Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2014 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Integração - Conselho reúne representantes de cursos para atualizar orientações


CRQ-IV

O supervisor Aelson Guaita durante encontro com representantes na Capital

Até o mês de maio, o CRQ-IV fará reuniões, na Capital e no Interior, com professores que também atuam como representantes de seus cursos na entidade. A primeira delas ocorreu no dia 26/03, em São Paulo, e teve a participação de fiscais e de pessoal da área de atendimento do CRQ-IV. O objetivo desses encontros é apresentar uma atualização das informações relacionadas ao registro dos recém-formados no Conselho, já que uma das atividades dos representantes de cursos é fazer uma interface da entidade com os egressos, de modo a facilitar o procedimento que é obrigatório para o exercício da profissão.

A reunião foi coordenada pelo Químico Industrial Aelson Guaita, supervisor de Fiscalização do Conselho. Ele também aproveitou a oportunidade para reforçar que uma das atribuições do representante é proferir palestras em suas instituições sobre a regulamentação da profissão, o Código de Ética e o papel do CRQ-IV enquanto órgão de fiscalização. Tais palestras também devem abordar as ações do Conselho em defesa da profissão, bem como as relacionadas ao fortalecimento técnico da Classe. Esses professores também podem representar o CRQ-IV em algumas situações, como na entrega das licenças provisórias, durante as cerimônias de Colação de Grau.

Guaita lembrou que o CRQ-IV mantém programas destinados a reconhecer profissionais e estudantes de destaque. Entre eles, citou o Prêmio Lavoisier, que é entregue aos melhores alunos de cada turma de formandos (a indicação deve partir da própria instituição de ensino) e o Prêmio CRQ-IV, que estimula a pesquisa entre os estudantes de cursos da área, valorizando também o professor ou profissional que orientar a pesquisa.

O supervisor informou que o Conselho dará prosseguimento neste ano ao Programa de Divulgação da Química (PDQ), que prevê a realização de palestras, para alunos do Ensino Fundamental e Médio, a respeito da profissão de químico e das contribuições da química para o bem-estar da sociedade. A proposta do programa é desmistificar essa ciência, mostrar que o mercado de trabalho é bastante amplo e, com isso, estimular esses jovens a optar por uma carreira profissional na área. A maioria dos representantes de cursos já está engajada no PDQ e a expectativa é de que mais profissionais se integrem ao programa este ano.

Selo - Também foi solicitado aos participantes que façam gestões junto às instituições de ensino onde trabalham para que estas se interessem em obter o Selo de Qualidade CRQ-IV. Lançado em 2006, o Selo é um programa destinado a contribuir para a melhoria do ensino, a partir do reconhecimento público dos esforços das instituições em manterem um currículo e uma infraestrutura que proporcionem aos seus alunos uma formação que atenda às necessidades e exigências do mercado de trabalho.

Atualmente, há cadastrados no Conselho 874 cursos técnicos e superiores no estado de São Paulo, que são oferecidos por 544 escolas. Do total de cursos, 255 possuem representantes na entidade. Para ampliar e modernizar seu relacionamento com as instituições, o CRQ-IV vem trabalhando para estimulá-las a indicarem professores como seus representantes.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região