Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2013 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Inovação - Composto evita corrosão em metais


Estudo premiado pela Petrobras vira produto e será disponibilizado em breve

O rompimento das microcápsulas de poliestireno permite visualizar as cavidades internas que alojam os inibidores de corrosão

Uma pesquisa desenvolvida pelo Engenheiro Químico Fernando Cotting, sob a orientação da professora Idalina Vieira Aoki, da Escola Politécnica da USP, resultou em uma tinta composta por microcápsulas com cério e silanol que inibe a corrosão em materiais metálicos. Intitulado "Revestimentos com efeito de autorreparação para sistemas de transporte e armazenamento de petróleo e gás", o trabalho ganhou, em setembro, o Prêmio Petrobras de Tecnologia, categoria “Tecnologia de Logística e de Transporte de Petróleo, Gás e Derivados”, que avaliou várias dissertações de mestrado.

Cotting conta que, entre as linhas de pesquisa estudadas pelo grupo coordenado pela professora Idalina [do Laboratório de Eletroquímica e Corrosão – LEC], havia um projeto, engavetado, que propunha o desenvolvimento de revestimentos inteligentes. Seu objetivo era obter uma tinta aditivada com microcápsulas que, após sofrer um impacto, conseguisse se recuperar ou minimizar os efeitos causados pela corrosão sobre o aço carbono.

Idalina e Cotting ganharam prêmio

Geralmente utilizado na formação de filmes finos, o silanol foi uma das substâncias escolhidas para formar a tinta protetora, mesmo não sendo um inibidor de corrosão como o cério, que pertence à família dos lantanídeos. “Elementos como o cério são utilizados em concentrações próximas a 1000 ppm. A inovação do trabalho foi a combinação de silanol e cério para a utilização em baixas concentrações, principalmente do cério (apenas 50 ppm)”, explica o pesquisador. A melhor combinação resultou em uma eficiência de 95% para o aço carbono em um meio contendo um alto teor de cloreto de sódio.

Apesar da comprovação dos benefícios que pode gerar, o composto poderia ser um fator que aumentaria o custo final de produção de dutos e tanques devido à raridade do cério na Natureza. Porém, Cotting garante que a relação custo x benefício do produto é vantajosa.

“O cério é um ótimo substituto para inibidores de corrosão tóxicos e a combinação deste com o silanol resultou em um bom sinergismo, diminuindo a concentração de cério já utilizada por outros grupos de pesquisa”, compara. O cério, ressalta, aumenta a vida útil da tinta, gerando diminuição de gastos com a repintura de peças.

O potencial de aplicação das microcápsulas presentes na tinta anticorrosiva vai além de dutos e tanques de armazenamento de petróleo. A versatilidade engloba todos os setores da economia que necessitem de uma proteção extra em pinturas devido a eventuais danos causados por impactos. Eletrodomésticos, embarcações, aviões e automóveis, por exemplo, podem receber a proteção extra.

Produção - Depois de receber sondagens de indústrias interessadas nas microcápsulas, o grupo responsável pela pesquisa decidiu abrir uma empresa, denominada Nanocorr, que irá atuar no mercado de aditivos inteligentes para tintas e também prestará consultoria no combate à corrosão de metais. Segundo Cotting, a produção das microcápsulas está sendo dimensionada para uma escala industrial. “Em um prazo de seis meses, o produto deverá estar no mercado e poderá ser aplicado em qualquer superfície metálica a fim de que haja uma diminuição da repintura de peças”, informa.

O grupo também está desenvolvendo microcápsulas que serão capazes de regenerar a tinta danificada de uma peça pintada. Serão aditivados dois tipos de microcápsulas: um contendo a resina da tinta (chamado de “componente A”) e outro com o agente de cura (“componente B”). “Quando a tinta for danificada, haverá uma reação de polimerização entre os componentes, regenerando o local”, explica Cotting. Essa nova tecnologia se destina a superfícies que usam pintura a base de epóxi e de poliuretano e deverá estar disponível em um ano.








Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região