Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2008 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Literatura - Validação e efluentes são os temas do bimestre


 
O Informativo deste bimestre destaca os lançamento de novas edições, revistas e ampliadas, de dois livros divulgados anteriormente pelo periódico e que despertaram grande interesse por parte dos leitores. Assim como ocorreu naquelas oportunidades, serão sorteados exemplares entre os profissionais e estudantes em situação regular no Conselho. Para participar, envie carta, fax ou e-mail crq4.comunica@totalwork.com.br) para a Assessoria de Comunicação da entidade. No campo assunto do e-mail ou fax ou no envelope da carta escreva a palavra "Sorteio", seguida do nome da obra de interesse. Será necessário enviar correspondências separadas para concorrer aos dois livros. Informe seu nome, endereço e nº de registro no Conselho. O sorteio acontecerá dia 03 de novembro, sendo os nomes dos contemplados divulgados neste site.

Validação em análise química - A consagrada obra do Químico Flávio Leite chega à quinta edição mantendo a mesma linguagem direta e reforçando a intenção de permitir aos analistas o fácil entendimento de que a validação de métodos é uma ferramenta inserida num conjunto de situações que possibilitarão a melhoria da confiabilidade dos resultados obtidos.

Com a didática de quem atuou muitos anos como professor, o autor faz uso desta nova edição também para tratar de temas polêmicos nos meios químicos e farmacêuticos, como rastreabilidade e impurezas de degradação. Este segundo assunto, aliás, será tema de curso marcado para novembro no CRQ-IV (veja página ao lado).

O Informativo sorteará um exemplar. O preço de cada da obra é de R$ 64,00, podendo ser adquirida no site da Editora Átomo ( www.atomoealinea.com.br ).

Tratamento de efluentes em indústrias galvanotécnicas - Em sua segunda edição, o livro escrito pelo Engenheiro Químico Julio Valenzuela se propõe a mostrar conceitos, fundamentos e técnicas pertinentes ao tratamento dos efluentes industriais líquidos, gasosos e a disposição final dos resíduos gerados de acordo com a legislação ambiental.

Os capítulos mostram processos físico-químicos utilizados, suas reações químicas, equipamentos e instrumentação recomendados ao correto tratamento dos efluentes. Disponibiliza gráficos e tabelas, apresentando técnicas e cuidados químicos na utilização de reagentes empregados nesse trabalho, bem como orienta o gerenciamento da estação de tratamento de efluentes. Possui, ainda, capítulos sobre a legislação ambiental vigente em diversos estados, súmula dos padrões de emissão e tabelas práticas de monitoramento.

Serão sorteados quatro exemplares. O preço de capa da obra é de R$ 35,00, podendo ser adquirida na Livraria Martins Fontes, telefone (11) 2167-9900.

 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região