Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2015 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Prêmio CRQ-IV - Incentivo de professores é fundamental


Incentivar estudantes a se interessar por trabalhos de pesquisa, desenvolvendo soluções com base nos conhecimentos adquiridos em seus respectivos cursos, é uma das premissas do Prêmio CRQ-IV, oferecido anualmente pelo Conselho. Mas para que os alunos se envolvam de forma efetiva com o fazer científico, é necessário que os docentes sejam seus incentivadores, segundo declararam professores que aparecem como orientadores de alguns dos trabalhos que disputam a edição deste ano do concurso. As inscrições foram encerradas em 31 de março.

Márcio Oliveira
Ruiz: professor tem de exercer função motivadora

Postulante ao prêmio na categoria “Química de Nível Médio”, o trabalho intitulado “Indicador de descongelamento – Da fábrica ao consumidor: produtos seguros à saúde”, da estudante Eloiza Rodrigues Nesta, do curso Técnico em Química da Escola Senai “Santo Paschoal Crepaldi”, de Presidente Prudente, teve como orientador o professor Marcos Roberto Ruiz, que já concorreu ao Prêmio CRQ-IV em outras três oportunidades.

“A função do professor tem que ser sempre motivadora. Só assim formaremos profissionais de destaque para o mercado”, salienta Ruiz. Para ele, o Prêmio CRQ-IV é “muito interessante” por ter como finalidade valorizar o trabalho realizado no âmbito acadêmico.

A respeito do trabalho, Ruiz conta que a estudante lhe relatou problemas detectados na conservação de alimentos congelados. “Todo restaurante ou dona de casa se preocupa com possíveis degradações e contaminações nos alimentos, que podem sofrer descongelamentos no transporte ou no mercado”, aponta.

Ao estudar uma solução para esse problema, o professor e a aluna desenvolveram um indicador destinado a informar se o alimento sofreu alterações de temperatura suficientes para provocar um descongelamento. “Dessa forma, é possível identificar o local onde ocorreu, muitas vezes isentando a indústria de responsabilidade”, explica o orientador.

Alex Silva

Projetos têm de ser divulgados, salienta Klauss Engelmann

Em sua terceira participação no Prêmio, o professor Klauss Engelmann, da Escola Técnica Estadual (Etec) “Irmã Agostina”, da Capital, defende o envolvimento dos estudantes em concursos. “Sempre digo aos meus alunos que não adianta muito desenvolver projetos e não divulgá-los nos meios científico e industrial”, ressalta. Ele revela que, em decorrência da participação em 2013 e 2014, recebeu diversos contatos de professores e alunos de outras instituições que desenvolvem projetos nas mesmas linhas de pesquisa.

Em 2015, Engelmann orienta o trabalho “Produção de filme biodegradável dopado com potencial indicador de qualidade para alimentos”, elaborado pelo estudante Anderson Fernandes Ribeiro. Ele conta que, na Etec, os alunos desenvolvem diversos trabalhos com indicadores naturais e polímeros biodegradáveis, como o poli(3-hidroxibutirato). “Com base no conhecimento aprofundado desses materiais e referências interessantes no desenvolvimento de filmes para controle de qualidade de alimentos, começamos a pensar na possibilidade de associação desses materiais para a produção do filme”, ressalta.

Sobre o Prêmio CRQ-IV, Engelmann o classifica como “uma ótima forma de incentivo para o desenvolvimento de projetos de nível técnico. Em sua maioria, prêmios e feiras são voltados para estudantes de graduação e pós-graduação. Com a qualidade desses projetos de nível técnico, quem sabe não possamos ter mais prêmios e feiras voltados para essa faixa educacional tão importante para a nossa área”, diz o professor.

Múltipla – A professora Erica Gayego Bello Figueiredo Bortolotti é a orientadora de quatro trabalhos inscritos na categoria “Química de Nível Médio” do Prêmio CRQ-IV, todos de estudantes do curso Técnico em Química da Escola Técnica Estadual “Conselheiro Antonio Prado” (Etecap), de Campinas. Desde 2011 ela busca obter a premiação do Conselho por se tratar de um concurso específico da área, o que traz, acredita, oportunidades de criar soluções que podem vir a ser aproveitadas e de incrementar o currículo acadêmico.

