Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2013 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Mais empresas usam a Bolsa de Empregos


Número de vagas divulgadas passou de 55, em 2011, para 98 no ano passado
 
Apesar da retração da economia em 2012, o número de vagas publicadas por empresas na Bolsa de Empregos do CRQ-IV cresceu significativamente. Foram 98 oportunidades veiculadas contra 55 do ano anterior. É claro que essa quantidade destoa do número de empresas existentes e também do número de profissionais desempregados, porém não deixa de ser um indicativo de que muitas empresas já pensam na Bolsa como uma ferramenta facilitadora para a contratação de mão de obra especializada na área química.
 
Segundo Stephanie Vieira, da Cultura RH, consultoria especializada em Recursos Humanos, situada na Capital, a Bolsa se constitui em uma fonte de profissionais qualificados para diversas funções. “Recebemos muitos bons currículos, especialmente de técnicos da área química,que foram cadastrados em nosso banco de dados para concorrer às vagas oferecidas por nossos clientes do setor”, relata.
 
Para Bárbara Garcia, que atua no Departamento de RH da multinacional Umicore, empresa do setor de metaloquímica, instalada em Guarulhos, a Bolsa do Conselho possui uma ferramenta de busca eficaz, o que torna ágil a procura por profissionais. “O cadastro é mais rápido do que em outros sites de emprego e com a ferramenta de busca, o uso é facilitado”, afirma. Entretanto, ela faz um alerta aos que buscam oportunidades: é importante que os currículos estejam sempre atualizados e que os profissionais, antes de se candidatarem a um processo seletivo, verifiquem se o seu perfil está dentro das exigências. De acordo com Bárbara, é comum as pessoas se disporem a disputar vagas que não se enquadram nas suas experiências e respectivas áreas de atuação.
 
Uma parcela expressiva das vagas ofertadas é relativa à esfera comercial, com ênfase em vendas técnicas. Uma delas foi publicada por Enio Pozzani, da Interfinish, empresa de São Paulo que desenvolve produtos e processos para o setor galvânico. Na avaliação dele, a Bolsa de Empregos tornou-se uma alternativa para buscar um Químico que tenha interesse em desenvolver carreira na área de vendas. “Encontrei a Bolsa visitando o site do Conselho e publiquei uma vaga.Ela ainda não foi preenchida, pois não é simples encontrar candidatos que preencham todos os requisitos. Mas, por ter recebido currículos rapidamente, constatei que se trata de uma boa ferramenta tanto para os profissionais quanto para as empresas”, ressalta.
 
Atento à demanda das empresas por profissionais com formação técnica para atuar na área comercial, o CRQ-IV vem promovendo minicursos gratuitos para explorar este assunto. A ideia desses treinamentos surgiu justamente de comentários enviados por empresas sobre as dificuldades de contratar pessoal com formação técnica para a área de vendas. Os minicursos ocorreram em 2011 e em 2012 e tiveram o principal objetivo de mostrar que o setor comercial também deve ser visto como um campo para construção de uma carreira de sucesso.
 
Gratuito – Iniciativa conjunta do CRQ-IV e do Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos de São Paulo (Sinquisp), a Bolsa de Empregos é um serviço gratuito criado há mais de dez anos e que está disponível no endereço www.crq4.org.br/empregos.
 
Os profissionais em situação regular no Conselho podem pesquisar vagas e publicar currículos. Os estudantes previamente cadastrados no CRQ-IV podem pesquisar ofertas de estágio e também cadastrar currículos. Já as empresas, mesmo as que não sejam da área química – como as consultorias de RH – e que estejam instaladas em outros Estados, podem pesquisar currículos e publicar vagas. Atualmente, mais de 1.100 empresas e 1.300 profissionais estão cadastrados na Bolsa.
 
O serviço ainda oferece outras vantagens, como a possibilidade de o usuário que está empregado publicar seu currículo sem se identificar. Aliás, uma parte significativa dos profissionais cadastrados na Bolsa está trabalhando, mas usa esse recurso para buscar oportunidades de progredir na carreira.
 
Por sua vez, as empresas também podem usar anonimamente a Bolsa de duas formas: publicar vagas sem se identificar ou apenas pesquisar currículos utilizando os filtros da ferramenta de busca, que tornam o levantamento mais rápido e eficiente.
 
Memória - O sistema de pesquisa de currículos e vagas da Bolsa de Empregos disponibiliza, ainda, uma ferramenta que dispensa o usuário de ter de voltar com muita frequência ao site para verificar se novas informações foram incluídas no banco de dados.
 
Suponha que uma empresa necessite contratar um especialista em determinada área e que, depois de fazer uma busca, não encontre ninguém. Para ser avisada sobre a entrada de currículos com aquele perfil bastará informar seu e-mail no final da página de resultados da busca. A pesquisa ficará memorizada e, nos 30 dias seguintes, a empresa receberá alertas sobre o ingresso de currículos que atendam aos parâmetros da busca que ela efetuou. A mesma ferramenta está disponível para o caso de pesquisa de vagas.




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região