Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 2012 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Nova publicação orienta montagem e regularização de empresas


O Guia para Empresas de Saneantes é a mais nova publicação do CRQIV. Elaborado pelos profissionais que integram a Comissão Técnica de Saneantes da entidade, ele é resultado de um amplo trabalho de pesquisa na legislação, normas e literatura técnica. A vivência de seus autores na área também foi fundamental para elaboração do trabalho. Gratuito, o guia será disponiblizado em breve na seção "Downloads" deste site.


O guia tem como proposta orientar na constituição de novas empresas, bem como mostrar às já existentes como se regularizarem na Vigilância Sanitária e nos demais órgãos públicos que regulam o funcionamento do setor. A obra apresenta desde um glossário com os significados das principais palavras e termos técnicos usados, passando pelos cuidados a serem seguidos na construção de uma fábrica e chegando até a apresentar um diagrama básico sobre a disposição da área produtiva.

 

A descrição dos vários tipos de saneantes, suas aplicações, as classificações quanto aos respectivos graus de risco, as informações exigidas nos rótulos e como devem ser embalados quando destinados ao consumidor comum ou ao mercado profissional são outras informações contempladas.

 

De acordo com Miguel Antônio Sinkunas e Wilson Francisco de Lima, da Comissão de Saneantes do CRQIV, o guia se destina primordialmente a novos empreendedores e empresas em fase de regularização. Trata-se de uma publicação inovadora, já que o País não dispunha de nenhuma outra similar. Sinkunas e Lima explicam que a ideia de elaborar um guia para o setor surgiu diante da série de questionamentos enviados à Comissão de Saneantes. Ao longo dos anos houve diversos debates e levantamento de informações para a elaboração do texto até a conclusão do trabalho. Mas a Comissão adverte que a legislação é dinâmica, devendo os usuários do guia ficarem atentos a novas publicações.
 

Piratas - Por suas características, o guia também se constitui numa colaboração do Conselho para tirar da clandestinidade empresas que já atuam no mercado, notadamente na venda de porta em porta nas periferias das cidades. O setor de saneantes é um dos que mais convive com os produtos piratas, feitos pelas chamadas empresas de fundo de quintal. Segundo a Associação Brasileira de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla), em 2009, 55% da água sanitária comercializada em São Paulo tinha origem desconhecida. Uma outra pesquisa, de 2001, apurou os seguintes índices de clandestinidade: desinfetantes, 30%; amaciantes, 15,2%; e água sanitária, 42%. Segundo a Abipla, o aumento da participação da água sanitária pirata no mercado observada no período de oito anos possivelmente também se repetiu com os desinfetantes e amaciantes. A entidade deverá realizar uma nova pesquisa em 2013 para verificar a real situação do mercado.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região