Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2015 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Meio Ambiente - Estado lança Protocolo Climático


Lucas Ribeiro/Secretaria do Meio Ambiente
Para Iglecias, ponto principal do protocolo é a iniciativa voluntária

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente realizou dia 21 de outubro, em sua sede, um encontro com representantes de empresas, associações e entidades empresariais paulistas para apresentação do Protocolo Climático do Estado de São Paulo. A iniciativa visa estimular empresas estabelecidas no Estado de São Paulo a adotarem medidas de mitigação e de adaptação às mudanças climáticas, incluindo iniciativas de redução das emissões de gases de efeito estufa, de aumento da eficiência hídrica e energética e de práticas de responsabilidade socioambiental, com o intuito de atender à Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC). A pré-adesão ao protocolo, que é voluntária e gratuita, já pode ser feita pelo site www.ambiente.sp.gov.br/spclima.

Nesta primeira fase, o Protocolo Climático é voltado apenas às indústrias e empresas de comércio e serviços estabelecidas na cidade de São Paulo. A ideia, contudo, é expandir a abrangência para municípios, associações e entidades de classe, entre outras instituições, disse Patrícia Iglecias, secretária estadual do Meio Ambiente.

“O ponto principal do protocolo é a iniciativa voluntária das empresas. Já passamos da fase de comando e controle, em que se forçava a adesão a uma iniciativa porque havia uma lei a ser cumprida. Agora, estamos em uma fase de construção conjunta público-privada”, disse a secretária.

A fim de apoiar a implantação do Protocolo Climático, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente assinou, no último dia 8 de outubro, um protocolo de intenções com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com o objetivo de auxiliar as empresas a identificar ou desenvolver tecnologias voltadas à mitigação e adaptação aos impactos das mudanças climáticas. O financiamento poderá ser feito por meio dos programas de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica, de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas e de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais, da Fapesp.

“O protocolo de intenções assinado com a Fapesp permitirá apoiar principalmente as pequenas e médias empresas para as quais é mais complicado implementar medidas de redução de emissões de gases de efeito estufa. As grandes empresas e setores mais estruturados já possuem iniciativas nessa área”, comparou Iglecias.

PONTUAÇÃO - O sistema projetado pelo governo passará a atribuir pontos, num total de 9, às informações prestadas pelas empresas que aderirem ao protocolo. Dados de inventários de emissão de CO2 e outros gases do efeito estufa, parâmetros comparativos entre seu desempenho e melhores práticas identificadas na literatura ou em outras referências publicamente disponíveis, metas voluntárias e medidas de adaptação climática estão entre os itens a serem avaliados.

Durante o evento, representantes da Unilever, Grupo Votorantim, Carrefour, Fundação Coge – que reúne 67 empresas privadas do setor de energia elétrica do País –, Associação Paulista de Supermercados e Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro assinaram um memorando de entendimento de pré-adesão ao Protocolo Climático.



 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região