Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2013 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Conselho comemorou o Dia do Profissional da Química


Durante evento realizado em 13 de setembro, o CRQ-IV prestou homenagem e premiou os participantes dos concursos públicos que promoveu. A data oficial da Classe é 18 de junho, mas a cerimônia comemorativa deste ano precisou ser adiada em virtude de o auditório do Conselho ter passado por reforma, só concluída em setembro. As fotos a seguir mostram os principais momentos da cerimônia, que reuniu 167 pessoas entre profissionais, estudantes e seus familiares. O evento foi patrocinado pela Qualicorp Corretora de Seguros e pelo Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos de São Paulo.


No discurso de abertura, o presidente Manlio de Augustinis apresentou um resumo das obras de modernização do auditório e de outras dependências da sede. Também mostrou dados relativos aos totais de profissionais e empresas registrados no Conselho e suas respectivas áreas de atuação. Relacionou, ainda, ações desenvolvidas pela entidade para apoiar o setor.

 

 

Da esquerda para a direita, as fotos mostram: 1) O professor Silvio Miranda, integrante da Comissão de Ensino Superior do CRQ-IV, apresentou o programa Selo de Qualidade para cursos de Nível Superior da área química. A iniciativa destina-se a certificar os melhores cursos, contribuindo para que se tornem referências para estudantes e para empregadores. Clique aqui para mais detalhes. 2) As premiações começaram pelos ganhadores da Olimpíada Paulista de Química (OPQ), promovida pela Associação Brasileira de Química. Na primeira foto, o diretor do Instituto de Química da USP, Fernando Rei Ornellas, entrega o prêmio conquistado por Aline Bruno Figueiredo ao professor Vinícius Freaza, que representou a estudante. Ambos são do Colégio SEB – COC Lafaiete, de Ribeirão Preto. Ao lado, Guilherme Renato Martins Unzer, do Colégio Etapa, de São Paulo, recebe o Prêmio Talentos Braskem, que integra a OPQ, do professor Ivano Gutz (IQ-USP), organizador da competição acadêmica.

 

 

O Prêmio CRQ-IV - Modalidade Química de Nível Médio foi conquistado pela ETEC Drº Adail Nunes da Silva, de Taquaritinga. Da esquerda para a direita, Andreza Zambelli, que representou a direção da escola; Célia Labibe Abud, orientadora do trabalho; o estudante Cainã Oliveira; o presidente do CRQ-IV, Manlio de Augustinis; e as estudantes Sabrina Dorta e Amanda da Costa. Clique aqui para assistir ao vídeo onde os autores falam sobre seu trabalho. Na foto ao lado, a senhora Dilza Mantovani mostra placa que recebeu em homenagem póstuma ao seu irmão, Darci Bassi, um dos idealizadores do curso daquela ETEC e que faleceu este ano.

 

Grupo da Unifesp, de Diadema, conquistou o Prêmio CRQ-IV - Modalidade Química de Nível Superior. Da esquerda para a direita, o prof. Heron Dominguez Torres da Silva, que representou a instituição do ABC paulista; a professora Laura Oliveira Péres Philadelphi (orientadora do trabalho); Manlio de Augustinis; e o aluno Andrei Sakai. O trabalho também teve a orientação do professor Luciano Caseli, que não pôde participar da cerimônia. Clique aqui para assistir ao vídeo onde os autores falam sobre seu trabalho.

Na modalidade Engenharia da Área Química, o Prêmio CRQ-IV foi conquistado pela aluna Luana Cecília Mello Cantagesso, e seu orientador, o professor Luiz Alberto Jermolovicius, do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano do Sul. Clique aqui para assistir ao vídeo onde os autores falam sobre seu trabalho.

 

Um dos principais nomes na área de pesquisa e difusão das Terras-Raras no Brasil, o professor Osvaldo Antonio Serra (e), da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da USP - Ribeirão Preto, foi o ganhador da primeira edição do Prêmio Walter Borzani. O nome do concurso é uma homenagem ao ex-conselheiro federal, falecido em 2008 e que foi responsável pela instalação do CRQ-IV, ocorrida em 1957.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região