Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2014 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Tecnologias Analíticas em Processo - PAT
Autor(a): Fabiana Alves de Lima Ribeiro


INTRODUÇÃO

A iniciativa PAT (da sigla em inglês para Process Analytical Technology) é definida como um sistema para planejamento, análise e controle dos processos químicos e farmacêuticos por meio de medições em tempo real de atributos críticos da qualidade e desempenho dos materiais de partida e em processamento. Ela se destina a entender e controlar os processos de manufatura de fármacos e medicamentos visando o melhoramento da qualidade e segurança dos produtos. Esta iniciativa foi proposta em 2004 pela agência regulatória americana, a FDA (Food and Drug Administration), por meio da publicação Guidance for industry: PAT - A Framework for Innovative Pharmaceutical Development, Manufacturing and Quality Assurance, que contém as bases para implantação do sistema e aplica-se a todos os fabricantes de fármacos, medicamentos e produtos intermediários para a indústria farmacêutica e veterinária (1).

O sistema PAT visa à implantação de tecnologias para monitoramento e análise em tempo real de processos com o intuito de: (i) identificar e reduzir as fontes de variabilidade em todas as etapas da produção de fármacos e medicamentos, desde a entrada da matéria-prima até a liberação do produto final; (ii) promover a melhoria contínua da produção de fármacos e medicamentos por meio do entendimento científico dos parâmetros do processo; (iii) assegurar a qualidade do produto final em tempo real durante todas as etapas da produção (aprovação da matéria-prima, manipulação, compressão e/ou revestimento), visando diminuir o número de reprovações e/ou reprocessos de lotes; (iv) reduzir os erros humanos e aumentar a segurança nas operações por meio de procedimentos automatizados (1).

FUNDAMENTOS DE PAT

Clique na imagem para ampliá-la

Um dos focos da iniciativa é a inovação tecnológica dos procedimentos que asseguram a qualidade dos produtos farmacêuticos e o melhoramento contínuo dos processos por meio do desenvolvimento de metodologias de monitoramento direto e em tempo real na planta industrial (1-4).

Tradicionalmente, a qualidade do produto é testada no produto acabado, por meio de análises laboratoriais realizadas em processos por bateladas. Essa estratégia tem sido bem sucedida na sua intenção de garantir a qualidade dos produtos farmacêuticos, mas geralmente resulta em aumento nos custos do processo e geração de resíduos nos casos de reprovação de lotes, uma vez que as não conformidades são detectadas somente no final do ciclo de produção. No sistema PAT, a qualidade é construída e assegurada continuamente ao longo de todas as etapas que envolvem o desenvolvimento e a produção. Os desvios do processo são detectados antecipadamente, permitindo a rápida tomada de decisão (1-4).

Essa abordagem se baseia no conceito de Quality by Design (veja artigo sobre este tema na edição nº 129 do Informativo CRQ-IV), no qual é possível estabelecer as condições de contorno para as diversas variáveis envolvidas no desenvolvimento e fabricação do produto. Neste sistema, estudos sistemáticos utilizando técnicas de Planejamento e Otimização de Experimentos (DOE, de Design of Experiments) são conduzidos durante a etapa de desenvolvimento do produto, sendo as especificações de qualidade estabelecidas com base na incorporação de conhecimento científico. Adicionalmente, técnicas de gerenciamento de riscos e de conhecimento são utilizadas para monitorar e controlar a qualidade do produto durante todo o seu ciclo de vida, permitindo a melhoria contínua do processo e a obtenção da qualidade final desejada. Estas técnicas também auxiliam os órgãos reguladores a entender a estratégia de desenvolvimento e qualidade da empresa (2-5).

Os resultados dessa tática se refletem no aumento da qualidade, segurança e eficiência da produção, decorrentes de fatores tais como: redução no tempo dos ciclos de produção resultante do uso de controles e medidas on-, in- e at- lines; possibilidade de prevenir ou atenuar a rejeição ou reprocessamento de lotes; possibilidade de liberação de lotes em tempo real; utilização de procedimentos automatizados com consequente aumento na segurança do operador e redução do erro humano; otimização do uso dos recursos materiais e energéticos; aumento da capacidade produtiva da planta (3).

