Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2013 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Uma vida dedicada à profissão


Conheça a história do Engenheiro Industrial – Modalidade Química Carlos Vicente Ferrero,
funcionário da Companhia Brasileira de Cartuchos há 60 anos

Aos 88 anos, o Engenheiro Industrial – Modalidade Química Carlos Vicente Ferrero nem pensa em aposentadoria definitiva. Com uma trajetória singular na área, o profissional trabalha desde 1953 para a mesma empresa, a Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), sediada em Ribeirão Pires, na região metropolitana da Capital.

Paulistano nascido a 7 de julho de 1925, Ferrero demonstrava gostar de fazer experimentos desde criança e – diriam os que acreditam em destino – parece que seu futuro profissional começou a se desenhar desde aquela época: com os amigos, costumava fabricar revólveres de espoleta utilizando cabos de guarda-chuva. “Colocávamos pólvora com pedrinhas e atirávamos nas turmas de outros bairros para defender o nosso território”, lembra ele.

No terceiro ano do curso ginasial no Colégio Nossa Senhora do Carmo, Ferrero se interessou pela Química. Para fazer os experimentos que aprendia nos livros, como a formulação da pólvora preta, comprava os materiais necessários, como salitre e enxofre. “Acabava sendo mais barato produzir a pólvora em casa”, ressalta.

Cursou graduação em Engenharia Industrial – Modalidade Química na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), então ligada à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). No período, fez um estágio na Laminação Nacional de Metais, em Santo André. Depois de se formar, em 1952, procurou emprego em uma perfumaria e em uma fábrica de lubrificantes. Ambas, no entanto, não lhe agradaram já nas entrevistas especialmente pela intensidade dos aromas típicos dessas indústrias. Por isso, continuou sua busca pela primeira oportunidade e a encontrou na Wheaton Brasil, fabricante de embalagens de vidros.

Depois de aproximadamente seis meses, estava desmotivado na empresa e viu em um anúncio de jornal a chance de mudar para outro segmento: uma vaga para engenheiro de controle de qualidade na Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), que na época pertencia à multinacional americana Remington Arms Company e era sediada no distrito de Utinga, pertencente ao município de Santo André.

Ferrero lembra que, naquele tempo, um dos significados para o termo “cartucho” era a denominação dos sacos de papel utilizados para embalar produtos a granel como arroz, por exemplo, encontrados nas vendas e feiras da cidade. A surpresa veio quando soube que a CBC produzia outro tipo de cartucho, o que embala munições, e também pólvora, misturas iniciadoras e armas. “Quando fiz estágio na Laminação Nacional de Metais, ouvia os tiros dos testes que a CBC realizava, pois a fábrica era em Utinga. Nunca imaginei que um dia trabalharia ali”, conta.

No final de junho de 1953, a CBC entrou em contato com Ferrero e lhe convidou para trabalhar na empresa a partir de 1º de julho. A expectativa inicial era permanecer por um ou dois anos, mas o Engenheiro viu ali uma série de oportunidades de crescimento profissional, participando do desenvolvimento de inovações tecnológicas.

No ano seguinte, a CBC passou por uma reestruturação que criou o Departamento Técnico de Pesquisa e Desenvolvimento (DTPD), no qual Ferrero passou a trabalhar. Inicialmente, atuava na fabricação de cartuchos utilizados em armas de caça. Entretanto, a partir da década de 1960, a CBC passou a ter uma divisão dedicada a produtos diversos, que atendiam a outros segmentos. Nela, Ferrero ajudou a desenvolver desde tampas para perfumaria até terminais engastados de cabos de bateria para veículos e peças para máquinas de lavar roupa.

“Uma das épocas em que mais corríamos era quando ocorria o concurso Miss Brasil. Havia uma demanda considerável por embalagens de produtos para maquiagem, como batons e pó-de-arroz. Também fomos responsáveis pela produção das embalagens das primeiras canetas das marcas Parker e Pilot fabricadas no Brasil”, relata.

