Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Home
Atualização Cadastral
Áreas de Atuação Profissional
Biblioteca
Bolsa de Empregos
Cadastro de cursos
Certidões
Comissões Técnicas
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Cursos e Palestras
Dia do Profissional da Química
Downloads
Eventos
Espaços para Eventos
Fale Conosco
Fiscalização
Formulários
Game
Informativos
Juramento
Jurisprudência
Legislação
Licitações
Linha do Tempo
Links
Localização
Noticiário
Perfil
Peritos Químicos
Planos de Saúde
Prêmios
Publicações
QuímicaViva
Regimento Interno
Selo de Qualidade
Sorteios
Transparência Pública
Siga-nos no Twitter   Conheça nosso Facebook   Nosso canal YouTube   Siga-nos no Instagram
 



Matéria Anterior   Próxima Matéria

Selo de Qualidade - Escolas promovem cerimônias para receber a certificação


No mês de março, o presidente do CRQ-IV, Manlio de Augustinis, participou de cerimônias organizadas pelas mantenedoras de duas instituições de ensino que tiveram cursos técnicos certificados com o Selo de Qualidade: a Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec), de Indaiatuba, e o Centro Paula Souza, ao qual está vinculada a Escola Técnica Estadual Tiquatira, da Capital. As certificações foram simbolizadas pela entrega de placas. No dia 10 de abril, após o fechamento desta edição, Augustinis participaria de sessão na Câmara Municipal de Paulínia onde ocorreria a entrega das placas obtidas por dois cursos da Escola Técnica de Paulínia (Etep).

O Centro de Educação Profissional de Indaiatuba (Cepin), mantido pela Fiec, teve dois cursos certificados pela segunda vez: o Técnico em Química e o Técnico em Meio Ambiente. As placas que simbolizam o certificado de qualidade foram entregues, no dia 16, ao prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira Lopes Cruz, e ao superintendente da Fiec, João Martini Neto. Também participaram da cerimônia a diretora da Fiec, Eliane Geiss, o coordenador dos cursos, Mário Paulo Filho, e a professora Marta Eliza Bergamo, representante dos cursos no CRQ-IV.

CRQ-IV

Marta Bergamo, Eliane Geiss, Martini Neto, o prefeito Reinaldo Nogueira, Augustinis e Mario Paulo Filho

O prefeito Reinaldo Nogueira destacou a importância do Selo para comprovar a qualidade dos cursos oferecidos pela instituição. “Os profissionais formados pela Fiec são aproveitados no mercado local e regional, já que várias indústrias estão instaladas em Indaiatuba e cidades vizinhas”, salientou.

O superintendente João Martini Neto observou que as recertificações simbolizam “um atestado de excelência”, já que o processo para obtê-las foi mais rigoroso do que o de certificação. Para ele, o fato de a Fiec ser uma instituição pública municipal valoriza ainda mais a conquista. “O ensino público deve ser a referência”, enfatizou.

Pioneirismo – O curso Técnico em Química da Escola Técnica Estadual (Etec) Tiquatira, da Capital, recebeu a placa representativa da conquista do Selo de Qualidade CRQ-IV no dia 18 de março. A entrega foi feita ao diretor da instituição, Wilson Neres de Andrade, durante cerimônia promovida na sede do Centro Paula Souza, mantenedor da instituição de ensino.

Também participaram da cerimônia o professor Almério Melquíades de Araújo, coordenador de Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza, o presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Fernando Figueiredo, e os Engenheiros Químicos Wagner Contrera Lopes, gerente de Fiscalização do CRQ-IV, e Andrea de Batista Mariano, coordenadora da Comissão de Ensino Técnico da entidade, responsável por difundir o Programa Selo de Qualidade e analisar os pedidos de certificação.

A Etec Tiquatira foi a primeira pertencente à rede estadual a obter o reconhecimento oferecido pelo CRQ-IV. Para comemorar esse pioneirismo, alunos do curso certificado também foram convidados a participar da cerimônia.

CRQ-IV

Alunos, professores e dirigentes do Centro Paula Souza participaram da cerimônia que simbolizou a conquista do Selo de Qualidade por curso da Etec Tiquatira

O professor Almério de Araújo avaliou que o Selo representa “a colaboração do Conselho para a melhoria dos recursos humanos do Estado de São Paulo” na área química. Segundo salientou, este é um setor que “tem um peso significativo na economia, o que exige altos níveis de escolaridade e qualificação profissional”.

Fernando Figueiredo, da Abiquim, definiu a conquista do Selo como um “importante reconhecimento em nível nacional”. Para ele, “o futuro da área química passa pela qualificação da mão de obra, em um contexto de alta competitividade na busca por soluções em Pesquisa & Desenvolvimento”.

Wagner Contrera Lopes disse haver a expectativa de que outras escolas vinculadas ao Centro Paula Souza também se interessem em participar do programa. “O Selo é um incentivo para que as escolas realizem um constante aprimoramento da qualidade de ensino, buscando atender às exigências de qualificação por parte da indústria”, ressaltou em palestra realizada durante a cerimônia de entrega.

 

CRQ-IV

Alfredo Schreider, Manlio de Augustinis e Vanda Henriques Altafini na cerimônia realizada na Câmara Municipal de Paulínia


Os cursos Técnico em Química Integral e Modular Noturno da Escola Técnica de Paulínia (Etep) receberam, no dia 10 de abril, as placas alusivas à conquista do Selo de Qualidade CRQ-IV. As certificações foram entregues pelo presidente do Conselho, Manlio de Augustinis, aos diretores da escola, os professores Alfredo Schreider e Vanda Henriques Altafini, em cerimônia realizada na Câmara Municipal da cidade.

A coordenadora dos cursos, Eliana Monfardini, registrou que “a conquista do Selo de Qualidade representa o compromisso da Etep de formar cidadãos que possam transformar o mundo”. Segundo ela, a escola se propôs a buscar a certificação de seus cursos em 2008. Desde então, passou a fazer adequações pedagógicas e estruturais necessárias ao atendimento das exigências previstas, o que foi obtido em dezembro do ano passado.

Também participaram da cerimônia professores, alunos, funcionários e diretores da Etep, além da Engenheira Química Andrea de Batista Mariano, coordenadora da Comissão de Ensino Técnico do CRQ-IV.

Selo - Criado em 2007, o Programa Selo de Qualidade CRQ-IV objetiva oferecer um instrumento de identificação e certificação das escolas comprometidas com a qualidade de ensino. Ele define parâmetros a partir dos quais as instituições podem se autoavaliar, fazer ajustes e assim proporcionar uma formação adequada às necessidades do mercado de trabalho. O Selo também serve como parâmetro para que estudantes possam escolher os melhores cursos, bem como para sinalizar às empresas onde buscar os melhores estagiários e profissionais para compor seus quadros de colaboradores.

Clique aqui para obter mais detalhes sobre o Programa Selo de Qualidade CRQ-IV.



Seminário discutiu inovação em cosméticos

P&D, marketing, assuntos regulatórios e patentes estiveram entre os assuntos discutidos noSeminário de Inovação, realizado dia 5 de março pela Comissão de Cosméticos do CRQ-IV, na sede da entidade.

O impacto da inovação no setor pode ser medido pelo faturamento, disse Jadir Nunes, vice-presidente da Federação Internacional das Sociedades de Químicos Cosméticos, um dos palestrantes. Segundo ele, “em algumas empresas, até40% do faturamento advêm de produtos que foram lançados há dois ou três anos, ou seja, que são frutos da inovação”. Assista abaixo a entrevista de Jadir Nunes ao Informativo CRQ-IV.















Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região