Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2012 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

FDSR - Nova norma já está em vigor
Autor(a): por Geraldo Fontoura


Desde o dia seis de julho tornou-se obrigatória a elaboração da Ficha com Dados de Segurança de Resíduos Químicos (FDSR) e rotulagem, instituída pela norma ABNT NBR 16725 - Resíduo químico – Informações sobre segurança, saúde e meio ambiente. A partir de então, os geradores desses resíduos passaram a ter de fornecer a ficha com informações sobre medidas de precaução no manuseio e procedimentos específicos nos casos de emergência, além daquelas sobre segurança, saúde e meio ambiente. A FDSR constitui-se numa forma de o gerador disponibilizar dados essenciais sobre os perigos dos resíduos no transporte, manuseio, destinação e armazenagem.
 
Não se trata apenas de mais uma norma. A NBR 16725 atende ao artigo 7º do Decreto 2.657, de 03.07.1998, que promulgou a Convenção 170 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que exige a existência de ficha com dados de segurança de resíduos, bem como a Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico (FISPQ).
 
A FDSR é obrigatória para os resíduos considerados perigosos (Classe I da NBR 10.004) ou pelas regulamentações de transporte desses produtos e suas instruções complementares, bem como para os materiais por eles contaminados, como embalagens, filtros etc.
 
A NBR 16725 define resíduo químico como: “substância, mistura ou material remanescente de atividades de origem industrial, serviços de saúde, agrícola e comercial, a ser destinado conforme legislação ambiental vigente, tais como utilização em outro processo, reprocessamento/recuperação, reciclagem, coprocessamento, destruição térmica e aterro”.
 
Se compararmos a FDSR com a FISPQ, perceberemos que a primeira apresenta os mesmos requisitos da segunda, mas distribuídos em apenas 13 itens (ao invés dos 16 itens da FISPQ). A FDSR deve conter informações menos detalhadas e específicas sobre o resíduo, tendo em vista que é muito mais complexa sua classificação, bem como a obtenção de informações precisas sobre suas propriedades e características.
Um exemplo disso é o item relativo às propriedades físico-químicas, que, no caso da FDSR, apresenta apenas oito itens, a saber: aspecto, pH, ponto de fulgor, solubilidade, limite de explosividade, incompatibilidade química, reatividade e estabilidade. Certamente, a FISPQ dos constituintes dos resíduos será uma fonte importante de informações para a elaboração da FDSR.
 
Rotulagem - Além da FDSR, desde o dia 6 de julho também se tornou obrigatório o padrão dos rótulos dos resíduos químicos, perigosos e não perigosos. Se no caso dos resíduos não perigosos basta incluir no rótulo o nome do resíduo, o nome e o telefone de emergência do seu gerador e uma frase-padrão declarando explicitamente que o resíduo é classificado como não perigoso, no caso dos resíduos perigosos deve se fornecer: sua composição química, informações sobre os seus perigos, frases de precaução e a forma como o usuário pode obter a FDSR correspondente. O rótulo, portanto, é uma visão sintética dos perigos do resíduo, para que se possa atuar nos casos de emergência – informações complementares devem ser obtidas nas FDSRs.
 
O importante é que com a FDSR e os rótulos padronizados aumenta-se o fluxo de informações sobre os resíduos. E para que elas sejam de boa qualidade, são fundamentais o estudo das normas NBR 16.725 e NBR 10.004 e o esforço de conhecer melhor os resíduos e seus processos geradores.
 
 

Químico Industrial e Doutor em Engenharia de Produção, o autor é professor da Universidade Federal Fluminense e trabalha na área ambiental da Bayer, no RJ. Integra a Comissão de Estudos de Informações sobre Segurança, Saúde e Meio Ambiente da ABNT. Contatos podem ser feitos pelo e-mail geraldo.fontoura@bayer.com.

 
 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região