Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2014 

 


Relação de Matérias   Próxima Matéria

Editorial - A competência reconhecida


O Plenário do Conselho aprovou em setembro os regulamentos da edição 2015 dos prêmios Walter Borzani, voltado a profissionais, e CRQ-IV, destinado a estudantes e seus orientadores. Públicos e abertos aos interessados que preencherem os respectivos requisitos, os concursos destinam-se a reconhecer a dedicação e a competência dos vencedores, premiando as iniciativas que tenham contribuído para o desenvolvimento da ciência e o fortalecimento da profissão.

Os detalhes desta tradicional iniciativa da entidade estão na página 9 desta edição. Os regulamentos já podem ser baixados clicando-se aqui.


Leitores

Para participar desta seção escreva para crq4.informativo@gmail.com


Piscinas I
– Somos uma fornecedora de produtos para tratamento de piscinas e gostaríamos de informar aos nossos clientes – clubes e academias – sobre o projeto de lei que exige a contratação de Profissional da Química para responder tecnicamente por essas áreas de lazer. Já há algum resultado?

Simone Oliveira da Silva – Arujá

Piscinas II – Parabéns pela matéria sobre o projeto que exige um Profissional da Química no tratamento de água de piscinas. Entendo que a proposta deveria incluir o tratamento de qualquer água (condomínios, hotéis, empresas etc), pois profissionais de outras áreas não detêm formação técnica neste campo, podendo, por isso, causar danos à saúde da comunidade e contaminação do meio ambiente, talvez irreversíveis.

Adilson Roberto Brandão – Campinas

Noticiado na última edição do Informativo, o Projeto de Lei 7.810/2014 ainda está em tramitação, podendo o acompanhamento ser feito pelo site da Câmara dos Deputados (http://bit.ly/1lWaw9K). Lembramos que, independentemente da aprovação do projeto, o Decreto nº 85.877/1981 já especifica que o tratamento da água, inclusive de piscinas de uso coletivo, é atividade privativa de Profissional da Química.

Nehmi – Parabéns ao Informativo pela justa homenagem feita na última edição ao Professor Victor Nehmi, uma referência para todos que, como eu, tiveram o privilégio de aprender química de uma maneira simples e completa ao mesmo tempo. Meus sentimentos à família e meu agradecimento a esse extraordinário professor.

Claudio Areias – Vinhedo

Esponja - Preciso do contato do pesquisador que desenvolveu uma esponja reciclável para retirar petróleo de corpos d’água, matéria publicada na edição nº 127 do Informativo CRQ-IV.

Wilson Pereira da Silva – Arujá

Os meios de contato do professor da USP de Ribeirão Preto, Grégoire Jean-François Demets, coordenador da pesquisa, foram enviados ao leitor.

Fraga - O CRQ-IV deveria se pronunciar a respeito do artigo “Química, pra que te quero?”, assinado pela atriz Denise Fraga e publicado no jornal Folha de S.Paulo. O texto vai contra a Química e o trabalho dos profissionais.

Márcia Landim – SP
Maria de Fátima P. de Oliveira – Cotia

O CRQ-IV tomou conhecimento do texto (http://bit.ly/1ozgaim) e concluiu que não cabia uma resposta. Em nenhum momento a autora atacou a Química ou seus profissionais. Ela apenas exerceu o seu direito de cidadã de se manifestar sobre um assunto, que no caso é a forma como a disciplina é ministrada nas escolas e sua utilidade prática para quem optar por outras profissões. Tentar impedir ou intimidar o exercício desse direito caracterizaria patrulhamento, algo incompatível com a democracia. Além do mais, os próprios leitores da Folha, conforme comentários publicados na sequência do texto, se encarregaram de mostrar à atriz o quanto ela se equivocou. Uma análise desapegada permite concluir que, na essência, o artigo não passou do desabafo de uma mãe, que admite sua incapacidade de socorrer os filhos que estão indo mal em Química.






Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região