Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2012 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

O Potencial dos Coprodutos e dos Resíduos da Biomassa Agroindustrial na Química Renovável
Autor(a): Sílvio Vaz Jr.


A química renovável surge como uma alternativa de uso de matérias-primas oriundas da biomassa, em substituição ao petróleo, que é uma matéria-prima não renovável. Isto pode contribuir para a redução de impactos ambientais negativos dos compostos químicos e de seus processos de produção. Esta ideia está ilustrada na Figura 1.
 
Os setores econômicos que podem ser englobados pela química renovável são: químico, química fina e especialidades, farmacêutico, alimentação, agroquímico, construção, têxtil, automotivo, entre outros.
 
O conceito de biorrefinaria propõe o aproveitamento total das potencialidades da biomassa – seguindo-se o modelo de uma refinaria de petróleo – para a obtenção de energia, insumos, materiais e produtos químicos de alto valor, como bloco-construtores e intermediários de síntese. Os fundamentos de química verde estabelecem, entre outros critérios, a minimização da geração de resíduos, o uso de catalisadores, a economia energética e atômica e o uso de matéria-prima renovável na química; a bioeconomia propõe a mudança de uma economia baseada em recursos não renováveis, como o petróleo, por recursos renováveis, como a biomassa. A química renovável pode aliar estes três conceitos, levando a uma química mais sustentável.
 
A Figura 2 ilustra o uso da biomassa segundo o conceito de biorrefinaria, sugerindo o potencial da segunda em agregar valor às cadeias produtivas agroindustriais, em especial a agroenergética. Pode-se observar que os bioprodutos (materiais e compostos químicos) destacam-se quanto a este potencial econômico. Cabe ressaltar que esta representação considerou estudos já realizados pela Organização Econômica para Cooperação e Desenvolvimento (OECD) e pela União Europeia.
 
Na Embrapa Agroenergia, o Laboratório de Aproveitamento de Coprodutos e Resíduos vem desenvolvendo projetos relacionados à química renovável, a partir do uso das frações lignocelulósicas (lignina, celulose e hemicelulose). Exemplos nesse sentido são os projetos C5-AGREGA (utilização da xilose presente no bagaço de cana-de-açúcar para a produção de bloco-construtores e intermediários de síntese para química fina, por meio de síntese orgânica, fermentação e catálise enzimática), LIGNORENOV (utilização da lignina presente no licor negro para a produção de monômeros para resinas poliméricas e antioxidantes para biodiesel, utilizando cracking catalítico) e NanofiBRA (extração de nanofibras de celulose de cachos vazios do dendê para utilização como reforço para borracha natural).
 
De modo a divulgar e propor a discussão sobre as biorrefinarias no Brasil, a Embrapa Agroenergia vem organizando eventos técnico-científicos, como o Simpósio Nacional de Biorrefinarias, cuja segunda edição será realizada em setembro de 2013, e publicando livros, como a obra Biorrefinarias: Cenários e Perspectivas, documentos orientadores e artigos. Recentemente foi publicado um número da série Documentos Embrapa, intitulado Estratégias para o Uso de Biomassa em Química Renovável.
 
Como já comentado, os conceitos de biorrefinaria e de química verde enfocam o aproveitamento da biomassa de modo que se criem cadeias de valor similares àquelas dos derivados do petróleo; porém, com menor impacto ao meio ambiente. Assim, são contemplados sistemas integrados (matéria-prima, processo, produto e resíduos) sustentáveis, de acordo com parâmetros técnicos que levam em conta, dentre outros aspectos, os balanços de energia e massa, e a análise do ciclo de vida. Desse modo, pode-se observar a grande sinergia entre as biorrefinarias e a química verde, principalmente no que diz respeito à minimização de resíduos e de impactos ambientais, contribuindo para a criação de uma “economia verde”. Citando-se como exemplo uma biorrefinaria baseada na cana-de-açúcar como matéria-prima, esta pode integrar em um mesmo espaço físico processos de obtenção de biocombustíveis (etanol), produtos químicos (sucroquímicos), biofertilizante, energia elétrica e calor.
 
Os produtos químicos desenvolvidos a partir da biomassa são os que possuem maior potencial em agregar valor a uma cadeia produtiva agroenergética (Figura 2), em função da participação estratégica da indústria química no fornecimento de insumos e produtos finais a diversos setores da economia, como: petroquímico, farmacêutico, automotivo, construção, agronegócio, cosméticos, etc. Biocombustíveis e materiais estão em um segundo patamar de valoração, seguidos por energia e insumos químicos, como fertilizantes e defensivos agrícolas.
 
No Brasil, esforços têm sido feitos de modo a se avaliar o potencial econômico da biomassa. Porém, o número de trabalhos voltados exclusivamente para o aproveitamento de resíduos agroindustriais na química é pequeno no País, excetuando-se aqueles voltados à obtenção de etanol de segunda geração e uso de efluentes, como a vinhaça. No caso dos biocombustíveis, o aproveitamento da biomassa residual é básico para viabilizar a cadeia produtora.
 
O mercado mundial de produtos químicos envolve valores em torno de USD 100 bilhões ao ano, onde cerca de 3% desse montante dizem respeito aos bioprodutos, ou derivados da biomassa, havendo uma estimativa de aumento desta participação para 25% até o ano 2025. Estes valores dão uma ideia das possibilidades e dos riscos envolvidos. Resíduos e coprodutos de cadeias como a do etanol, biodiesel e florestas foram avaliados quanto ao seu potencial econômico, de modo a apresentar um panorama atual de perspectivas e de desafios a serem superados para sua incorporação à crescente economia verde nacional, além da sua contribuição para o desenvolvimento de uma química renovável e sustentável.
 

Químico, doutor em Química Analítica (Universidade de São Paulo) e Pesquisador do Lab. de Aproveitamento de Coprodutos e Resíduos – Embrapa Agroenergia. Contatos podem ser feitos pelo e-mail silvio.vaz@embrapa.br.

 
 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região