Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2015 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Cosméticos - Workshop debateu a RDC 48/2013


Encontro organizado pela CTCOS possibilitou o esclarecimento de dúvidas

As alterações no regulamento técnico de Boas Práticas de Fabricação para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes (HPPC), determinadas pela Resolução RDC 48, de 25/10/2013, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foram discutidas em um workshop realizado nos dias 23 e 24 de junho, na sede do Conselho. Organizado pela Comissão de Cosméticos da entidade (CTCOS), em parceria com o Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos de São Paulo (Sinquisp), o evento reuniu cerca de 80 profissionais e representantes de empresas, que tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas com os palestrantes. Este foi o segundo encontro sobre o assunto feito pelo Conselho. O primeiro ocorreu em dezembro de 2013.

Em sua palestra, o Engenheiro Químico Artur João Gradim, diretor da Avisa, empresa de serviços técnicos em vigilância sanitária, tecnologia e meio ambiente, abordou as dificuldades enfrentadas por micro e pequenas empresas do setor para conseguirem se adequar às exigências da resolução até outubro de 2016, conforme determinou a agência reguladora. Por terem um corpo técnico reduzido, que muitas vezes assume atividades administrativas diversas (aspectos regulatórios, compras, marketing etc.), algumas dessas fabricantes podem não cumprir o prazo estabelecido.

Pequenas terão dificuldades, previu Gradim

“Para empresas não devidamente estruturadas no regulamento da resolução anterior (Portaria nº 348/1997), as novas Boas Práticas de Fabricação (BPFs) com foco na gestão requerem um trabalho estrutural documentado por elemento técnico, que permita atender o exigido para esta nova RDC, além dos requisitos de validação obrigatórios”, explicou Gradim em entrevista ao Informativo. Ele esclareceu ainda que, na Portaria nº 348/97, as validações já eram requeridas, mas somente com a RDC 48 passaram a ser obrigatórias. “Já se passaram cerca de dois anos depois da publicação da RDC 48 e é possível verificar que ainda há muito por fazer no prazo restante”, afirmou.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, no Brasil, o setor faturou R$ 101,7 bilhões em 2014, um crescimento de 11% em relação ao ano anterior. Entretanto, de acordo com Gradim, das 2.540 empresas registradas na Anvisa, apenas 2,5% (61) são de grande porte e concentram 75% do faturamento. As micro e pequenas empresas ficam com os 25% restantes.

Para o engenheiro, contudo, nem sempre o bom desempenho econômico é aproveitado pelas empresas de menor porte para a realização de treinamentos e contratações visando reforçar a equipe técnica necessária ao atendimento das normas regulatórias. “Geralmente, aumentam-se as equipes de vendas e administrativas, enquanto o corpo técnico permanece o mesmo, quando não é constituído somente pelo próprio dono”, ressaltou.

Programação – O workshop foi aberto com a apresentação de Marcos Antonio Ferreira Gomes, da Coordenação de Inspeção de Insumos Farmacêuticos, Saneantes, Cosméticos e Alimentos (Coisc) da Anvisa, que falou sobre os princípios que regem a RDC 48/2013. “A regulamentação era feita pela Portaria nº 348/1997 e foi necessária uma atualização, acompanhando os avanços tecnológicos ocorridos no mercado nesse período”, explicou. Gomes relacionou os conceitos que receberam uma atenção especial na nova RDC, como as BPFs e os sistemas de Garantia da Qualidade.

O Engenheiro Químico Osmar Cunha, da Dow Water & Process Solutions, disse que os sistemas de tratamento da água utilizado pela indústria cosmética devem passar por processos de validação em termos físico-químicos e microbiológicos. Por isso, salientou, para que a água potável seja transformada em água para processos é necessária a utilização de sistemas adicionais de filtração, como os que utilizam membranas de ultrafiltração, osmose reversa e/ou resinas de troca iônica.

Especialista nas áreas de garantia e controle de qualidade, a Farmacêutica Angela Franco Mattos alertou que “pessoas são as principais fontes de contaminação por microrganismos em fábricas”. Para ela, é preciso conscientizar as equipes sobre a adoção de condutas que não prejudiquem a produção por conta desse problema.

Márcia Palomares, da Faculdade São Bernardo, fez uma análise detalhada das características de um sistema de Garantia da Qualidade, comparando o que previa a Portaria nº 348, de 1997, com a RDC 48/2013 em relação a aspectos como envase, rotulagem e formalização de procedimentos.

A metodologia analítica de produtos foi o foco da palestra da Bacharel em Química Maria Inês Harris. Informações sobre ensaios qualitativos para verificação de parâmetros como aspecto, cor e odor, e quantitativos, que atestam, entre outros, teores de ativos e conservantes, também integraram a apresentação.

A palestra de abertura do segundo dia do workshop foi ministrada por Rosana Malícia, da Vigilância Sanitária Estadual. Com o tema “Boas Práticas de Fabricação”, destacou os requisitos exigidos pelas BPF, como treinamento de pessoal, instalações adequadas, registros de procedimentos, embalagens, laboratórios de Controle de Qualidade, entre outros.

A Química Patrícia Francisco, da Davene, falou sobre autoinspeção, também conhecida como “auditoria interna”. Segundo ela, quando não conformidades são detectadas, “é necessário verificar os documentos do processo para entender se o erro é pontual ou sistêmico, o que irá definir o tipo de solução a ser aplicada”.

Documentações e registros foram temas da palestra do farmacêutico Carlos Cezar Martins, do escritório de registros Vera Rosas. Hierarquia do sistema de documentação, que inclui manuais, POPs, entre outros; registros de fórmulas-padrão de produtos e rastreabilidade estiveram entre os assuntos. Martins ressaltou que documentos impressos têm sido substituídos por versões eletrônicas: “essa mudança pode ser feita, desde que os documentos eletrônicos passem por processos de validação”, alertou.

A necessidade de validação de documentos eletrônicos, assim como de todos os sistemas informatizados adotados pela indústria, foi reafirmada por Alfonso Izarra, diretor da empresa e-Conformidade Premium (eCP). Validar os sistemas conforme preconiza a RDC 48, pontuou, é fundamental para se atingir dois importantes objetivos: garantir a qualidade dos produtos e também a segurança dos consumidores ao utilizá-los.

Avaliações – Para o Técnico em Química Marcelo Gaspar Paulino, da fabricante de cosméticos Remgold, da Capital, foi interessante saber mais sobre o que os órgãos de fiscalização exigem nas auditorias. A Farmacêutica Patrícia de Toledo, que trabalha na Visa estadual, disse ter gostado muito do evento, apesar de ter sentido falta de alguns exemplos práticos: “como nós que inspecionamos não estamos na indústria, não sabemos como os procedimentos são feitos, somente que devemos cobrá-los”, explicou.

Clique aqui para baixar os arquivos PowerPoint apresentados durante o evento.

 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região