Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2015 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Minicursos - Programa é retomado e prevê a realização de dez treinamentos


Conforme notícias veiculadas no site, Facebook e Twitter, o Programa Minicursos CRQ-IV foi retomado em setembro. Com patrocínio da Caixa Econômica Federal, até o fechamento desta edição haviam sido realizados dois treinamentos na Capital. Estão programados mais oito eventos até novembro, sendo um em Santos e os demais no interior de São Paulo. Confira a agenda.

Os cursos ocorridos em setembro (veja reportagem abaixo) versaram sobre validação de metodologias analíticas e programas de gerenciamento de risco. Já os treinamentos previstos para outubro e novembro serão focados nas áreas de meio ambiente, gestão de qualidade em laboratórios, tratamento de água e análise sensorial.

Dependendo de alguns fatores ainda em negociação, é possível que outros cursos sejam inseridos na agenda deste e do próximo ano. Por isso, se tiver interesse de participar de treinamentos de qualidade e gratuitos, visite periodicamente o site do Conselho e siga as páginas da entidade nas redes sociais.

Criado em 2006, o Programa Minicursos CRQ-IV é composto por cursos gratuitos, com cerca de 7 horas de duração, que abordam temas relacionados à química e ao desenvolvimento profissional. Podem participar profissionais em situação regular na entidade, inclusive desempregados. Em alguns casos também é permitida a participação de estudantes de cursos técnicos e superiores.



Orientações básicas para a validação de metodologias analíticas

Fotos: CRQ-IV

O evento que abriu a edição 2015 do Programa Minicursos CRQ-IV ocorreu no dia 16 de setembro e reuniu 29 profissionais. Além de destacar os conceitos e normas sobre tema, o instrutor João Cristiano Ulrich, do Ipen/USP, mostrou exemplos de planejamento e de uso de validações em laboratórios de ensaio.

Muitas empresas pedem conhecimentos em validação, tema envolve diversos assuntos, como estatística, disse a participante Bruna Correia, Bacharel em Química. Para ela, o treinamento organizado pelo Conselho forneceu uma base importante para quem pretende se aprofundar no assunto.

Para o Técnico Rodrigo Juliano Pellini a participação no minicurso ampliou as chances de encontrar uma nova oportunidade de atuar na área.

 

Pellini: minicurso aumenta chance de recolocação

 

Bruna: base para aprofundamento no assunto




Programa de gerenciamento de riscos para a prevenção de acidentes


Apresentado pelo Bacharel Ricardo Rodrigues Serpa, diretor executivo da ITSEMAP, empresa do Grupo Mapfre que atua na área de segurança industrial, o minicurso que focou a questão dos PGRs ocorreu no dia 18 de agosto, na sede do Conselho, e também reuniu 29 participantes.

Destinado a profissionais cujas atividades envolvam riscos associados ao manuseio, processamento ou transporte de produtos químicos perigosos, o curso relatou os grandes acidentes industriais, suas causas e apresentou conceitos de programas destinados a mitigar esses eventos.

"Tenho interesse em aplicar os conhecimentos no cotidiano da empresa, tornando-a mais segura na adequação dos depósitos de produtos químicos. Tendo uma base em análise de riscos, é possível  realizar treinamento de pessoal", avaliou a participante Elizabeth Fontana Cerico, Bacharel em Química e Responsável Técnica na empresa BBosch, de Jundiaí.

"Fiz o curso de Responsabilidade Técnica do Conselho em agosto deste ano e agora, com este minicurso, quero agregar mais conhecimentos em segurança, já que é algo obrigatório para quem vai trabalhar em uma indústria", comentou a Técnica em Química Damaris Santos, que busca uma oportunidade no mercado.

Elizabeth e Damaris estiveram entre os participantes

Clique aqui para ler mais notícias sobre os minicursos.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região