Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2008 

 


Matéria Anterior   Relação de Matérias

Minicursos terão três apresentações em novembro


Com apresentações em São Paulo, Araraquara e Ribeirão Preto, será encerrada em novembro a edição 2008 dos Minicursos CRQ-IV. Patrocinado pela Caixa Econômica Federal, o programa teve início em julho, prosseguiu em setembro e terminará o ano contabilizando 16 apresentações, das quais terão participado cerca 600 profissionais residentes na Capital e em diversas cidades do Interior.

Veja na tabela ao lado os temas, as datas e os locais dos próximos minicursos. Para fazer a inscrição, basta telefonar para os números indicados, sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Observe os períodos de inscrição. A participação é gratuita.

Podem se inscrever apenas profissionais em situação regular, inclusive os desempregados que não recolheram a anuidade por terem solicitado e obtido a dispensa de pagamento. Estudantes cadastrados no Conselho também poderão se inscrever, mas sua participação ficará condicionada à existência de vagas não preenchidas por profissionais.

As informações sobre os currículos dos palestrantes, os tópicos que abordarão e os locais onde os minicursos serão realizados estão abaixo. Com no máximo dois dias antes de cada apresentação, na seção "downloads" deste site, serão disponibilizadas as apostilas em seus formatos originais (coloridas e com um slide por página). No dia do curso, o participante receberá uma apostila impressa, mas que estará em preto e branco e poderá conter até três slides por página.

Todos os minicursos começarão às 8h30, com previsão de término às 17h30. O ingresso nas salas estará liberado a partir das 8h. Como o objetivo de prestigiar os que cumprem o horário, a entrada daqueles que se atrasarem só será permitida após às 10h30. Os que chegarem depois desse horário serão considerados faltosos.

Permanece a regra que prevê a cobrança de uma taxa de R$ 195,00 de quem se inscrever e não comparecer sem prévio aviso. O valor, que se destinará a cobrir as despesas que o Conselho terá para proporcionar o benefício, será cobrado por meio de boleto bancário a ser enviado à residência do faltoso. Situações de força maior apenas serão analisadas se puderem ser comprovadas com documentos. Até o momento, nenhum participante precisou pagar essa taxa. Os dois únicos casos de ausências foram devidamente justificados.

Data
Cidade
Período de inscrição
Nome do minicurso
Apresentador
Inscrições
08/11
Ribeirão Preto
27/10 a 03/11(esgotadas em 30/10) Tratamento de água para caldeiras Químico e Físico José Otávio Mariano Silva, diretor geral da Aquaplan Tecnologia
(16) 3610-9575
22/11
Araraquara
10 a 14/11(esgotadas em 10/11) Segurança em laboratório químico Bacharel Adolfo Borges, diretor da Treinolab
(16) 3332-4449
25/11
São Paulo
12 a 19/11(esgotadas em 12/11) Validação em análise química Bacharel Flávio Leite, diretor da T&E Análitica
(11) 3061-6239

As ligações deverão ser feitas nos períodos indicados na tabela, das 9h30 às 15h.
Os cursos acontecerão das 8h30 às 17h30

 
 Tópicos e minicurrículos

Segurança em laboratório químico
  • Tópicos - Risco no manuseio de produtos químicos em laboratórios; Condições básicas para ter um laboratório seguro; Equipamentos de Proteção Individual e Coletivos usados em Laboratórios; Práticas corretas no manuseio de vidrarias e reagentes; Armazenagem de produtos químicos; Descarte de resíduos químicos; Incêndios, causas e controle.
     
