Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2013 

 


Matéria Anterior   Relação de Matérias

Minicursos - Programa chegará a mais duas cidades


Araraquara e Piracicaba terão cursos em setembro e outubro. Confirmados novos eventos para Campinas e SP

As cidades de Araraquara (21/09) e Piracicaba (26/10) serão as próximas a receberem minicursos. “Aplicação das ferramentas da qualidade” será o tema em Araraquara, enquanto os profissionais de Piracicaba e região terão a oportunidade de estudar o “Gerenciamento de passivos ambientais”. Também foram agendadas novas apresentações para São Paulo (28/09 – “Manutenção Produtiva Total aplicada às Indústrias Químicas”) e Campinas (19/10 - “Gestão estratégica de produção com ênfase em lean manufacturing”). A primeira apresentação desse treinamento ocorreu em São Paulo. Como o interesse pelo curso surpreendeu, foi agendada uma nova apresentação também para atender o pessoal do Interior.

A edição 2013 do Programa Minicursos CRQ-IV já promoveu dez treinamentos, sendo quatro na Capital e seis no Interior (Bauru, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Campinas, Santos e Ribeirão Preto). Em seu oitavo ano consecutivo, o programa prevê a oferta de cursos gratuitos focando diversos ramos da química. Além dos conteúdos, que incluem a aplicação de dinâmicas e exercícios para melhor fixação das técnicas ensinadas, os participantes recebem material didático e refeições. Podem participar do programa profissionais em situação regular no Conselho e estudantes cadastrados.

A iniciativa, que sempre contou com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, passou a receber este ano apoio financeiro do Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos de São Paulo (Sinquisp).

Já noticiada na edição anterior do Informativo, o primeiro treinamento deste ano, sobre corantes, ocorreu em 25 de maio, na cidade de Bauru.

O Químico Industrial Sérgio Antonio Gonçalves, especialista em análise de risco, emergências químicas e segurança industrial, foi o palestrante do curso de São José do Rio Preto, realizado no dia 08 de junho. Aluna daquele evento, a Bacharela em Química Giovana Gavioli Graciano, 28 anos, destacou que “a interação do instrutor com os participantes foi fundamental para o entendimento e o esclarecimento de várias dúvidas”. Ela também avaliou que ao manter o programa de minicursos “o Conselho demonstra se importar com a capacitação dos profissionais. Todos se sentem valorizados e satisfeitos por ter acesso a conhecimentos essenciais”.

Oferecer uma visão geral dos requisitos da Norma NBR ISO 14001:2004, base para implementação de um Sistema de Gestão Ambiental, foi a proposta do minicurso apresentado pelo Engenheiro Químico Carlos Roberto Bernardo no dia 15 de junho, em São José dos Campos. O Técnico em Monitoramento e estudante de Engenharia Ambiental Luciano Ricardo da Silveira, de 36 anos, contou que procurava há muito tempo um curso sobre o assunto e verificou que um treinamento como o proporcionado pelo CRQ-IV não saía por menos de R$ 800,00. “Se colocarmos nessa conta as despesas com locomoção e alimentação, o valor seria bem maior”, contabilizou.

Distância – Já é uma tradição dos minicursos receberem profissionais que percorrem grandes trajetos para participar. Um dos casos que mais chamou a atenção até agora foi o de Ariane Maziero Santos, de 29 anos. Licenciada em Química, ela faz mestrado na Unesp de Ilha Solteira e se deslocou até Santos, onde no dia 13 de julho ocorreu o minicurso sobre análise instrumental – ministrado pela doutora em Química Analítica Thais Vitória da Silva Reis –  percorrendo para isso 750 quilômetros. A profissional disse ter se interessado pelo treinamento por estar relacionado com sua pós-graduação, desenvolvida na área da Química dos Materiais.

O interior paulista havia sediado dois outros encontros: “Política Nacional de Resíduos Sólidos” (29/06), em Campinas; e “Biotecnologia aplicada a processos industriais” (20/07), em Ribeirão Preto.

Já na sede do CRQ-IV, em São Paulo, foram feitos quatro minicursos. Em 19 de julho, a Engenheira Química Tamara Gers Dimitrov falou sobre assuntos regulatórios para registro de cosméticos e saneantes domissanitários. Apesar de o curso ter sido muito elogiado, vários participantes pediram que, em futuras edições, seja promovido um curso para cada segmento, reivindicação que está em análise. No dia seguinte foi a vez do Bacharel em Química Cássio Giovanni abordar o gerenciamento de resíduos químicos em serviços de saúde. A adoção da chamada “manufatura enxuta” como ferramenta para gerenciar a produção foi o assunto apresentado pela Bacharela em Química Giovana Povia Girotto, no dia 27 daquele mês, e que será reapresentado, em outubro, na cidade de Campinas. Finalmente, nos dias 09 e 10 de agosto, ocorreu o minicurso cujas vagas foram preenchidas poucas horas após as inscrições terem sido abertas: “Polímeros termoplásticos, termofixos e elastômeros: características e ensaios de laboratório”, apresentado pelo Químico Industrial Odair José Morassi.

Para agosto estavam agendados minicursos paras as cidades de Sorocaba (dia 17 - “Gerenciamento de resíduos sólidos – da geração à destinação”) e Santos (dia 24 – “Desafios e oportunidades para os químicos no pré-sal”).

O CRQ-IV continuará buscando viabilizar a inclusão de mais minicursos para este ano. Clique aqui para acompanhar as novidades.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região