Essa estratégia requer o amplo entendimento científico do processo, de tal forma que os atributos de qualidade do produto possam ser explicados com precisão como uma função dos parâmetros do processo e das propriedades dos materiais de partida utilizados, permitindo que as fontes críticas de variabilidade sejam identificadas, explicadas, monitoradas e controladas. Esta abordagem é compatível com o princípio fundamental do PAT de que a qualidade do produto não pode ser testada, mas sim planejada e construída durante todo o seu ciclo de vida (1-4).

FERRAMENTAS DE PAT

As tecnologias analíticas do sistema PAT podem ser implementadas em uma única operação unitária ou em todo o processo de manufatura. Elas integram: (i) o uso de ferramentas para aquisição e análise de dados multivariados (conhecidas como técnicas de Quimiometria); (ii) analisadores de processo (na forma de instrumentação analítica); (iii) ferramentas para monitoramento e controle automático de processos; (iv) plataformas computacionais para o gerenciamento de dados e informações (1-4).

A integração destas ferramentas permite basear as especificações dos produtos e processos no entendimento científico dos fatores que afetam a qualidade e desempenho do produto, além de identificar e controlar as fontes de variabilidade destes processos. Desta forma, é possível prevenir ou atenuar o risco de gerar produtos fora das especificações de segurança e garantir a qualidade e o desempenho dos produtos em tempo real de liberação e de modo contínuo, reduzindo assim a quantidade de rejeitos e reprocessos e o custo geral da produção (1-5).

Clique na imagem para ampliá-la

ESTRATÉGIAS PARA IMPLANTAÇÃO

A decisão de implantar o PAT é voluntária, podendo o sistema ser adotado para um ou mais produtos da empresa. Nos Estados Unidos e Europa, as agências reguladoras oferecem suporte técnico e orientação sobre os aspectos legais durante todo o processo. Esta cooperação tem sido fundamental para viabilizar a implantação dessas tecnologias, contribuindo para o seu desenvolvimento técnico e regulatório. Há três principais estratégias para implantação do sistema: para produtos em linha, produtos em linha com alta incidência de reprocesso ou reprovação de lotes e para produtos novos. Este último caso é a estratégia ideal, pois utiliza ferramentas PAT desde a etapa de desenvolvimento do produto e processo (1-4).

ETAPAS PARA IMPLANTAÇÃO

A implantação do sistema PAT requer o cumprimento de seis etapas distintas: (i) formação da equipe; (ii) diagnóstico; (iii) monitoramento; (iv) análise; (v) controle e (vi) relatório/documentação.

A equipe deverá ser constituída por um representante de cada setor envolvido no desenvolvimento e controle de qualidade do produto, alinhados a uma equipe de pesquisadores dedicados exclusivamente à execução das atividades de PAT. Os primeiros deverão oferecer suporte à equipe de PAT, na forma de informações sobre ciclo de vida do produto e nos aspectos técnicos e regulatórios da implantação das novas tecnologias.

A fase de diagnóstico contempla uma avaliação detalhada do processo para identificação das etapas críticas a serem otimizadas e posteriormente monitoradas e controladas na fase de monitoramento, utilizando equipamentos qualificados, calibrados e validados. Modelos matemáticos para acompanhamento do processo são desenvolvidos e validados na etapa de análise e implementados em rotina na fase de controle. Todo o processo deverá ser documentado na fase (vi), juntamente com os critérios que atestam a conformidade dos critérios de desempenho e qualidade do produto.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. Guidance for industry: PAT - A Framework for Innovative Pharmaceutical Development, Manufacturing and Quality Assurance. (http://1.usa.gov/1xx05Ok), acessada em 07/11/2014.
2. Quality by Design, European Medicine Agency (http://bit.ly/14yDapV), acessada em 07/11/2014.
3. Katherine A. Bakeev (editor), Process Analytical Technology: Spectroscopic Tools and Implementation Strategies for the Chemical and Pharmaceutical Industries, Wiley-Blackwell, 2008.
4. Lauro D. Moretto & Jair Calixto, Estrutura do Novo Sistema da Qualidade para a Indústria Farmacêutica, Sindusfarma, Volume 5.1, 2011.
5. Guidance for Industry - Q8(R2) Pharmaceutical Development, (http://1.usa.gov/1t2MXsA), acessado em 07/11/2014.


 

Bacharel em Química e doutora em Ciências com foco em Quimiometria, a autora é consultora em Quimiometria (DOE & Análise Multivariada) e pesquisadora colaboradora do Laboratório de Cromatografia Gasosa do IQ/UNICAMP.
Contatos pelo e-mail
fabiana@portaldaquimiometria.com.















Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região