Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2012 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Instituto leva ciência para a escola


Fundado na década de 1980 com o objetivo de propor soluções aos problemas institucionais do Brasil e da América Latina, o Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, instituição sem fins lucrativos com sede em São Paulo, promove uma série de ações na área da educação. Uma delas é a Academia de Ciência, projeto de iniciação cientifica hoje desenvolvido em seis escolas e que tem com apoio da multinacional Basf.

O coordenador-geral do projeto, Ricardo Pasin Caparrós, diz que a Academia de Ciência objetiva melhorar a qualidade do ensino de ciências nas escolas públicas. O programa surgiu em 2006, depois da divulgação dos péssimos resultados dos estudantes brasileiros em ciências no Pisa, exame de conhecimentos aplicado para jovens de 15 anos do mundo inteiro. O mau desempenho do Brasil comprovou que as escolas não estão conseguindo desenvolver as habilidades cientificas nos jovens e mostrou a necessidade de intervenção: “Surgiu assim o projeto da Academia de Ciência, inicialmente em São Bernardo do Campo, que desde então vem desenvolvendo ações junto aos professores e aos alunos para melhoria do ensino”.
 
O trabalho com os professores consiste em um programa de formação para reverter a desmotivação desses profissionais, uma das causas, segundo Caparrós, do desempenho sofrível dos jovens no Pisa. O Instituto elaborou um programa que prevê a participação dos professores em reuniões periódicas em sua unidade escolar, sendo remunerados para isso. “Em parceria com a Secretaria de Educação incluímos nossa programação nessas reuniões” explica.Outra ação é o suporte pedagógico. Quando o professor pretende dar uma aula de ciência diferenciada, realizando uma experiência, ele pode pedir apoio à Academia de Ciência, que possui um arquivo com mais 400 experimentos. “Fornecemos o material necessário e uma equipe de estagiários para dar o suporte à condução da aula”, salienta.

Clube de Ciências – A principal ação junto aos alunos são os encontros da Academia de Ciência. Caparrós explica que os jovens com interesse e desempenho diferenciados são convidados a voltar à escola fora do horário de aula. “Funciona como um Clube de Ciências. Juntamos alunos de várias séries para a realização de atividades mais complexas”. Estes jovens também são convidados a participar de encontros com professores de ciência e tecnologia e com profissionais de renome. Um desses encontros, no início de junho, foi com Ozires Silva, fundador da Embraer.

A Academia de Ciência hoje está presente em seis escolas, sendo três em São Bernardo do Campo e três em Guaratinguetá. Segundo dados de 2011, naquele ano 5.200 alunos foram atendidos no turno de aula e 400 no contraturno; aproximadamente 50 professores estiveram diretamente envolvidos no programa e o número de suportes pedagógicos chegou a 1.210.

Os resultados já começaram a aparecer. Segundo Caparrós, foi percebido o aumento da adesão dos professores e de seu interesse pelo projeto, com a elevação do número de atividades experimentais nas aulas de ciências. Em relação aos alunos participantes do programa, verificou-se maior interesse pelas disciplinas científicas, aumento do número de estudantes que passaram a buscar carreiras tecnológicas de nível técnico e superior e melhoria no desempenho global das classes. Caparrós conta que em 2011, quando se comemorou o Ano Internacional da Química, o grupo realizou um encontro com 120 jovens em Guaratinguetá. Foram oito horas de atividades relacionadas à química. A Basf é a empresa patrocinadora do programa e grande parte do crescimento do projeto se deve à parceria com a empresa, diz o coordenador: “a Basf acreditou na proposta e agora começa a colher os resultados”.

A Gerente de Sustentabilidade da Basf, Flávia Renata Tozatto, diz que a educação é o foco das ações sociais da empresa, por isso a decisão de investir no programa. “A empresa acredita que este é um caminho que contribui para o desenvolvimento das comunidades em que atua”. Dentre os bons resultados obtidos pela iniciativa ela destaca a participação de estudantes da Academia de Ciência na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia de 2011, que faz parte de um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista. Os alunos presentaram projetos nas áreas de biologia e astronomia e foram premiados.

Pré-sal – O próximo projeto do Instituto Fernand Braudel é levar a Academia de Ciência para escolas de Santos, Guarujá e Cubatão. Essa escolha se justifica por duas razões: por um lado, a região precisará ter mão de obra qualificada em áreas tecnológicas para atender a demanda gerada pela exploração do petróleo na camada pré-sal; por outro, o desempenho atual dos estudantes em ciências é baixo, conforme atestou o último exame feito pelo Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).

Estamos buscando parceiros que possam se comprometer, que tenham como valor o investimento na educação. Este é o ano de estabelecer parcerias, buscar empresas que acreditam na educação, para tentar iniciar a atuação em 2013 em algumas escolas daqueles municípios”, finaliza Ricardo Pasin Caparrós.
 
Empresas interessadas em conhecer a proposta do Instituto Fernand Braudel podem acessar o site http://pt.braudel.org.br. Contatos também poderão ser feitos pelo telefone (11) 3824-9633 ou e-mail ifbe@braudel.org.br.




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região