Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 2015 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Conselho promoverá workshop em Rio Claro


Evento focará soluções para a área de combustíveis

iStockphotos

Organizado pela Comissão de Divulgação do CRQ-IV, o workshop “Química: a Ciência das Soluções - Combustíveis” está programado para o dia 14 de agosto e terá como objetivo discutir a importância da Química como ferramenta de interação essencial no desenvolvimento de todas as outras áreas da ciência e tecnologia.

Voltado para professores, estudantes, representantes de cursos, profissionais e empresas da área química, o evento tem como proposta a apresentação de palestras com representantes das áreas de Planejamento Estratégico, empresários e pesquisadores, que apresentarão o panorama atual e as perspectivas de P&D na área de combustíveis.

O encontro será dividido em dois blocos. No primeiro, serão abordadas a matriz energética brasileira e as fontes não renováveis de energia. As palestras terão os seguintes temas: Panorama geral e as Perspectivas Futuras, Petróleo e seus Derivados e Tecnologias Químicas Aplicadas aos Combustíveis. A seguir será feita uma mesa-redonda entre os palestrantes, com participação da plateia. O segundo bloco discutirá os combustíveis renováveis, com as palestras abordando os seguintes tópicos: Fontes Renováveis, Conversão de Biomassa - Etanol de 2ª geração, e Biodiesel. Também haverá mesa-redonda.

Entre os palestrantes que já confirmaram presença estão os professores Flávio Maron Vichi, do Instituto de Química da USP, que desenvolve pesquisas nas áreas de condutores protônicos, células a combustível e células solares fotovoltaicas; Ljubica Tasic, professora associada do Departamento de Química Orgânica da Unicamp, que atua em projetos com ênfase em química de macromoléculas, ressonância magnética nuclear e produção de etanol a partir do bagaço de laranja; e Matthieu Tubino, também professor do IQ da Unicamp que, entre outros projetos, desenvolve métodos analíticos para aplicação em matrizes industriais incluindo biodiesel e seus insumos.

Local – O encontro ocorrerá das 8h30 às 16h30, no Colégio Alem, localizado na Avenida 6, nº 536, Centro, em Rio Claro. Clique aqui para fazer sua inscrição.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região