Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2013 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Site passa a oferecer consulta de registros


Sistema permite ao cidadão verificar regularidade de empresas e profissionais

O CRQ-IV passou a oferecer um novo serviço para a sociedade: a disponibilização de alguns dados das empresas e profissionais registrados na entidade, que poderão ser consultados diretamente na página www.crq4.org.br/consulta_publica. A iniciativa possibilita ao consumidor que tiver dúvidas sobre a procedência de um produto químico verificar se a empresa e seu Responsável Técnico (RT) existem e se estão regularizados. Os dados abrangem apenas o Estado de São Paulo, que é a jurisdição do CRQ-IV.

Os produtos químicos precisam ter em seus rótulos o CNPJ do fabricante e o nome do Responsável Técnico. O novo serviço possibilitará ao interessado checar se essas informações conferem com as cadastradas no CRQ-IV.

A novidade também é útil para as empresas e profissionais que desejarem verificar on-line sua situação no Conselho. Por exemplo, a empresa que estiver em processo de contratação poderá iniciar a seleção verificando a regularidade dos candidatos. Esse cuidado é essencial para evitar a escolha de alguém que, por possuir pendências no CRQ-IV, não poderá exercer atividades na área. Por sua vez, profissionais poderão consultar o sistema para checar se possuem pendências e evitar, dentro do exemplo acima, serem desclassificados de um processo seletivo por esta razão. A não entrega de documentos ou ser portador de licença provisória vencida estão entre as pendências que podem ser apontadas pelo sistema.

Na seção destinada aos profissionais, é possível realizar a pesquisa por nome (ou parte dele), número de registro no CRQ-IV ou número do CPF. Se o profissional estiver na base de dados, o serviço informará seu nome completo, número do registro, habilitação (título profissional), cidade onde reside e sua situação cadastral. Este último dado poderá ser exibido da seguinte maneira: “Registro ativo”, significando que está apto a exercer a profissão; “Registro ativo, mas possui pendências”, o que recomendará uma consulta ao CRQ-IV para verificar quais são elas e se o impedem de exercer atividades; “Registro suspenso”, indicando a impossibilidade de exercício profissional por imposição de penalidade ética pelo Conselho.

Já a busca por pessoas jurídicas pode ser feita pela razão social (ou parte dela), número de registro no CRQ-IV ou número do CNPJ (ou pelo menos os oito primeiros dígitos). Não é, portanto, possível pesquisar pelo nome fantasia da empresa ou pelo produto que fabrica. Se a empresa estiver registrada, serão fornecidas as seguintes informações: razão social completa, nome fantasia (se houver), CNPJ, número do registro no CRQ-IV, cidade onde está instalada e situação cadastral. Também serão informados os dados do(s) respectivo(s) Responsável(is) Técnico(s). A situação cadastral indicará se o registro da empresa está ativo ou se possui pendências. Neste caso, é recomendável uma consulta ao Conselho para obter detalhes do problema. Uma pendência pode ser, por exemplo, que a empresa está operando sem a supervisão de um Responsável Técnico, condição que é considerada irregular, pois implica riscos à qualidade e segurança dos produtos.

Proteção – Além dos dados dos profissionais ou empresas, o formulário de pesquisa inclui um campo para que o interessado digite um código. Chamado de “captcha”, ele é gerado a cada consulta e se destina a tornar o banco de dados mais seguro contra a ação de hackers. Também serve para evitar que as pesquisas sejam feitas pelos chamados “robôs”, que são programas que poderiam fazer consultas infinitas, sobrecarregando o servidor do Conselho e tornando o sistema lento.

Exceto quando se tratar de imposição de penalidade ética, os resultados das pesquisas não detalharão outras eventuais pendências. Para obter informações a respeito, o interessado deverá entrar em contato com a Central de Atendimento do Conselho, pelo telefone 11 3061-6000, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 15h. Esses atendimentos não revelarão outros dados cadastrais, mas apenas a natureza das pendências e as providências que deverão ser tomadas para que sejam sanadas.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região