apesar dos três cancelamentos, a iniciativa conseguiu beneficiar mais de 200 profissionais. Além do treinamento, o programa ofereceu gratuitamente material didático e refeições aos participantes.

Depois de ter ficado suspenso no ano passado, os minicursos foram retomados em setembro com dois treinamentos na sede do CRQ-IV. “Orientações básicas para validação de metodologias analíticas” foi o tema apresentado, no dia 16, por João Cristiano Ulrich, doutor em Tecnologia Nuclear de Materiais do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN. No dia 18, foi a vez de Ricardo Rodrigues Serpa, diretor executivo da ITSEMAP do Brasil Serviços Tecnológicos, que falou sobre a importância dos programas de gerenciamento de risco para a prevenção de acidentes em instalações industriais.

Em Santos, no dia 03/10, o Engenheiro Químico Nivaldo Bernardo Ferreira, que é Especialista em Gestão Ambiental e Portuária, apresentou o minicurso “Entendendo a nova versão da NR 20 - Segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis”.

Profissionais participam de aula prática do minicurso sobre aromas e fragrâncias realizado em Campinas
Campinas – por ser a segunda maior cidade do Estado em número de profissionais da química – sediou dois treinamentos. O primeiro, no dia 22 de outubro, discutiu a legislação pertinente ao licenciamento ambiental de atividades industriais. A apresentação ficou a cargo do Engenheiro Químico e ex-diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Municipal de Meio Ambiente daquela cidade, João Henrique Castanho de Campos.

“Análise sensorial na indústria de aromas e fragrâncias”, foi o tema do segundo evento, ocorrido em 13 de novembro. Além da apresentação de conceitos teóricos, o minicurso apresentado pela Técnica em Química, Farmacêutica Bioquímica e Especialista em Cosmetologia Renata Aparecida Cerqueira incluiu aulas práticas para que os participantes pudessem conhecer e identificar as principais famílias gustativas e olfativas.

Doutor em Química Analítica e professor do Instituto de Química da USP de São Carlos, Igor Renato Olivares foi o apresentador do minicurso “Introdução à gestão de qualidade de laboratórios”, ocorrido no dia 7 de novembro, em São José do Rio Preto.

O tratamento da água usada para abastecer caldeiras e torres de resfriamento foi o assunto do minicurso realizado dia 10 de novembro, em Piracicaba. Conduzido pelo Bacharel em Química e Engenheiro Ambiental Vladimir de Sá, o treinamento abordou, entre outros pontos, os tratamentos químico e biológico, explicou suas finalidades e apresentou estudos de caso.

Os minicursos programados para São José dos Campos (Operação e controle de estações de efluentes domésticos), Araraquara (Empreendedorismo) e Araçatuba (5S - Ferramenta como base para o crescimento), todos previstos para outubro, não puderam ser realizados em razão de não terem alcançado o mínimo de 20 inscritos.

Reportagens - Clique aqui para acessar as reportagens feitas durante os treinamentos.  Elas incluem vídeos, entrevistas e os resultados das pesquisas de satisfação feitas ao final de cada evento.

O Conselho pretende dar continuidade aos minicursos em 2016. Para tanto, já iniciou tratativas com a Caixa Econômica Federal com vistas à renovação do patrocínio.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região