Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2014 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Anvisa automatiza registros


Medida alcança cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumes

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disponibilizou, em  janeiro, o Sistema de Automação de Registro de Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes. A partir de agora, todas as etapas de análise dos processos de cosméticos serão feitas eletronicamente, o que, segundo a agência, acelerará o trâmite dos processos, podendo até alguns pedidos serem liberados diretamente pelo sistema. Além de agilizar o processo, a mudança permitirá aos técnicos do órgão se concentrem na análise dos produtos de maior risco e impacto para a saúde da população, como cosméticos infantis, alisantes e protetores solares.

Uma das vantagens do novo sistema é a definição de parâmetros para as petições apresentadas pela indústria. Isso vai reduzir a possibilidade de erros ou da apresentação de processos em desacordo com a legislação. Um exemplo é a situação em que uma empresa inclua entre os ingredientes de seu produto uma substância não autorizada para cosméticos. Neste caso, o sistema avisará automaticamente sobre o erro, permitindo que o solicitante reveja o procedimento antes de submeter o pedido à Anvisa.

A empresa que já possui um cosmético notificado ou registrado poderá utilizá-lo como referência para peticionar um novo produto semelhante ao que a fábrica já lançou no mercado. Isto vai proporcionar redução no tempo gasto no pedido de autorização de novos lançamentos.

A automação também eliminará o trâmite de processos em papel na área de cosméticos da Agência. Os processos relativos a cosméticos que atualmente aguardam análise da autoridade sanitária também poderão ser transformados e processo eletrônicos.

O sistema dará mais agilidade na análise de produtos de um dos setores que mais crescem no país. Em 2012, o Brasil foi o terceiro mercado mundial de cosméticos em todo o mundo. Somente de 2007 a 2012, o número de pedidos da indústria de cosméticos para a Anvisa aumentou em 85%, saltando de 52.330 para 95.806  petições ao ano. Para os cosméticos registrados, que envolvem produtos de maior risco, o aumento foi de 64% no período de seis anos.

Acesse o sistema: http://cosmeticos.anvisa.gov.br/peticionamento





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região