Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2015 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Excelência - Etec Tiquatira e Escola Técnica de Paulínia têm cursos certificados


O CRQ-IV certificou mais três cursos técnicos com o Selo de Qualidade, programa que visa reconhecer e valorizar as escolas comprometidas com a excelência educacional. Os cursos Técnico em Química Integral e Modular Noturno, da Escola Técnica de Paulínia (Etep), e o Técnico em Química, da Escola Técnica Estadual (Etec) Tiquatira, da Capital, juntaram-se aos outros nove cursos já certificados.

A Comissão de Ensino Técnico do CRQ-IV, responsável pelo programa, também aprovou a recertificação de outros três cursos: Técnico em Química e Técnico em Meio Ambiente, ambos oferecidos pelo Centro de Educação Profissional de Indaiatuba (Cepin), mantido pela Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec); e Técnico em Análises Químicas, oferecido pela Escola Senai Fundação Zerrenner, da Capital. A critério de cada instituição de ensino, as placas que simbolizam a conquista do Selo poderão ser entregues em junho, na cerimônia comemorativa ao Dia do Profissional da Química, ou diretamente nas instituições por um representante do CRQ-IV.

Helena Onaga

Escolas preocupadas com a qualidade devem
buscar o Selo, acredita Eliana Monfardini, da Etep

A coordenadora dos cursos certificados da Etep, Eliana Monfardini, acredita que a escola terá um aumento de credibilidade perante o mercado. “Conquistar as certificações foi uma etapa importante. Agora, buscaremos melhorias para mantê-las e teremos uma competição saudável com as demais escolas da região de Paulínia”, prevê. Para ela, todas as instituições que se preocupam com a qualidade de ensino e dos profissionais formados devem ter o Selo de Qualidade como objetivo.

Eliana conta que se informou a respeito do programa em 2008, quando obteve o apoio da então diretora de Ensino Médio e Profissionalizante da Secretaria Municipal de Educação de Paulínia (mantenedora da Etep), Vanda Henriques Altafini, para realizar os ajustes pedagógicos e estruturais necessários visando a obtenção do Selo. “Além da competitividade do mercado, o comprometimento de alunos, professores, diretoria e funcionários também foi um estímulo para completarmos todo esse processo, que durou seis anos”, enfatiza a coordenadora.

Etec Tiquatira

Rossi: Etec Tiquatira foi a primeira unidade do Centro Paula Souza a ter um curso certificado

A Etec Tiquatira, localizada na zona leste de São Paulo, é a outra estreante no rol de instituições com cursos reconhecidos. Na avaliação de Daniel Fontanesi Rossi, professor-coordenador dos laboratórios de Química da escola, o Selo de Qualidade CRQ-IV representa uma importante ferramenta de divulgação. O docente também salienta que a Tiquatira, inaugurada em 2009, foi a primeira Etec do Centro Paula Souza a ter um curso certificado. “Pretendemos disseminar para as outras unidades da rede a experiência adquirida na montagem do processo de certificação”, informa Rossi.

Juliana Wolf

Recertificação dos cursos estabelece a cultura da busca pela excelência, diz Marta Bergamo, da Fiec

Renovação - Atualmente, o Selo de Qualidade tem validade de três anos. Após esse período, a instituição precisa submeter o curso que deseja recertificar a uma nova auditoria. Foi o que fizeram tanto a Fiec, de Indaiatuba, quanto a Escola Senai Fundação Zerrenner, da Capital. A escola do Interior teve os cursos Técnico em Química e Técnico em Meio Ambiente certificados pela primeira vez em 2011. “Com a recertificação, fica estabelecida a cultura da melhoria contínua em busca da excelência”, afirma Marta Eliza Bergamo, docente da instituição.

A manutenção do Selo pode aumentar a procura pelos cursos, segundo a professora. “A área química é muito promissora em Indaiatuba e na região, mas como em todo lugar, existe um pouco de resistência por parte dos estudantes. Cursos certificados são bem divulgados e despertam mais interesse”, destaca.

Senai Fundação Zerrenner

Empresas têm visto com bons olhos escolas que possuem o Selo, avalia Eufemia
Soares, do Senai

Uma das primeiras instituições a ter um curso certificado com o Selo foi a Escola Senai Fundação Zerrenner, situada no bairro do Cambuci, na região central de São Paulo. Em 2009, o curso Técnico em Análises Químicas foi contemplado. Na época, a certificação era válida por dois anos. Por isso, em 2011, o curso passou pelo primeiro processo de recertificação.

A professora Eufemia Paez Soares, diretora da escola, considera que a segunda recertificação foi “um processo natural para a unidade, que mantém um sistema de qualidade baseado na ISO 9000, focado na melhoria contínua do processo educacional”. Quanto aos benefícios proporcionados pelo Selo de Qualidade, ela aponta contribuições tanto na captação de novos alunos como na inserção desses estudantes no mercado de trabalho. “As empresas e os candidatos têm visto com bons olhos as escolas que possuem o Selo por acreditarem na importância e no diferencial dos alunos formados por essas instituições”, completa.

Informações - O Programa Selo de Qualidade CRQ-IV, criado em 2007, visa ser um estímulo para as instituições de ensino no sentido de promover constantes atualizações metodológicas e tecnológicas de seus cursos, reavaliando seus métodos e estratégias, assim como adequando suas instalações, buscando parcerias e, consequentemente, aprimorando a formação de seus alunos.

Além de reconhecer a qualidade dos cursos, o Selo também serve como parâmetro para orientar estudantes a optarem por cursos certificados, o que naturalmente ampliará suas chances de construir uma carreira de sucesso. Ao mesmo tempo, ele sinaliza às empresas onde buscar os melhores estagiários e profissionais para compor seus quadros de colaboradores.
 
Clique aqui para obter mais detalhes sobre o programa.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região