Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2012 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Conciliações - Acordos permitem o acerto de dívidas


Resultados confirmam eficácia de iniciativa do Poder Judiciário, apoiada pelo CRQ-IV
 
O CRQ-IV participou da Semana Nacional de Conciliação, promovida em novembro pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nas cidades de Franca e Santos. A maioria dos Profissionais e representantes de empresas que compareceram e aproveitaram a oportunidade para negociar dívidas – decorrentes do não pagamento de multas e anuidades – em condições especiais. Essas cidades instalaram recentemente suas Centrais de Conciliação e convidaram o CRQ-IV a participar das audiências, ocorridas nos dias 7 e 12 de novembro. Em 2013, a entidade deverá participar de semanas de conciliação em outras cidades, além da Capital.
 
As audiências ocorridas em Franca e Santos incluíram 91 processos, volume bem inferior aos mais de 700 tratados nos meses de junho e setembro na Central de Conciliação da Capital. As três regiões tiveram um comparecimento de 337 devedores, dos quais 282 (83%) fecharam acordo, o que foi considerado excelente por Catia Sashida, gerente do Departamento Jurídico do CRQ-IV. A quantidade de pessoas físicas e jurídicas que, mesmo intimadas, não compareceram, ficou dentro da média computada pelo CNJ para esse tipo de audiência. Muitas ausências, aliás, decorrem da não localização dos devedores.
 
“A conciliação é uma oportunidade de resolução de um processo judicial e de quitação da dívida dentro das condições financeiras do profissional ou da empresa executados. Também ajuda a desafogar o Judiciário, permitindo que processos mais complexos tramitem com mais rapidez”, avaliou o advogado Edmilson José da Silva, supervisor do Departamento Jurídico do CRQ-IV. Para ele, “a conciliação está sendo de extrema importância, pois é um trabalho de resultado efetivo tanto na recuperação de créditos, quanto na solução de processos que normalmente demandam tempo e geram custos elevados para as partes”.
 
Pré-Processual - O Conselho também participou, de 26 a 30 de novembro, da Semana de Conciliação Pré-Processual da Justiça Federal. Cerca de 480 profissionais e representantes de empresas foram chamados para fazerem acordos e assim evitar que seus casos chegassem à Justiça, o que oneraria ainda mais suas dívidas.
 
Nos cinco dias dessas audiências, 162 devedores compareceram e 150 fecharam acordo, representando um êxito de 92% nas negociações. Todos os acordos foram supervisionados e homologados por juízes, o que garantiu mais segurança às partes.
 
Em 2013, o CRQ-IV pretende aumentar a utilização desse recurso para solucionar pendências. Uma vez que várias cidades já contam com Centrais de Conciliação, será montada uma logística para agendamento de audiências de modo a disponibilizar as vantagens desses meios de negociação ao maior número possível de profissionais e empresas, afirmou o advogado.
 
A Gerência Jurídica do Conselho sugere mesmo àqueles que não forem convocados e tenham processo de execução fiscal a comparecerem às Centrais de Conciliação a fim de também incluírem os seus processos.




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região