Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 2013 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Grupo de Votuporanga ganha concurso promovido pela SBQ


A Sociedade Brasileira de Química (SBQ) anunciou no dia 2 de maio os vencedores do concurso “O Legado da Rio+20: Que futuro queremos?”, lançado em 27 de julho de 2012, durante a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. O concurso pretendeu incentivar o desenvolvimento de projetos voltados para o debate sobre meio ambiente, tendo como foco a importância da Química na construção de um mundo sustentável.

Destinada a estudantes dos três ciclos de ensino, a iniciativa teve âmbito nacional. Entre os premiados, o único trabalho do Estado de São Paulo, intitulado “Efeito Estufa”, foi desenvolvido pelos alunos Adonis Coelho e Edilson Soares Barbalho, concluintes do curso de Licenciatura em Química do Centro Universitário de Votuporanga (Unifev), que foram orientados pelo professor João Vicente Escremin.

“Decidimos fazer algo relacionado ao meio ambiente que comprovasse um fenômeno atual. A Unifev exige que o TCC seja algo prático e demonstrado em uma feira aberta a visitação de escolas da comunidade. Soubemos do concurso da SBQ e incentivei os alunos a inscrever o trabalho. Ficamos muito felizes com o resultado, que é a recompensa de todo um esforço”, relatou o orientador.

Para Adonis Coelho, participar do projeto permitiu colocar em prática os ensinamentos abordados na graduação. “Foi possível desenvolver um senso crítico, relacionando os conhecimentos químicos adquiridos em busca de um benefício maior, que é o de informar e conscientizar a respeito dos impactos ambientais causados pelo ser humano”, apontou.

“Um prêmio de abrangência nacional como este reflete a importância que temas voltados ao meio ambiente despertam. Também evidencia o interesse dos jovens pela pesquisa em busca de soluções práticas, repensando a relação do ser humano com a natureza”, disse Edilson Barbalho.

De acordo com Escremin, a repercussão foi positiva e rápida, especialmente depois da publicação de um vídeo no YouTube que mostra as diferentes etapas do experimento. “O impacto foi relevante, ainda mais levando em consideração que o trabalho será publicado em uma revista científica. Isso demonstra que um projeto sério pode proporcionar grandes resultados, além de contribuir para a carreira acadêmica de futuros profissionais”, enfatizou.

AIQ - Segundo Claudia Rezende, vice-presidente da SBQ e coordenadora da comissão organizadora, os dez primeiros colocados da modalidade nível superior terão seu experimento publicado na Revista Virtual de Química da SBQ.

Ela lembrou que o concurso foi uma ação que deu continuidade ao Ano Internacional da Química (AIQ), celebrado em 2011. A iniciativa esteve inserida nas propostas discutidas durante a Conferência Internacional Rio+20, realizada em 2012 e coordenada pela Organização das Nações Unidas.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região