Antoninho Perri
Erica Bortolotti é orientadora de quatro trabalhos

Para conciliar a orientação de tantos trabalhos, Erica afirma que é fundamental realizar um bom planejamento, especificar os problemas de pesquisa, levantar as hipóteses e elaborar um cronograma.

“Todo projeto a ser desenvolvido tem por objetivo a resolução de um problema”, destaca. Um dos exemplos citados por ela se refere ao trabalho intitulado “Aplicação do resíduo da erva-mate do chimarrão como catalisador em reações orgânicas”. Neste caso, Erica explica que a principal questão a ser resolvida era o tempo das reações químicas. “O catalisador foi testado com sucesso nas reações de saponificação e transesterificação e ainda com a utilização de resíduos, o que baixa o custo e envolve a questão da sustentabilidade”, observa.

Mas o estímulo à pesquisa dado pela professora Erica Bortolotti não se restringe à orientação de trabalhos. Ela mantém, há dez anos, o site Mundo da Keka (www.mundodakeka.com.br), página que nasceu com a proposta de divulgar curiosidades e fatos do cotidiano relacionados à Química e ao meio ambiente. O site tem, em média, mil visitantes por mês. “A atualização é mensal e um dos destaques é a seção “Molécula do Mês”, que sempre traz uma informação do dia a dia, mas com um pouco de aprofundamento químico”, explica. Para comemorar a primeira década de existência e atrair mais visitantes para o site, o “Mundo da Keka” ganhará em breve um novo layout.

Assessoria USC
Prêmio estimula a formação contínua, diz Johansen

Vontade – Entre as outras três categorias do prêmio, todas voltadas para o nível superior de ensino, a disposição não é diferente. É o caso da Engenharia da Área da Química, que tem entre os candidatos o trabalho intitulado “Avanços em ciência e tecnologia de reatores nucleares”. Orientada pelo professor Herbert Duchatsch Johansen, da Universidade Sagrado Coração, de Bauru, a estudante Bruna Arruda Lopes aborda as diferentes fases da produção de energia elétrica a partir da energia nuclear.

Pela primeira vez na condição de orientador de um trabalho candidato ao prêmio, Johansen conta que tinha essa disposição há alguns anos, mas somente agora foi possível levar a intenção adiante. Ele acredita que a participação é importante, pois, “quando um esforço é reconhecido, abre espaço e dá propulsão para que os jovens perseverem em sua formação contínua, o que também desperta o interesse dos colegas e de novos alunos”, ressalta.

Johansen também assinala que “o segredo é insistentemente despertar a curiosidade dos estudantes. Como orientadores, sentimos a curiosidade deles quando podemos enxergar o brilho nos olhos e a vontade de vencer”. Como referência, cita a sua própria trajetória. Ao concluir a graduação, em 2008, recebeu o Prêmio Lavoisier, do CRQ-IV, como melhor aluno do curso de Química com Atribuições Tecnológicas da USP de São Carlos. “Além de ter sido um reconhecimento do meu esforço, foi um incentivo para seguir em frente, abrindo oportunidades para a pós-graduação e em minha atuação profissional”, conclui.





Confira abaixo a relação dos 50 trabalhos inscritos na edição 2015 do Prêmio CRQ-IV. Todos ainda se encontram em fase de análise pelo Plenário do Conselho, que irá definir quais, efetivamente, serão candidatos nas quatro categorias.


Engenharia da Área da Química


Nome(s) do(a)(s) estudante(s)


Orientador(a)(es)


Título do trabalho

Instituição de ensino



Bruna Arruda Lopes



Herbert Duchatsch Johansen



“Avanços em Ciência e Tecnologia de Reatores Nucleares”



USC – Universidade do Sagrado Coração



José Carlos de Andrade Neto



Andreia de Araújo Morandim Giannetti



Otimização da condição de hidrólise de fibra de coco polpada em presença do líquido iônico acetato de n-butilamônio”




Centro Universitário da FEI



Gabriela de Andrade Moraes



Andreia de Araújo Morandim Giannetti



“Avaliação da Produção de Proantocianidinas em Extratos Vegetais”




