Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2012 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Novas publicações tratam de RT e Perícia


As duas mais recentes publicações do CRQ-IV foram lançadas durante a cerimônia que comemorou o Dia do Profissional da Química, ocorrida dia 15 de junho: o manual Entendendo a Responsabilidade Técnica e a cartilha Peritos Químicos, que contém os dados dos profissionais habilitados a atuar como peritos judiciais e extrajudiciais. A terceira publicação apresentada na cerimônia, sobre saneantes, foi divulgada na última edição do Informativo. Clique aqui para baixá-las.

Escrito por Wagner Contrera Lopes, Gerente de Fiscalização do CRQIV, Entendendo a Responsabilidade Técnica é um guia destinado a orientar os profissionais que já são ou pretendem se tornar responsáveis técnicos. Aborda a legislação, questões práticas e a abrangência da função em setores como indústria, comércio, ensino e prestação de serviços, além de conter outras informações que devem ser observadas por quem pretende exercer a Responsabilidade Técnica (RT).

O Conselho vem dedicando uma atenção especial este ano para questões envolvendo a RT. Além do lançamento do guia, de março a julho a entidade promoveu 15 cursos gratuitos sobre o assunto, dos quais, até o fechamento desta edição, participaram 500 profissionais de várias regiões. Foram montadas versões diferentes para esse treinamento. A primeira, com seis horas de duração, apresenta uma visão geral sobre a legislação e é recomendada para todos os profissionais. As demais, com carga de oito horas cada, abordam aspectos específicos da função nos setores de Alimentos, Cosméticos e Saneantes. Estão previstos mais 14 cursos, divididos naquelas modalidades, até o final do ano, na Capital e no Interior. Clique aqui para saber como participar do curso de seis horas, ou aqui, para se inscrever nos cursos específicos.

Peritos - A cartilha Peritos Químicos traz a consolidação do cadastramento feito pelo Conselho de outubro de 2011 a março deste ano para atualizar e ampliar o contingente de profissionais de seu Banco de Peritos e que podem ser chamados para atuar em demandas judiciais ou extrajudiciais. A cartilha terá duas versões. Uma, já disponível no site, divulga parte dos dados de contato dos profissionais. Já a outra conterá todas as informações dos mais de 400 cadastrados. Ela será impressa ainda este ano e enviada aos juízes federais de São Paulo. Caberá a eles requisitarem diretamente os serviços de perícia.




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região