Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2014 

 


Relação de Matérias   Próxima Matéria

Editorial


A íntima relação do futebol com a Química

A multidão de apaixonados que aguarda o pontapé inicial da Copa do Mundo talvez sequer tenha um dia imaginado a contribuição que a Química vem dando ao longo dos anos para aprimorar a principal estrela dos gramados. Capa deste número, o artigo de Vera Constantino mostra um histórico sobre como o desenvolvimento e a adoção de novos materiais fizeram a bola evoluir, contribuindo para que o futebol se consolidasse como o esporte mais praticado no planeta.

O recadastramento de peritos, o uso de CO2 vaporizado para combater incêndios e o Fórum de Ensino Técnico que o Conselho promoverá em maio são alguns dos outros assuntos abordados nesta edição.


Leitores - Coluna quer estimular a interação

Com vistas a criar mais um canal de comunicação entre o CRQ-IV e seu público, o Informativo pretende tornar fixa a coluna “Leitores”. Por ela, os profissionais, estudantes, representantes de empresas etc. que têm acesso à publicação poderão comentar as matérias publicadas, pedir mais esclarecimentos, fazer elogios, críticas, apontar erros e, principalmente, enviar sugestões que ajudem a tornar o periódico mais útil e interessante.

O endereço eletrônico crq4.informativo@gmail.com passa a ser o meio oficial para que os leitores possam fazer contato. Os e-mails serão respondidos tão logo forem recebidos. Na edição seguinte, resumos das mensagens e das respostas serão veiculados na versão impressa. Já os textos completos farão parte da versão on-line da mesma edição. Importante: ao escrever para o citado endereço, o remetente estará automaticamente autorizando o CRQ-IV a tornar público o conteúdo de sua mensagem, bem como, quando for o caso, a resposta enviada.

Confira as mensagens que fizeram referência à edição anterior:

Flúor I - Referente à matéria sobre possível falha na fluoretação (Informativo nº 125), gostaria de saber que quantidade de flúor foi adicionada à água no período de Nov/Dez 2013. Estou grávida e quero verificar com minha médica se o problema poderá prejudicar a formação de meu bebê.

Tamy Koreeda Aoki - S. Paulo/SP

Conforme consta na reportagem, as possíveis falhas na fluoretação foram verificadas em amostras coletadas entre janeiro e maio de 2013. Clique aqui para acessar o site do Conselho Regional de Odontologia, onde é possível verificar as dosagens.

Flúor II - Como o cloro, o flúor pertence à família dos halogênios. O cloro vem merecendo a atenção de pesquisadores quanto à possibilidade de contribuir para o desenvolvimento de certo tipo de câncer. Em função dessa suspeita, alguns países trocaram a cloração pela ozonização da água. Nos EUA, os médicos não prescrevem ingestão de flúor durante a gravidez por temerem o aparecimento de alguma doença. Também lá, diferentemente do que ocorre no Brasil, os cremes dentais para crianças de até 12 anos não contemplam flúor. Valeria a pena o CRQ-IV entrar nessa discussão e se posicionar sobre a obrigatoriedade da aplicação do flúor na água servida à população.

Luiz Celso Colombo - Piquete/SP

Os comentários foram enviados para análise da Comissão Técnica de Meio Ambiente do CRQ-IV.

Cobaias - O artigo de Octavio Presgrave sobre a proibição de testes com animais na produção de cosméticos é um alerta muito sério sobre os riscos a que os radicais, os desprovidos de conhecimento científico e os oportunistas podem estar submetendo a população.

Fernanda M. Khol - Triunfo/RS

Atraso - Devido ao fraco interesse das informações, em geral, contidas nestes informativos além de um forte viés com relação aos profissionais e os conteúdos que publicam neste espaço, soma-se agora ao fato de ter recebido o referido informativo de Jan/Fev no dia 06 de março de2014. Não seria possível o envio do mesmo em pelo menos na primeira quinzena do período bimestral que compreende o Informativo? (Em caso contrário o mesmo não serve como um informativo, aliás, não serve para nada!). Considerando a enorme estrutura deste Conselho (CRQIV) não é um depoimento de desleixo com o profissional o envio de um informativo desatualizado? (Acredito que exista um número considerável de pessoas qualificadas que trabalham neste Conselho e que atuam na composição, edição e expedição deste Informativo, não seria oportuno tornar este veículo um pouco mais profícuo!). Agradeço a oportunidade de poder contribuir para com este Conselho.

Francisco J. dos Santos - Araraquara/SP

A distribuição do nº 125 do Informativo CRQ-IV sofreu um atraso decorrente dos seguintes problemas:

  • A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), responsável pela distribuição do periódico, fez modificações em seu sistema postagens, eliminando o tipo “Impresso Especial” – que era até então por nós utilizado – colocando em seu lugar a modalidade “Mala Direta Postal”. Em que pese este CRQ-IV ter tomado, ainda em janeiro, todas as providências para se adequar à mudança, somente no dia 25 de fevereiro a ECT liberou um documento chamado “Cartão de Postagem” para que a distribuição tivesse início. Isso representou um atraso de quase uma semana, uma vez que o periódico estava pronto para ser postado desde o dia 19;

  • Quando a distribuição efetivamente começou, estávamos na semana que antecedeu o carnaval, período em que a ECT suspendeu a entrega de correspondências. Esta só foi retomada após às 12h do dia 05/03.