Sobre o seu registro no CRQ-IV, Ferrero recorda que este aconteceu somente em março de 1958, após uma solicitação da entidade direcionada à CBC. Como havia se formado antes da criação do Conselho Federal de Química e dos primeiros Conselhos Regionais, em 1956, registrou-se no Ministério do Trabalho, então responsável pela fiscalização da atividade química.

A divisão de produtos diversos acabaria sendo extinta em 1990 devido a mudanças no controle acionário da CBC, que havia deixado de pertencer à Remington no ano anterior. Em 1991, o DTPD mudou-se para a sede da empresa em Ribeirão Pires.

Dois anos mais tarde e contabilizando quatro décadas de serviços prestados, Ferrero se aposentou. Contudo, devido à vasta experiência acumulada, a CBC o recontratou pouco tempo depois para trabalhar como um consultor. Passou a orientar os engenheiros mais novos e também a coordenar os testes exigidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a exportação de munições e armas. Respeitado por todos na empresa, é humilde ao afirmar que sabe apenas uma “pequena parte” de todo o conhecimento da área, o que procura passar aos mais jovens.

Marcas – Ferrero elegeu como seu marco mais importante na trajetória de 60 anos na CBC a construção da fábrica de misturas iniciadoras em Ribeirão Pires. De 1965 a 1969, o audacioso projeto que mudou as instalações de Utinga (distrito de Santo André) para a cidade da região metropolitana da Capital demandou tempo e análises criteriosas para a escolha de materiais e de aparelhos que seriam utilizados na nova planta.

A CBC era uma das únicas empresas que utilizava fulminato de mercúrio, que depois foi substituído por outros dois elementos: estifinato de chumbo e tetrazeno. Ferrero teve grande participação nesse processo, especialmente após a construção da fábrica que passou a realizar o processamento das chamadas misturas iniciadoras, que contêm os elementos detonantes responsáveis pelos disparos das munições. Atualmente, as misturas são feitas com diazol, nitrato de estrôncio, pólvora e tetrazeno.

Para aprender mais sobre o assunto, em 1975, Ferrero fez um estágio de três meses nos EUA, durante o qual visitou duas unidades da Remington Arms localizadas nas cidades de Bridgeport (Connecticut) e Lonoke (Arkansas).

As embalagens de munições precisam ser submetidas a uma série de avaliações. No Brasil, só se faziam testes de queda e compressão, mas a partir do ano 2000, passou-se a utilizar os procedimentos exigidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) a fim de que os produtos comerciais e também os que serão usados para fins militares tenham autorização para ser exportados. Ferrero também contribuiu com o seu conhecimento como representante da CBC junto à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Ao ser homenageado pela empresa no último dia 4 de julho, Ferrero custou a conter a emoção. “Se sofresse do coração, certamente teria tido algum problema”, conta. Ele recebeu um troféu com referências a todos os produtos nos quais participou do desenvolvimento, além de uma placa especial. O Conselho também lhe prestou uma homenagem, concedendo uma placa parabenizando-o pelos 60 anos de trabalho na CBC. Esta, aliás, foi a segunda homenagem feita pelo Conselho a Ferrero: em  2009, a entidade lhe concedeu uma placa de honra ao mérito por ser ele, na época, o Engenheiro Industrial – Modalidade Química ainda em atividade com o registro mais antigo.

Teve três filhos com Mira Ivone (já falecida), com quem foi casado por 59 anos: Vicente Carlos (médico neurologista), José Antônio (engenheiro civil) e César Augusto (dentista, também falecido). O único que seguiu os passos do pai, ainda que em outro departamento (manutenção), foi José Antônio, que trabalhou durante 17 anos na CBC. Tem ainda dois netos e uma neta.

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h05, Ferrero cumpre mais do que o seu expediente regular. “Faço o que gosto. É por isso que estou aqui até hoje e quero continuar trabalhando”, finaliza o veterano profissional.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região