  • Adolfo Borges é Bacharel em Química pelo Instituto de Química da U.S.P. (1975), tem 14 anos de experiência em laboratórios e análise instrumental, fornecendo treinamento e assessoria. Atuou como assessor técnico do do SENAI-SP na implantação da Escola Técnica de Química (S.B.C.-SP), quanto aos projetos e instalações, com ênfase na segurança dos Laboratórios.É consultor na área de Meio Ambiente e Segurança em Laboratórios. Tem arrtigos publicados em revistas técnicas nacionais e ministrou o curso de "Segurança em Laboratórios" para cerca de 4000 profissionais de mais de 150 empresas/instituições.
Tratamento de água para caldeiras
  • Tópicos - 1 - Água, suas impurezas e processos externos de tratamentos (clarificação, abrandamento, desmineralização, osmose reversa); 2 - Geração de vapor (tipos de caldeiras e como funcionam); 3 - Geração de vapor (parâmetros de controle, problemas ocasionados pela água (corrosão e incrustação), 4 - Tratamento de águas (objetivos, controle de corrosão e inscrustação, economia de água, cálculo do ciclo de concentração de operação, consumo de água X clico de concentração, consumo de água X custo de tratamento químico); 5 - Seção pós-caldeira - linhas de vapor e condesado (corrosão e arraste) 6 - Limpeza alcalina; 7 - Limpeza ácida; 8 - Casos históricos (registros fotográficos) e tratamentos não químicos; 9 - Sistema de resfriamento.
     
  • José Otávio Mariano Silva - Diretor Geral e principal Responsável Técnico da Aquaplan Tecnologia Ltda. Químico pela Universidade Mackenzie, Físico e Economista pela Universidade de São Paulo. Atua nas áreas de Tratamento de águas industriais e especialidades químicas desde 1968. Autor ou co-autor de numerosos trabalhos técnicos apresentados e publicados no Brasil e no exterior sobre tratamento de águas industriais, na Petrobras, Associação Brasileira de Corrosão, International Water Conference, National Association of Corrosion Engineers, Cooling Tower Institute, e Associação Brasileira de Cosmetologia.
Validação em análise química
  • Tópicos: 1 - A ferramenta Validação de Teor em análises; 2 - Análise qualitativa e quantitativa; 3 - Entendimento do conceito das Ferramentas de Validação: conceitos numéricos, seletividade/especificidade, recuperação, precisão, linearidade, exatidão, robustez, análises do dia-a-dia, incertezas; 3 Obtendo a condição analítica: impurezas; 4 - Rastreabilidade.
     
  • Flávio Leite: Bacharel em Química e Biologia, Mestre e Doutor em Química Analítica pela USP/São Carlos. Atuou como professor das disciplinas físico-química, química orgânica, química analítica qualitativa, quantitativa e instrumental. Orientou tese de pós-doutorado junto à Fapesp em núcleo emergente. Foi responsável pela célula de Métodos e Técnicas Analíticas do Centro de Pesquisas da Rhodia Brasil. Fundou e é diretor presidente da T&E Analítica Centro Analítico & Científico, sediada em Campinas/SP. Escreveu o livro Validação em análise química, cuja 5ª edição foi lançada este ano. Também são de sua autoria as obras Práticas de química analítica e Amostragem: fora e dentro do laboratório.
 Locais onde os minicursos serão realizados

Ribeirão Preto

Sleep inn Ribeirão Preto - Av. Presidente Kennedy, 1.400 - Bairro Ribeirânia - Telefone (16) 3019-8300 - Próximo da minirodoviária e do Novo Shopping. Estacionamento liberado para participantes do minicurso. Clique para ver o mapa.

Atenção: este hotel não é o mesmo onde ocorreu o minicurso realizado em setembro.

Araraquara

Hotel Shelton Inn - Rua Miguel Cortez, 35 - Vila Suconasa, próximo da rodoviária, telefone (16) 3322-0058. O estacionamento não estará disponível para quem não estiver hospedado.Clique para o ver o mapa.

São Paulo

Sede do CRQ-IV - Rua Oscar Freire, 2.039 - Pinheiros - Próximo da estação Sumaré do Metrô. Clique aqui para saber como chegar. Estacionamento liberado dentro da disponibilidade de vagas.

 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região