  • Por se o mais barato entre os disponibilizadas pela ECT, o contrato de “Mala Direta Postal” prevê que as correspondências podem levar, após a postagem, de cinco a sete dias para serem entregues aos destinatários. Não é possível ao CRQ-IV contratar um serviço mais rápido, posto que isso aumentaria substancialmente os custos de distribuição do Informativo;

Seja em função de greves de carteiros, qualidade do serviço de distribuição da ECT e até mesmo por possíveis problemas na produção industrial – que também é terceirizada – a distribuição do Informativo é um problema antigo e que de vez em quando volta à tona. Nossa programação prevê que a produção editorial seja fechada até o dia 30 do primeiro mês do bimestre e a que distribuição ocorra na segunda quinzena do mês seguinte. Os 15 dias entre o fechamento editorial e a distribuição são reservados para a editoração e impressão. Ocorre que nem sempre é possível manter esse cronograma, pois podem haver assuntos que precisam ser noticiados e cuja ocorrência se dá na semana seguinte ao prazo previsto para o fechamento. Podem ocorrer também feriados e, como relatado, imprevistos nas fases de impressão e distribuição.

Para reduzir tais inconvenientes, desde junho de 1999 temos disponibilizado em nosso site versões on-line de cada edição. Além de textos em HTML, os interessados também podem ter acesso às versões no formato PDF, que são exatamente iguais à versão impressa. A versão eletrônica da edição nº 125, por exemplo, foi disponibilizada dia 14/02.

Temos ciência que nem sempre os profissionais podem (ou querem) acessar o site do Conselho para se inteirar das notícias da entidade. Por isso, desde 2010 mantemos páginas nas redes sociais para facilitar e tornar esse contato automático. Estamos no Twitter desde maio de 2010; no Facebook, ingressamos em julho de 2011. Caso não tenha lido reportagem que publicamos sobre o assunto e queira mais detalhes sobre as vantagens de se integrar às redes sociais, sugerimos acessar a página http://www.crq4.org.br/informativomat_1124.

Com relação ao seu comentário sobre o suposto “fraco interesse das informações, em geral, contidas nestes informativos”, talvez não tenhamos entendido o contexto em que a frase foi colocada. Se o conteúdo do Informativo é irrelevante e o periódico “não serve para nada!”, por qual razão alguém reclamaria de atrasos na entrega dos exemplares?

Cabe observar que o Informativo CRQ-IV é uma publicação institucional e que, por essa característica, tem como objetivo principal noticiar e prestar contas das ações do Conselho. Estas podem envolver apenas a entidade – como exemplo, a apresentação do balanço que foi manchete na última edição – e aquelas que favorecem diretamente os profissionais, como os concursos que se destinam a reconhecer méritos (Prêmios CRQ-IV e Walter Borzani), e as promoções que facilitaram a participação de profissionais em eventos técnicos, como cursos, palestras, seminários, congressos e feiras, que foram destaque na edição nº 124.

Em que pese esse foco, o periódico também veicula notícias e artigos técnicos, estes produzidos por profissionais colaboradores, que interessam especificamente a determinados setores.

É claro que, até pelo pequeno espaço que dispomos, torna-se impossível atendermos aos anseios de todos os leitores. Quando publicamos, por exemplo, um artigo sobre cosméticos, o texto terá mais chances de chamar a atenção de profissionais que atuam nessa área do que daqueles que trabalham com tratamento de superfície ou que, como o senhor, desenvolvem produtos para o setor sucroalcooleiro. Tomando-se essa premissa como verdadeira, acreditamos que torna-se difícil, ou até precipitado, definir o que é ou não profícuo, uma vez que isso vai variar conforme o interesse de cada um por determinado assunto.

Sem a pretensão de torná-lo uma unanimidade, procuramos veicular no Informativo – bem como nas reportagens que são publicadas apenas em nosso site – conteúdos que atendam à média de nossos públicos. Muitas matérias, aliás, nascem de sugestões enviadas pelos leitores, razão pela qual ficaremos satisfeitos em continuar recebendo seus comentários, indicações de assuntos e até mesmo artigos de sua autoria. O sucesso e a qualidade de uma publicação está condicionado à colaboração de todos e não somente ao trabalho daqueles que a editam.

Aproveitamos a oportunidade para informar que um resumo de seus comentários e de nossa resposta serão publicados na próxima edição de nosso periódico. É possível que muitos leitores tenham queixas semelhantes, o que configura uma oportunidade para prestarmos esclarecimentos e ampliar o debate.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região