Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 2013 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Palestras em escolas serão retomadas


O CRQ-IV planeja retomar, no segundo semestre, o Programa de Divulgação da Química (PDQ). Lançada em 2011 – quando se comemorou o Ano Internacional da Química – a iniciativa prevê a apresentação de palestras em escolas de Nível Fundamental e Médio destinadas a chamar a atenção das crianças e adolescentes para a presença da Química em seu cotidiano, ressaltando a contribuição dessa ciência para o desenvolvimento tecnológico e para o bem-estar da sociedade. As palestras também demonstrarão que a Química é um campo para uma carreira promissora. O lançamento do PDQ será em 18 de junho, quando se comemora o Dia do Profissional da Química.

Para viabilizar o programa, ao longo do mês de abril o Conselho promoveu 11 encontros com representantes de cursos, que são professores de escolas técnicas ou superiores que oferecem formação na área química. Atualmente, há mais de 700 desses cursos no Estado. Os encontros ocorreram na sede da entidade e em cidades do Interior paulista. A proposta é que as palestras sejam ministradas por representantes dessas instituições, com base em material pedagógico elaborado pelo Conselho e por especialistas na área.

De acordo com Wagner Contrera Lopes, gerente do Serviço de Fiscalização do Conselho e coordenador do PDQ, “o engajamento das escolas é essencial para o sucesso do programa”. Trata-se, disse, de uma oportunidade para as escolas se aproximarem de um público que ainda não definiu seu futuro profissional e divulgarem seus cursos, conforme salientado no vídeo abaixo.

Diferentemente do praticado nos últimos dois anos, agora serão atendidos apenas pedidos vindos de cidades onde o Conselho tenha palestrante. Daí a importância de as escolas que mantêm cursos de química aderirem ao PDQ para aproveitarem essas oportunidades.

Além dos professores, o Conselho quer que as palestras também sejam feitas por estudantes do último ano do curso de Licenciatura em Química. As horas dedicadas poderão ser contabilizadas em seu projeto pedagógico/estágio.

Todos os palestrantes receberão certificados. A participação será voluntária, sem previsão de pagamento.

Apoio - No dia 29 de maio, o CRQ-IV protocolou ofício na Secretaria Estadual de Educação solicitando que o órgão – a exemplo do que fez em 2011 – apoie a iniciativa, divulgando-a nas Diretorias de Ensino e unidades escolares de São Paulo. Esse apoio será essencial para o sucesso do programa, uma vez que caberá às escolas solicitarem as apresentações, o que deverá ser feito por meio de formulário disponível neste site.

Por conta da ampla difusão verificada em 2011, o CRQ-IV promoveu mais de 2.300 palestras, superando em mais de 50% a meta projetada (1.500). Como consequência, o projeto beneficiou mais de 160 mil alunos de quase todas as regiões do Estado. Já no ano passado, foram realizadas 372 apresentações – a maioria para atender pedidos feitos em 2011– para 25 mil estudantes.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3061-6073 ou pelo e-mail andrea.mariano@crq4.org.br.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região