Centro Universitário da FEI



Alessandro Costa Pinto



Angelo Capri Neto



“Destilação por fluxo reverso: uma solução prática e elegante para economizar água”




Escola de Engenharia de Lorena - USP



Marianne da Silva Soares



- Amarildo De Marchi Lopes

- Ana Paula Filippin



“Extração de Óleos Essenciais por Arraste de Vapor”





Centro Universitário do Norte Paulista - UNORP



Química de Nível Superior


Nome(s) do(s) estudante(s)


Orientador(es)


Título do trabalho

Instituição de ensino





Michelle Mantovani




- Maraisa Gonçalves


- Wagner Alves Carvalho



“Carvões Ácidos Obtidos a partir de Resíduos da produção do Biodiesel para utilização como Catalisador na reação de Eterificação do Glicerol”







Universidade Federal do ABC





Aline Pereira de Oliveira





Juliana Naozuka




“Efeito do cozimento doméstico na distribuição de ferro e espécies inorgânica de ferro em feijão (Phaseolus vulgaris L.
)







Universidade Federal de São Paulo





Meire Lumi Yoshinaga





Patricia Sartorelli



“Lactonas sesquiterpênicas com atividade anti-leishamania isoladas de Calea pinnatifida”






Universidade Federal de São Paulo – Campus Diadema



- Fernando Henrique da Costa Jesuz


- Victor dos Santos Pinheiro

- Victor Matheus Silveira Pereira






Maurício Marques Pinto da Silva





“Passivação de aços inoxidáveis”





Faculdade São Bernardo – FASB




Thalita Rehder Pellegrina Soares




Classius Ferreira da Silva


“Desenvolvimento de embalagens ativas a base de papel Kraft revestido com filmes de quitosana contendo zeólitas e seus efeitos no tempo de maturação de frutos”





Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP




Thainá Silva e Sousa




Solange Kazumi Sakata


“Síntese verde do nano compósito óxido de grafeno/prata via feixe de elétrons com atividade antimicrobiana”




Instituto de Química – Universidade de São Paulo



Química de Nível Superior com Tecnologia


Nome(s) do(s) estudante(s)


Orientador(es)


Título do trabalho

Instituição de ensino



- Maitê Gabriela Pelizer


- Mariana Bená Cineis


- Núbia Bianca Pavan Silva




Adilson Roberto Gonçalves


“Caracterização de corantes alimentícios por UV-Visível e avaliação de autenticidade pela cinética de descoloração com hipoclorito de sódio”






Pontifícia Universidade Católica de Campinas



Adriana Luiza Ferreira



Elaine Amorim Soares Menegon



“Extração e quantificação de antocianina em fruta e polpa de morango”



Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA




Caroline Silva Mendes



- Jonas Gruber

- Rosamaria Wu Chia Li



“Desenvolvimento de um nariz eletrônico a base de polímeros condutores para identificação de óleos lubrificantes automotivos”



Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo - Campus Vila dos Remédios




Tatiana Caurin




Marco Aurélio Zezzi Arruda



“Avaliação nutricional comparativa entre sementes de soja (Glycine Max L. Merril) transgênica e não- transgênica: otimizando parâmetros instrumentais




Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP




Fábio de Paula Ayoub





Classius Ferreira da Silva



“Efeito da reticulação iônica de filmes de alginato contendo óleo de copaíba”



UNIFESP – Campus Diadema




Meriene Gandara



- Ângelo Capri Neto


- Clodoaldo Saron



“Obtenção de materiais compósitos a partir de reciclagem de sacolas plásticas reforçados com fibras de abacaxi”




Escola de Engenharia de Lorena – USP



Química de Nível Médio


Nome(s) do(s) estudante(s)


Orientador(es)


Título do trabalho

Instituição de ensino



Joyce Carolina de Sousa Barreto



Joana D'Arc Félix de Sousa



“Redução da toxicidade de efluentes industriais até as condições de água potável”





ETEC Prof. Carmelino Corrêa Júnior



- Isabela Conceição de Sousa


- Natyeli Cristina Silva



Joana D'Arc Félix de Sousa



“Uniformes mais seguros para o Corpo de Bombeiros”






