Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2012 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Cerimônia do Dia do Químico prestou homenagens


 
O CRQ-IV realizou no dia 15 de junho a cerimônia para celebrar o Dia do Profissional, oficialmente comemorado no dia 18 daquele mês. Patrocinado pela Qualicorp Soluções em Saúde e pelo Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos de São Paulo (Sinquisp), o evento ocorreu no auditório da sede da entidade, capital paulista, e teve a participação de 160 profissionais, estudantes e seus familiares. A cerimônia incluiu a realização de homenagens e entrega de prêmios. No final, houve uma apresentação musical com o tenor Jorge Durian e a soprano Giovanna Maira.

A cerimônia foi aberta pelo presidente do CRQ-IV, Manlio de Augustinis, que apresentou dados sobre os registros de profissionais e empresas e fez um breve balanço das ações tomadas pela entidade nos últimos anos para contribuir para o desenvolvimento do setor químico e de seus profissionais. Entre elas, citou a criação do Selo de Qualidade, que se destina a reconhecer as escolas técnicas que mantêm cursos de excelência, a realização de seminários e simpósios pelas comissões técnicas do Conselho e a edição de publicações técnicas. Três, aliás, foram lançadas na oportunidade: o manual Entendendo a Responsabilidade Técnica, o Guia para Empresas de Saneantes e a cartilha Peritos Químicos, que traz a lista de profissionais habilitados a atuar em casos judiciais e extrajudiciais (clique aqui para obter mais detalhes).

A seguir, foram entregues placas de reconhecimento a profissionais e entidades que contribuíram para as ações brasileiras no Ano Internacional da Química (AIQ), comemorado em 2011. O primeiro a receber a placa foi o professor Guilherme Marson, do Instituto de Química da USP, por sua colaboração na montagem do conteúdo das palestras que o CRQ-IV apresentou em escolas públicas e privadas para crianças e adolescentes. Depois, foram homenageados representantes de três entidades que contribuíram para a produção e distribuição de cinco mil kits do experimento pH do Planeta. Rubens Medrano, presidente da Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos (Associquim), e Aelson Guaita, presidente do Sinquisp, representaram as entidades que patrocinaram a compra das matérias-primas. Já o professor Fernando Galembeck, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ficou responsável por coordenar a produção dos kits.
 
Criada pela ONU/Unesco, a proposta do experimento pH do Planeta era estimular estudantes do mundo todo a coletar amostras de águas de fontes naturais e medir o pH, que é um dos indicadores do nível de poluição. Os resultados eram depois postados na Internet. No Brasil, a divulgação do experimento foi feita pelo site www.quimica2011.org.br, administrado pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ).
 
Também por conta da participação no AIQ, o homenageado seguinte foi Fernando Figueiredo, presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), uma das principais patrocinadoras do site quimica2011.org. Por meio de suas associadas, a entidade também custeou a tradução e distribuição do vídeo oficial do AIQ, produzido pela ONU/Unesco.

A última homenageada naquela fase da cerimônia foi a professora Claudia Rezende, dirigente da SBQ e coordenadora das ações do AIQ no Brasil. Em seu pronunciamento, ela salientou e que o Brasil teve participação destacada em 2011, ficando atrás apenas das ações realizadas nos Estados Unidos.
 
 
 
Estudantes Depois de apresentar as peças da campanha publicitária relacionada ao Dia do Profissional da Química (clique aqui para ler detalhes sobre este assunto), a cerimônia passou a destacar a área educacional. As professoras Patrícia Fernandes Pera Salvador e Eufêmia Paez Soares receberam uma placa simbolizando a recertificação com o Selo de Qualidade do curso Técnico em Análises Químicas Industriais, mantido pela Escola Senai Fundação Zerrener, de São Paulo.
 
 

 
Depois, foram entregues prêmios de duas disputas acadêmicas promovidas pela Associação Brasileira de Química, representada na cerimônia pelo professor Ivano Gutz, do IQ/USP. Daniel Arjonade Andrade Hara recebeu o Prêmio Talentos Braskem, destinado a alunos do 3º ano do ensino médio; Giancarlo Ferrigno Poli Ide Alves recebeu uma placa alusiva à conquista da Olimpíada Paulista de Química.
 
A parte oficial do evento foi encerrada com a entrega do Prêmio CRQ-IV. Promovido anualmente, ele busca estimular a pesquisa entre alunos de cursos técnicos e superiores da área química. O concurso é dividido em quatro modalidades. O aluno vencedor em cada uma recebe R$ 10 mil; seu orientador, R$ 4,6 mil. Veja nas legendas das fotos a seguir as informações sobre os ganhadores. Clique aqui para ler detalhes sobre os trabalhos premiados.


 
 
 
 
 
 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região