Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2008 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Farmácia: produtos de degradação será tema de curso


A Comissão de Farmácia do CRQ-IV e a recém-criada Associação Paulista dos Profissionais Químicos na Indústria Farmacêutica e Afins (APPQIFAR) realizarão, nos dias 13 e 14 de novembro, na sede do Conselho, o curso "Produtos de degradação em medicamentos: porque e como avaliar". Trata-se de um treinamento destinado a capacitar profissionais para atender a uma exigência relacionada ao guia para realização de estudos de estabilidade, publicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Como se sabe, o registro de medicamentos exige a definição de um prazo de validade para os produtos, o que é determinado por meio de estudos da estabilidade das formulações. A Anvisa publicou normas (guias) para realização desses estudos, nas quais são contemplados, dentre outros requisitos técnicos, a pesquisa dos produtos da degradação, de substâncias ativas e dos demais componentes presentes na formulação e que porventura venham a ser formados durante o prazo de validade proposto pelo fabricante.

A pesquisa envolvendo produtos de degradação como parte da documentação para registro de medicamentos está prevista desde a publicação, em 2002, da resolução RE 560/02. Sem ela, os registros estariam sujeitos ao atendimento de exigências técnicas ou mesmo ao indeferimento.

O curso será ministrado pelo Químico Industrial Ubiracir Fernandes Lima Filho, que tem doutorado em Vigilância Sanitária e durante alguns anos trabalhou na Anvisa. Como consultor independente, Lima Filho tem atuado na capacitação dos próprios técnicos daquela agência, além de vir ministrando o mesmo curso em várias cidades.

As bases farmacêuticas (efeitos toxicológicos) e legais (RE 01/05, Informe Técnico 1/08, FDA e ICH) que determinam a pesquisa de produtos de degradação, a discussão de mecanismos de formação, metodologias indicadas para a degradação forçada e as técnicas de isolamento e caracterização destas impurezas são assuntos que o curso tratará. Clique aqui para ler a ementa completa.

Inscrição - Poderão participar do treinamento apenas profissionais da química de nível superior de todo o País e universitários que estiverem nos dois últimos anos de seus cursos. A taxa de inscrição será de R$ 500,00, não havendo possibilidade de parcelamento. Profissionais registrados no CRQ-IV terão desconto de 20%.

As inscrições permanecerão abertas de 20/10 a 07/11 e deverão ser feitas pelo telefone (11) 3061-6239, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 15h. Ao reservar sua vaga, o interessado será informado sobre os dados da conta bancária da APPQIFAR para efetivação de um depósito identificado. A seguir, terá dois dias para fazer o depósito e enviar o comprovante para o fax nº (11) 3061-6005. Caso isso não ocorra, a reserva da vaga será cancelada. Para inscrições feitas em 06 ou 07/11, os comprovantes precisarão ser remetidos até o dia 07. Não serão aceitos cancelamentos de inscrições após o dia 11.

Na próxima edição, o Informativo publicará uma reportagem sobre a criação da APPQUIFAR.
 
 Ementa

 1 ) Estudos de Estabilidade 

Determinação do prazo de validade

  • Histórico
  • Conceitos
  • Interface com a Farmacovigilância
A determinação dos Produtos de Degradação faz parte dos requisitos para determinação do Prazo de Validade de medicamentos. São apresentados neste item, trabalhos que demonstram tal preocupação desde à década de 50, trabalhos este que iniciam as conceituações referentes ao tema.

Uma vez que estas impurezas geradas durante o prazo de validade até então não são detectadas ou caracterizadas, são potenciais causadores de efeitos adversos em pacientes, e, portanto, de foco e ação da Farmacovigilância.

 2 ) Conceitos técnicos e determinações legais para pesquisa de PDs
  • FDA
  • ICH
  • Anvisa
Historicamente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, se utiliza, além de outras fontes, de abordagens em forma de legislações internacionais teoricamente já experimentadas, e internaliza tais legislações, adaptando à realidade do parque industrial nacional.

Neste sentido são apresentas legislações da Comunidade Européia e dos Estados Unidos, que já contemplam formalmente a pesquisa dos Produtos de Degradação desde a década de 80. É traçado um paralelo entre as três resoluções da ANVISA, onde se avalia a evolução do tema no Brasil.