ETEC Prof. Carmelino Corrêa Júnior





Alexandre dos Santos Migliorini





Joana D'Arc Félix de Sousa



“Fertilizantes organominerais sustentáveis a partir de resíduos sólidos do setor coureiro-calçadista da cidade de Franca/SP”





ETEC Prof. Carmelino Corrêa Júnior



- José Américo Gomes de Brito Filho


- Ariane Aiko M. Agifu




Cristiane Souza de Oliveira Mendes



“Tratamento de resíduos: recuperação de solventes orgânicos e captação pluvial em minicisternas”






Instituto Cristão de Ensino Meu Colégio



Eleilton da Silva



- Jeferson Santos Santana

- Fernando Silva Lopes



“Isolamento da Hemicelulose na produção de celulose e papel”





Centro Paula Souza – ETEC Osasco II



- Boullywardd Siqueira Bispo


- Aline Kikuchi de Oliveira


- Débora I. Monteiro





- Márcio Henrique Maranhão Maia


- José Carlos Mancilha





“A aplicação de biofilmes na qualidade da manga Tommy Atkins”





Escola SENAI Luiz Simon



- Daniele Cristina Joaquim Santoro

- Beatriz Cristina Almeida Santos




Erica Gayego Bello Figueiredo Bortolotti



“Valorização da Lignina extraída do bagaço da cana-de-açúcar para produção de adubo”



Centro de Educação Tecnológica Paula Souza – Escola Técnica Estadual Conselheiro Antônio Prado (ETECAP)



- Beatriz Caroline Panicheli

- Alana Emanuely Fontanelli

- Denise Rafaela Mafri





- Célia Labibe Abud


- Márcia Regina Roveri de Arcanjo




“Plástico biodegradável a partir de resíduos das indústrias alimentícias”





ETEC Dr. Adail Nunes da Silva



- Cintya Harue Lopes Fuzimoto


- Daniele Mesquita


- Juliane Fernandes Favero






Claudio Roberto Passatore





“Aproveitamento de águas pluviais para fins não potáveis”





Escola Técnica Estadual de Tiquatira – Centro Paula Souza



- Juliana Leme Finesse


- Guilherme Moltine Perseghetti


- João Gabriel Escobar Bigaram






Luiz Gustavo Criado Gonçalves





“Biopolímeros Comestíveis”





ETEC Conselheiro Antonio Prado



- Paloma de Lima Espinha


- Jheickson Patrick B
arboza




Ronaldo Aparecido Mendes da Silva Daniel



“Enriquecimento do solo degradado através do fosfato resultante do tratamento químico de esgoto”





Colégio D. Pedro I




- Nathalia Demarchi



- Letícia Maria C. Leal





- Carlos Celso Cardoso


- Ricardo M. Gibo



“Desenvolvimento de plasticímetro e padronização de metodologia para determinação da plasticidade em argilas”








SENAI Mario Amato



Ana Carolina Fernandes Caxias



Milene P. Vargas Porto Lima



“Fitorremediação do solo através do feijão para remoção de chumbo”



Colégio Técnico Antonio Teixeira Fernandes - UNIVAP



Talles Vinicius da Silva



Kátia Gumiero Ferracioli Colmanetti



“Hidrogênio, o combustível do futuro




ETEC Pedro Badran



- Joyce dos Santos Lopes

- Andressa Pereira da Silva

- Henrique Bergonzini de Lima








Paulo César de Souza Cândido






“Pesticida natural à base de alho”






ETEC de Ribeirão Pires



- Gabriel Henrique Ribeiro

- Gustavo de Souza Bastos

- Kaiane Karolayne Geremias




- Rosangela Conrrado

- Maria Aparecida de Andrade Avelino





“Esponja Absortiva de Petróleo”





Escola SENAI Mario Amato





João Miguel Alves Nunes



-
Genoilson de Brito Alves

- Magali Canhamero




“A grama na ciência é mais verde – ação do óleo extraído de grama como antibiótico natural”





ETEC Júlio de Mesquita



- Jean Michael Souza Herrera

- Carolina de Melo Bereta

- Leonardo Macário de Oliveira








Newton Haruo Saito





“Incorporação de sílica obtida através de casca de arroz em massa cerâmica de faiança”






