Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2012 

 


Matéria Anterior   Relação de Matérias

RT - Cursos tiveram 980 participantes


Programa alertou sobre as implicações da Responsabilidade Técnica
 
Novecentos e oitenta profissionais de São Paulo e do Interior participaram do curso “Entendendo a Responsabilidade Técnica”. Lançado este ano pelo CRQ-IV, o treinamento objetivou apresentar a legislação que regula a Responsabilidade Técnica, mostrando aos participantes seus direitos, deveres e as implicações administrativas, civis e criminais a que estão sujeitos ao aceitarem assumir essa função. Além da versão que abordou os aspectos gerais da RT, também foram montados cursos focados nas áreas de alimentos e bebidas, cosméticos e saneantes.
 
No total, compareceram 436 profissionais nos cursos gerais feitos na Capital e 270 nos ministrados no Interior.
 
Com relação aos cursos específicos, foram 58 os participantes nas duas edições destinadas a profissionais que atuam como RTs em indústrias de alimentos e bebidas, 115 nas três edições voltadas para a área de cosméticos, e 101 nas duas edições do curso elaborado para o setor de produtos saneantes. Todos foram realizados em São Paulo, na sede do Conselho.
 
Fundamental - Amanda Linhares Alves e Renata Campos da Costa são Bacharéis em Química com Atribuições Tecnológicas. Amanda é RT de uma empresa da área ambiental localizada em Jandira, enquanto Renata exerce a função em uma empresa do setor de energia situada em Jundiaí. Para ambas, o curso oferecido pelo CRQ-IV foi esclarecedor.
 
“Sempre podem surgir dúvidas sobre a abrangência das responsabilidades de um RT e o curso deu uma ênfase especial ao papel desse profissional na tomada de decisões dentro de uma empresa”, relatou Amanda.
 
Já Renata destacou a importância de conhecer a legislação relacionada ao exercício da Responsabilidade Técnica na área química. “Na condição de RT, o profissional tem de cumprir uma série de obrigações. Nesse sentido, o curso oferecido pelo Conselho foi fundamental para esclarecer diversos pontos, como a própria atuação do CRQ-IV na fiscalização das atividades”, enfatizou a profissional.
 
Para quem ainda não fez o curso e quiser conhecer o conteúdo pode entrar na seção “Publicações” do site do Conselho e baixar uma cópia da apostila distribuída aos participantes.
 
Programação de 2013 estará no site
 
Para 2013, estão previstas 30 apresentações do curso geral sobre Responsabilidade Técnica, sendo 10 na Capital e 20 no Interior. Também serão abertas vagas nas três apresentações de cada um dos cursos específicos (alimentos e bebidas, cosméticos e saneantes).
 
As datas e os locais serão divulgados em janeiro na seção Cursos e Palestras. Para atender a pedidos de vários interessados, alguns cursos serão feitos aos sábados.
 
A participação continuará sendo espontânea, gratuita e aberta também aos profissionais que não atuam como Responsáveis Técnicos. Assim como ocorreu este ano, em 2013 o CRQ-IV convocará para fazer o curso RTs de setores com potencial de gerar acidentes ou que, entre outras razões, tenham histórico recente de ocorrências consideradas graves.
 
As inscrições para os cursos serão feitas exclusivamente pelo site do Conselho (www.crq4.org.br), por meio de formulário que será disponibilizado até o começo de fevereiro.




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região