 3 ) Comportamento químico de Fármacos e Medicamentos
  • Estrutura molecular;
  • Formação e quebra de ligações químicas nos fármacos;
  • Interações Fármaco/excipiente/embalagem
Para uma compreensão sólida dos fatores que levam à degradação de componentes presentes nas diversas formas farmacêuticas, são apresentados primeiramente, os mecanismos de formação das principais ligações químicas presentes na estrutura química de Fármacos e Excipientes. Desta forma, são criadas observações críticas e a possibilidade de antecipar pontos frágeis nestas substâncias, tornando o profissional capaz de desenvolver métodos analíticos capazes de detectar qualquer impureza formada, e ainda, capaz de minimizar tais fragilidades e combinar de forma racional componentes com elevada compatibilidade química.

 4 ) Mecanismos das principais reações que causam degradação
  • Hidrólise
  • Oxidação
  • Fotólise
Com intuito de complementar do item anterior, aprofundam-se mecanismos, caminhos químicos, que as substâncias percorrem até gerar os Produtos da Degradação. Novamente, o aprofundamento deste conhecimento leva a formuladores e analistas uma ferramenta científica útil para antecipar problemas que venham a ocorrer durante o Prazo de Validade de Medicamentos.

 5 ) Desenvolvimento e validação de métodos analíticos indicadores de estabilidade

Procedimento experimental para degradação forçada
  • Hidrólise – ácida/alcalina
  • Oxidação
  • Fotoexposição
Dentre uma série de possibilidade, inclusive de riqueza de abordagens declaradas em trabalhos científicos, são apresentadas algumas marchas analíticas práticas, de simplicidade operacional e requerem baixo investimento para empresas de orçamentos mais modestos.

 6 ) Introdução ao isolamento, caracterização e quantificação de PDs
  • Cromatografia
  • IV
  • UV
  • RMN
  • EM
De acordo com o entendimento previsto legalmente, análises de baixa freqüência ou alta complexidade, podem ser terceirizadas em laboratórios capacitados. Neste sentido, são apresentados os principais métodos para identificação espectrométrica de substâncias, com o intuito de criar um mínimo de conhecimento que seja capaz de avaliar os resultados declarados pelo laboratório terceirizado.

Esta abordagem reside no fato que o profissional da empresa detentora do registro será responsável por preparar um relatório técnico a ser anexado à documentação de Registro. Neste Relatório, o profissional deverá ser capaz de discutir claramente a ausência ou presença em quantitativo permitido de Produtos de Degradação.

Bibliografia:
  • Prediction of Stability of Drugs and Pharmaceutical Preparations. Garret, E.R.; J. Pharm. Sci.; 51, 811, 1962
  • A comprehensive Pharmaceutical Stability Testing Laboratory; Lachman, L; Cooper, J.A.; J. Pharm. Assoc.; 48, 226, 1959.
  • Connors, A.K., Amidon, G.L., Stella, V.J.; “Chemical Stability of Pharmaceuticals”; John Wiley & Sons, 1994.
  • House, H.O., “Modern Syntetic Reactions”, Benjamin-Cummings., 1972.
  • Worldwide Virtual Temperatures for Product Stability Testing; Haynes, J.D.; J. Pharm. Sci.; 60, 6, 927, 1971
  • Lowry, T.H, Richardson, K.S., “Mechanism and Theory in Organic Chemistry”, Harper & Row, 1987.
  • Bakshi, M.; Singh S. Development of validated stability-indicating assay methods—critical review; Journal of Pharmaceutical and Biomedical Analysis 28 (2002) 1011–1040, e artigos relacionados.
  • Stability Testing of New Drug Substances and Products, ICH, Harmonized Tripartite
  • Stability Testing of New Drug Substances and Products - Guidance for Industry, FDA, Draft Guidance.
  • Guia para Realização de Estudo de Estabilidade – RE 560/02, RE 398/04 e RE 01/05
  • Identificação Espectrométrica de compostos orgânicos; R.M.Silverstein, G.C.Basser,. T.C.Morril
  • Artigos científicos relacionados, publicados em revistas indexadas.
 Contatos

Apenas para o envio de perguntas relacionadas ao conteúdo do curso, os interessados deverão escrever para ubiracir@yahoo.com.br. Mensagens contendo assuntos de natureza administrativa não serão respondidas.

Questões referente à inscrição, local de realização e pagamentos deverão ser feitas pelo telefone (11) 3061-6239, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 15h.

 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região