Escola SENAI Mario Amato



- R
enata S. Bustillo

- Renan Marchese

- Tamires Sousa








Meibel D. F. Pessanha





Salgadinho de batata com farinha de banana verde”





Escola SENAI Horácio Augusto da Silveira



Gustavo de Toledo Marchi




Luiz Gustavo Criado Gonçalves



“Novos Métodos para obtenção de Etanol”



ETEC Conselheiro Antonio Prado



- Iaisa Cristini da Silva

- Thais Ribeiro Viana Menezes

- Stephanye Reis Baptista





- Kerley Cristiane Victorino Romão

- Nilton Roberto Fiorotto





“Síntese, caracterização e estabilidade de nanopartículas de Ferro Metálico”








Escola Técnica SENAI – Fundação Zerrenner



- Bruna dos Santos Possidônio

- José Igor Vicente

- Djovanna Anastácio falcão







Flávia Botelho Honório de Morais





“Reutilização do policarbonato encontrados em CDs e DVDs para produção de novos derivados do Polímero”








ETEC Pedro Badran



- Isabelle Mayara Fraga Fontes

- Letícia Mariana Bitencourt do Amaral


- Caique Fernandes Sola






Claudio Roberto Passatore






“Recuperação das camadas de embalagens Longa-vida”









Escola Técnica Estadual de Tiquatira – Centro Paula Souza




Anderson Fernandes Ribeiro




Klauss Engelmann



“Produção de Filme Biodegradável dopado com potencial indicador de qualidade para alimentos”






Escola Técnica Estadual Irmã Agostina



- Ingrid Germano de Araújo

- Amanda Vieira da Silva

- Andressa Beatriz Marinho Lucio




- Nilton Roberto Fiorotto

- Kerley Cristiane Victorino Romão





“Avaliação do potencial do mesocarpo de Tommy Athkins na remoção de substâncias orgânicas e metais pesados”








Escola SENAI Fundação Zerrenner




- Luiza Bomtempo Mendes

- Andressa Freitas Stucchi

- Gabriela Fim Silva




- Nilton Roberto Fiorotto

- Kerley Cristiane Victorino Romão





“Aplicação da espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier para óleos comestíveis”









Escola SENAI Fundação Zerrenner





Eloiza Rodrigues Nesta





Marcos Roberto Ruiz



“Indicador de descongelamento da fábrica ao consumidor: produtos seguros à saúde”







Escola SENAI Santo Paschoal Crepaldi




Lucas Mancini Rodrigues




Erica Gayego Bello Figueiredo Bortolotti




“Estudo do fornecimento de nitrogênio para o solo a partir da cafeína”



Centro de Educação Tecnológica Paula Souza – Escola Técnica Estadual Conselheiro Antonio Prado – ETECAP






L
arissa Rosini Cardoso









Erica Gayego Bello Figueiredo Bortolotti





“Massa ortopédica biodegradável”




Centro de Educação Tecnológica Paula Souza – Escola Técnica Estadual Conselheiro Antonio Prado – ETECAP



- Carolina Sotério

- Laís Ferraz Rosada

- Willian Urtado Maria







Erica Gayego Bello Figueiredo Bortolotti




“Aplicação do resíduo da erva-mate do chimarrão como catalisador em reações orgânicas”




Centro de Educação Tecnológica Paula Souza – Escola Técnica Estadual Conselheiro Antonio Prado – ETECAP



- Letícia Fernandes da Silva

- Aline de Oliveira Martins

- Letícia Ferraz de Aguiar







- Cristiane Campos de Sousa

- Édina Marta Uzelin






“Substituição da areia na argamassa por resíduos de mármores e granitos”






Escola SENAI Mario Amato



- H
enrique de Souza Feitosa

- Rodrigo dos Santos Neves

- Victor Alencar Lima







- Sueli Zanini de Souza

- Cristiane Campos de Sousa





“Obtenção do Poliestireno a partir do poliestireno expandido com vistas a facilitar a reciclagem de resíduos”






Escola SENAI Mario Amato




Diogenes Farias de Oliveira









Luiz Gustavo Criado Gonçalves




“Polímeros semicondutores: compósito condutor”



Centro de Educação Tecnológica Paula Souza – Escola Técnica Estadual Conselheiro Antonio Prado – ETECAP






Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região