Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2015 

 


Relação de Matérias   Próxima Matéria

Editorial - Excelência, um compromisso


A primeira edição de 2015 do Informativo CRQ-IV tem como principal destaque a notícia sobre a concessão do Selo de Qualidade para mais três cursos técnicos e a renovação da certificação de outros três. Ouvidos, os profissionais responsáveis pelos projetos que culminaram com a conquista do grau de excelência desses cursos foram unânimes em afirmar que a iniciativa destinou-se a atender a uma exigência do mercado de trabalho, que segue cada vez mais seletivo ao escolher seus funcionários.

Conquistar o Selo de Qualidade é, portanto, uma forma efetiva de ampliar o grau de empregabilidade dos alunos e de reforçar o compromisso que toda escola deve ter com a comunidade em que atua.

Este número também apresenta um balanço das atividades do CRQ-IV em 2014. Os dados foram influenciados pela realidade que o País começou a viver em 2013 e que ganhou força no ano passado: a crise econômica se estabeleceu e tende a se acentuar em 2015 em razão das recentes medidas adotadas pelo governo federal para cobrir o rombo das contas públicas e tentar conter a inflação. Aperte bem o cinto, pois os solavancos prometem muitas “emoções”!



Notas

Justiça suspende exploração de gás de xisto em São Paulo

A Justiça Federal determinou a suspensão da licitação feita pela Agência Nacional do Petróleo, que previa a exploração do gás de xisto (folhelho) em uma área envolvendo 37 municípios das regiões de Presidente Prudente, Dracena e Tupã. De acordo com o Ministério Público Federal, autor da ação, a técnica utilizada para fazer a extração do gás coloca em risco os recursos hídricos, localizados na bacia do Rio Paraná. Com a decisão, qualquer atividade só poderá ser iniciada após a apresentação de estudos que garantam a segurança do processo.

Clique aqui para mais informações.

 

Cachaça agora tem qualidade semelhante à de uísque 12 anos

Ag. Fapesp

Tonéis de carvalho foram importados da França

O resultado foi obtido em pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba. Para alcançar qualidade semelhante aos melhores uísques, a cachaça passou por um processo de dupla destilação e foi envelhecida por dois anos em tonéis novos de carvalho importados da França.

“Cerca de 60% do sabor de uma bebida envelhecida vem da madeira. Os outros 40% dependem da forma como a destilação e a fermentação são conduzidas e da matéria-prima. O processo de produção, portanto, tem muito mais influência na qualidade final do destilado do que o tipo de matéria-prima do qual é feito”, disse André Ricardo Alcarde, coordenador da pesquisa financiada pela Fapesp.

Clique aqui para mais detalhes.




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região