Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 2014 

 


Matéria Anterior   Relação de Matérias

Notas


USP reverte demissão de Ana Rosa Kucinski

O Instituto de Química da USP inaugurou, em abril, um monumento para homenagear a professora Ana Rosa Kucinski. Química e com doutorado em Filosofia, ela era militante de esquerda e foi sequestrada em 1974 por agentes da ditadura militar. Apesar dos fortes indícios na época de que também havia sido morta, em 1975 a USP decidiu demiti-la por abandono de emprego.

Este ano, depois de ceder a pressões políticas, a USP não só aceitou reverter a demissão, como também homenageou a professora, que tinha 32 anos quando desapareceu.

Clique aqui para obter mais informações.

Militante de esquerda, Kucinski desapareceu em 1974

Monumento que homenageia a ex-professora do IQ

 


Conselho ajuda a promover saúde em parque paulistano

O CRQ-IV participou do “Agita Saúde”, uma ação promovida no dia 24/05, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. A iniciativa, que reuniu conselhos de várias profissões que atuam direta ou indiretamente na área da saúde, buscou conscientizar a população sobre a importância dos hábitos saudáveis e os cuidados na prática da atividade física.

Ao longo de todo o dia, funcionários do Serviço de Fiscalização do Conselho distribuíram folders aos frequentadores contendo informações sobre as razões que recomendam o uso de protetores solares nas atividades ao ar livre.

O folheto também inclui uma versão resumida de artigo publicado na edição nº 126 do Informativo CRQ-IV sobre a participação dos profissionais da química na produção da Brazuca, a bola oficial da Copa do Mundo deste ano.

O evento teve a presença do governador Geraldo Alckmin e do secretário da Saúde, David Uip, que comentou ter sido aquela “a primeira vez em que unimos todas as profissões relacionadas à área da saúde”. Uip disse que o governo irá realizar outras ações com os conselhos.

Capa do folder distribuído no Parque Villa-Lobos. Clique na imagem para obter uma versão em PDF.

Ao lado do gerente de Fiscalização Wagner Lopes,Alckmin mostra material produzido pelo CRQ-IV.

 


Conciliações são retomadas

Em apoio ao programa do Judiciário de redução dos processos de cobrança em andamento, resolvendo-os de forma amigável, o CRQ-IV voltou a participar, de 20 a 22/05, das audiências na Central de Conciliações (Cecon) da Capital paulista. A greve de funcionários de empresas de ônibus, contudo, impediu que muitos dos convocados comparecessem. Profissionais e representantes de empresas que não puderam comparecer, possuírem débitos em execução e quiserem aproveitar a oportunidade de negociá-los em condições especiais podem entrar em contato com o Conselho pelos telefones (11) 3061-6036/6037/6038.

A juíza federal Isadora Afanasieff, atual coordenadora da Cecon, avalia que a conciliação “representa uma visão moderna do Poder Judiciário. É o mecanismo mais rápido, eficaz e pacífico de resolver conflitos”. Segundo ela, o índice de acordos atingido pelo CRQ-IV, que varia entre 80% e 90% dos casos, é similar à média que tem sido obtida por conselhos profissionais.

Sobre o índice de comparecimento de devedores a essas audiências, que não fica abaixo do esperado em alguns casos, a juíza explica que os índices irão aumentar somente com o estabelecimento de uma “cultura de conciliação”, já que tal solução, no Brasil, ainda é considerada recente. “Tanto o Poder Judiciário quanto os conselhos devem fazer uma ampla divulgação, enfatizando o quanto uma audiência desse tipo é produtiva, reduzindo custos e beneficiando todas as partes envolvidas”, conclui.

Profissionais e representantes de empresas são atendidos por equipe do CRQ-IV na Cecon

Conciliação é mecanismo eficaz de resolver conflitos, diz a juíza Isadora Afanasieff







 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região