Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2013 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Inscrições para curso de RT devem ser feitas pelo site


Treinamento que explica os direitos e deveres do Responsável Técnico é gratuito
 
 
Conforme divulgado na última edição do Informativo, o Conselho vem dando prosseguimento neste ano ao curso “Entendendo a Responsabilidade Técnica”. Destinado a profissionais que já ocupam ou pretendem ocupar essa posição, o treinamento detalha a legislação que regula a atividade, alertando sobre os direitos e obrigações de quem a exerce.
 
Lançado em 2012, o curso teve 980 participantes. Ele integra as iniciativas do Conselho de auxiliar na capacitação dos profissionais, de modo que possam exercer suas atividades com mais conhecimento e segurança.
 
O curso está sendo ministrado na sede do CRQ-IV, em São Paulo, e em cidades do Interior, como Bauru, Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. São abordados os seguintes tópicos: Conceitos fundamentais da função; Atos normativos: diferença e abrangência de leis, decretos, resoluções, portarias etc.; CFQ e CRQs: objetivo e competência legal; Legislação aplicável; Responsabilidade Técnica – conceituação e abrangência; Indicação de Responsável Técnico por empresas; Deveres do RT; Implicações da função; Código de ética profissional. O treinamento inclui, ainda, a apresentação de casos reais que geraram problemas e implicações legais aos responsáveis técnicos envolvidos.
 
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela página www.crq4.org.br/curso-rt. A tabela publicada neste endereço está ordenada por cidade, tendo ao lado a data do evento e o número de vagas em aberto. Ao preencher o formulário de inscrição, a quantidade de vagas para o local escolhido é alterada automaticamente. Importante: do profissional que se inscrever e não comparecer sem prévio aviso será cobrada uma taxa de R$ 100,00. O valor será destinado a ressarcir as despesas que o Conselho teve para garantir a participação do faltoso.
 
O interessado não é obrigado a fazer o curso na região onde mora ou trabalha. Se for mais cômodo, alguém que, por exemplo, resida em Campinas pode se inscrever para um evento programado para São Paulo. Haverá, porém, alguma restrição se a demanda por determinada data ou cidade superar o número de vagas. Neste caso, será dada preferência aos profissionais residentes na região.
 
Até o fechamento desta edição, os cursos agendados para os dias 06/04, 08/05 e 06/06, em São Paulo, ainda tinham vagas. A programação completa inclui eventos até o final do ano, havendo a possibilidade de mais datas serem acrescentadas visando facilitar a participação de profissionais de cidades que ainda não foram contempladas.
 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região