Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2013 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Uma Profissional da Química no Executivo


Guarujá é um dos destinos turísticos mais procurados do litoral paulista. Atualmente com cerca de 300 mil habitantes, a cidade é governada por uma Profissional da Química, a Bacharel com Atribuições Tecnológicas Maria Antonieta de Brito, 44 anos, filiada ao PMDB. Depois de se habilitar como Técnica em Química, de 1991 a 1996 fez o bacharelado e a licenciatura na Universidade Santa Cecília, em Santos.

“Desde criança, tinha o desejo de ser cientista. Sempre participei de olimpíadas e feiras de ciências e, quando tive a oportunidade, optei pela Química por querer trabalhar com pesquisa”, conta Maria Antonieta. Começou a carreira como estagiária do projeto “Praia Limpa”, mantido pela Petrobras. Posteriormente, trabalhou nas empresas SGS do Brasil e Cosipa (atual Vale).

“Trabalhei em pesquisa de microbiologia de alimentos na Universidade Católica de Santos, lidando com análises químicas e biológicas. Passei também pela Politécnica da USP, em Cubatão, nos cursos cooperativados de Engenharia Química, de Produção e de Computação”, relata. Como professora, lecionou na Escola Técnica Municipal 1º de Maio, no Guarujá, ministrando aulas de Química e Meio Ambiente.

Maria Antonieta também possui no currículo uma graduação em administração escolar e orientação pedagógica e uma especialização em Planejamento de Cidades pela Universidade de San Diego (EUA).

Palanques - O interesse pela política começou na adolescência quando, aos 16 anos, ela se filiou ao Partido dos Trabalhadores. Por aproximadamente uma década, foi assessora parlamentar da ex-deputada estadual e federal Mariângela Duarte, hoje secretária da Cultura do Guarujá. Em 2000, resolveu se candidatar a um cargo público, sendo eleita vereadora.

“Recebi estímulo de colegas de trabalho, da Igreja Católica e dos movimentos estudantil e sindical em que atuei para ser vereadora. Porém, no Legislativo, percebi que fazer leis e propor iniciativas não era o suficiente para ver as minhas ideias implantadas. Por isso, decidi que tentaria o Poder Executivo para realizar as ações que gostaria. Se pela educação ajudei a transformar a vida de meus alunos, pela política queria melhorar a vida das pessoas da cidade”, enfatiza.

Em 2001, já exercendo o mandato parlamentar, licenciou-se das aulas na escola técnica para tratar um câncer, do qual se curou em 2005. Depois de ser candidata a vice-prefeita em 2004 e a deputada estadual em 2006 (não foi eleita em ambas as tentativas), Antonieta mudou de partido em 2007 (foi para o PMDB) e, no ano seguinte, conquistou o primeiro mandato como prefeita de Guarujá, cargo para o qual foi reeleita em 2012. Para o futuro, depois de cumprir o atual mandato, projeta não apenas a permanência na militância política, como também o retorno às aulas de Química e Meio Ambiente.

Para a prefeita, o CRQ-IV “cumpre um papel preponderante na garantia dos direitos profissionais, no estímulo à pesquisa e permanente aperfeiçoamento dos profissionais da área química. Por isso, sempre estimulei os meus alunos a se registrarem no Conselho”, conclui Maria Antonieta.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região