Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 2013 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Minicursos - Interior abre programação de 2013


A edição 2013 dos Minicursos CRQ-IV teve início em 25 de maio, na cidade de Bauru, com um treinamento sobre uso de corantes nas indústrias de bebidas e alimentos. No dia 8 de junho, em São José do Rio Preto, o programa discutiu a gestão de resíduos industriais e de laboratórios, com ênfase nos setores de alimentos, açúcar e álcool. No fecha- mento desta edição, as cidades de São José dos Campos, Campinas e Santos seriam as próximas a serem atendidas.

Em seu oitavo ano consecutivo, os minicursos são gratuitos e abertos a profissionais e estudantes em situação regular no Conselho. Patrocinado desde o seu início pela Caixa Econômica Federal, o programa também passou a contar, este ano, com o apoio financeiro do Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos de São Paulo (Sinquisp).

O instrutor do treinamento de Bauru foi o Bacharel em Química e Mestre em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos Paulo Garcia de Almeida, que falou sobre a importância do uso de corantes nas indústrias de alimentos e bebidas. Entre outros, ele abordou pontos como aditivos alimentares - corantes, corantes naturais, corantes sintéticos, legislação e tendências x saúde. No vídeo abaixo, Garcia deu detalhes sobre o assunto e explicou as competências que o curso pretendeu proporcionar aos participantes.



Além de Químicos residentes em Bauru, o encontro reuniu profissionais de Bariri, Monte Alto, Assis, Marília e até de cidades mais distantes, como São Paulo e São José dos Campos, que ficam, respectivamente, a 330 km e 415 km do Fenícia Palace, hotel onde o curso foi apresentado.
A realização do evento esteve ameaçada. Apesar de Bauru fazer parte do roteiro de minicursos há vários anos, o fechamento de turma só ocorreu em meados da semana, depois de o CRQ-IV ter prolongado o prazo de inscrições. Para que um curso se viabilize, é necessário o preenchimento de pelo menos 25 das 30 vagas disponíveis. Do contrário, o custo do evento se torna muito elevado. Em situações assim, é mais produtivo que os recursos do patrocínio, que são escassos, sejam direcionados para regiões onde os profissionais demonstram mais interesse em se atualizar. Os minicursos são gratuitos. Além do treinamento propriamente dito, os participantes recebem material didático e alimentação.
 
A confirmação do curso em Bauru teve a importante colaboração do Técnico Químico Matheus Correa Brito, de 28 anos, que trabalha no laboratório da Universidade Sagrado Coração. Ao longo das duas últimas semanas, ele fez uma "campanha" no Facebook para estimular seus colegas a participarem. "Bauru tem potencial econômico e por isso é importante que os profissionais da região participem de eventos como esse", disse. Ele explicou que resolveu colocar mensagens de estímulo na página do CRQ-IV no Facebook ao perceber que as inscrições estavam fracas no início.

O esforço pessoal é a base do sucesso profissional e Allan Santana Ribeiro, de 23 anos, leva esse princípio a sério. Morador em São José dos Campos, o Técnico em Química e estudante de Engenharia Química dormiu algumas horas de sexta-feira para sábado, saiu de casa por volta das três da manhã e viajou cerca de cinco horas para participar do minicurso. Ribeiro é funcionário da Wow Nutrition, fábrica de sucos instalada em Caçapava, onde trabalha como auditor, realizando análises físico-químicas e análises de produtos acabados. A oportunidade de aprimorar a carreira e ampliar o reconhecimento de seu currículo perante o mercado de trabalho foram as razões que o motivaram a percorrer os mais de 400 km que separam as duas cidades. Ribeiro retornou a São José no final do dia.

Resíduos - O instrutor do minicurso de São José do Rio Preto foi o Químico Industrial Sérgio Antonio Gonçalves, especialista em Análise de Risco, Emergências Químicas, Segurança Industrial e Gestão de Crises, que falou sobre a gestão de resíduos gerados por laboratórios e indústrias, com ênfase em dois setores representativos da economia na região de São José do Rio Preto: o sucroalcooleiro e o de alimentos. Entre os tópicos do treinamento estiveram os destinos e as tecnologias que estão sendo desenvolvidas e que já estão sendo aplicadas no reaproveitamento dos resíduos, como geração de energia, etanol de 2ª geração e fibras alimentares solúveis. Um resumo geral do conteúdo é fornecido pelo palestrante no vídeo abaixo.


Para a Bacharel em Química Ambiental Giovana Gavioli Graciano, 28 anos, o palestrante conseguiu transmitir um amplo conteúdo dando atenção especial aos principais conceitos envolvidos. "A interação do instrutor com os participantes foi fundamental para o entendimento, pois várias dúvidas puderam ser esclarecidas", relata. Ela ainda enfatizou a importância da realização de minicursos em cidades do interior. "O Conselho demonstra se importar com a capacitação dos profissionais. Todos se sentem valorizados e satisfeitos por ter acesso a conhecimentos essenciais", diz.

O fato de São José do Rio Preto ter recebido um minicurso atraiu a atenção de uma profissional que reside na cidade, a Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas Juliana Kelly Praconi, 29 anos. "É muito bom quando os profissionais do interior também podem participar, pois assim é possível se manter atualizado. No caso deste minicurso, várias normas foram apresentadas e isso é fundamental para o cotidiano de quem trabalha com legislação", explica ela, que trabalha na área de Qualidade e Produtividade em uma usina de açúcar e álcool da região de São José do Rio Preto.
 
Pesquisa - No final dos dois treinamentos, foi realizada uma pesquisa para que os participantes informassem seu grau de satisfação com os eventos. Clique aqui para ver os resultados.









Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região