Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2014 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Proposto currículo para curso Técnico em Alimentos


Microbiologia, Bioquímica, Biologia, Hidrogenação, Reações com compostos aromáticos, Transgenicidade, Estudo dos órgãos e sentidos, Métodos e testes sensoriais, Fluxograma de processos biotecnológicos, Implementação de BPF, Interpretação de legislação e normas sanitárias e de rotulagem, Noções de APPCC, Noções de normas ISO relacionados à área e implementação do sistema BPL são algumas das matérias incluídas na sugestão de currículo para cursos destinados a formar Técnicos Químicos para a área de Alimentos, elaborada pela Comissão de Alimentos e Bebidas do CRQ-IV.

Composto de 17 páginas, o documento relaciona todas as disciplinas que deveriam ser oferecidas para preparar adequadamente os estudantes que tenham interesse em trabalhar como técnicos nesse importante segmento econômico. Conforme tabela abaixo, os conteúdos foram divididos em dez partes que, se ministradas conforme a sugestão, resultarão em um curso com um total de 1.600 horas/aula, sendo 422 delas para atividades práticas.

A sugestão de currículo está disponível para download na seção “Publicações” deste site.


Proposta da Comissão de Alimentos e Bebidas

Conteúdo

Carga horária

Teoria

Prática

Conhecimentos básicos

144

16

Química Orgânica

120

40

Química Inorgânica

120

40

Análises

64

256

Processos Industriais

174

18

Operações Unitárias

160

-

Administração

80

-

Gestão da qualidade e assuntos regulatórios

80

-

Complementares

156

52

Segurança, Saúde e Meio Ambiente

80

-



SUSPENSÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL APLICADA AO TÉCNICO EM QUÍMICA GERALDO FERNANDES PELICHO - CRQ-IV Nº 04444097

O Conselho Regional de Química–IV Região, no uso de suas atribuições conferidas pela Lei 2.800/56, consoante Acórdão de fls. 105 exarado no Processo Ético nº 77456, vem tornar pública a pena de SUSPENSÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL, na área da química, pelo período de 6 (seis) meses, a contar desta publicação, imposta ao Técnico em Química, Geraldo Fernandes Pelicho - CRQ-IV 04444097, por ter restado provado que agiu com conduta antiética na sua atuação profissional, enquanto Responsável Técnico pela empresa Arovida Ind e Com de Cosméticos Ltda.EPP, incorrendo nas infrações éticas previstas no Código de Ética dos Profissionais da Química (Resolução Ordinária 927/70), do CFQ, no Item II, subitem 2 (tópicos constantes do processo); Item III, Subitens 1.1 e 2.5; e Decreto-lei 5452/43 (CLT), art. 346, alínea “a”; e com fundamento no art. 346, parágrafo único, da CLT, combinado com o item II, subitem 2.2 da RO 9593/00, do CFQ.

São Paulo, 19 de fevereiro de 2014.
Manlio de Augustinis
Presidente do CRQ-IV


Anuidades

O CRQ-IV emitiu uma nova remessa de boletos para os profissionais e empresas que não quitaram suas anuidades até o prazo final (31/03). Conforme estabelecem a Lei 2.800/1956 e a Resolução Normativa nº 253/2013, sobre os valores originais foram acrescidas a multa de 20%, mais correção monetária pela taxa Selic. O prazo de vencimento desses boletos foi fixado para 08/05. O não pagamento implicará cobrança de mais acréscimos.

O pagamento da anuidade é obrigatório. Os profissionais e empresas que estiverem em dificuldades para atender a essa determinação deverão entrar em contato com o CRQ-IV para negociar um parcelamento. O contato poderá ser feito pelo telefone 11 3061-6060 ou pelo e-mail tesouraria@crq4.org.br.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região